Todo mundo usa o whatsapp, mas quem sabe usá-lo para abordar clientes e vender? Confira as dicas.
Sim, todas as pessoas que têm um celular e conexão à internet, têm o WhatsApp instalado. Já são mais de 2 bilhões de usuários do aplicativo de mensagens no mundo todo, no Brasil ele está instalado em 99% dos celulares, sendo que 93% utiliza-o todos os dias.
Ou seja, mesmo antes da criação da versão business, os empreendedores já eram adeptos da rede de forma comercial; segundo uma pesquisa de 2018, cerca de 80% dos pequenos já utilizavam o WhatsApp para se conectar aos clientes.
Em 2018, o WhatsApp Business foi lançado de forma gratuita para diversos países, incluindo o Brasil; a versão corporativa foi disponibilizada para Android e, posteriormente, para iOS.
O que é whatsapp marketing?
O whatsapp marketing é quase o mesmo aplicativo que 99% dos celulares brasileiros possuem, a diferença é que com a versão business foi possível criar estratégias que facilitam como abordar um cliente por mensagem e até mesmo como vender pelo WhatsApp.
Mas afinal, o que é possível fazer com o Whatsapp Marketing? Para entender melhor, vamos a algumas funcionalidades da versão business.
Perfil profissional
Com o whatsapp marketing é possível criar uma espécie de perfil profissional, no qual você adiciona informações do seu negócio.
Enquanto no seu perfil pessoal você coloca sua foto e um status, no whatsapp business você cria um tipo de cartão de visita com endereço, site, e-mail, horário de funcionamento e segmento, facilitando o contato com o seu seu cliente em potencial e tirando dúvidas rápidas como os horários disponíveis. O uso do catálogo é uma boa opção também, já que o cliente tem mais fácil acesso aos produtos e ao pagamento, facilitando tanto para ele quanto para a própria empresa.
Tags
Essa é uma facilidade que é valiosa para quem gosta de ter todos os seus contatos sob controle e manter a organização. No whatsapp marketing é possível taguear as suas conversas, por exemplo: novo cliente, reativado, pagamento aprovado, etc. Assim, é possível categorizar todos os contatos que estão ali e saber qual o momento que aquele cliente está e qual estratégia você precisa adotar naquela conversa. Demais, né?
Métricas
Nós amamos dados, certo? No caso do whatsapp marketing, você consegue contabilizar quantos contatos fez ao longo do dia, quantas mensagens foram entregues, respondidas, visualizadas ou não.
Pode parecer uma métrica simples, mas observando esses padrões você conseguirá extrair dados do comportamento dos seus clientes em potencial.
Comodidade
Não tem como negar que o WhatsApp foi uma invenção ótima, né? Você não precisa ficar apreensivo se o e-mail chegou, se a caixa de entrada está lotada ou se a ligação está cortando.
O aplicativo de mensagens é simples, intuitivo e amado pelos brasileiros, ou seja, mais um benefício de utilizá-lo em sua estratégia de como usar o whatsapp para vender. O público já está familiarizado com ele, então a jornada é muito mais leve e intuitiva.
Rapidez
Outro benefício que parece simples, mas é valioso. O WhatsApp Marketing é rápido e dinâmico, a entregabilidade das mensagens é garantida – e você consegue confirmar a entrega, inclusive – e a sua mensagem não vai se perder como acontece no e-mail ou nas redes sociais, por exemplo.
Lembra que 93% das pessoas utilizam o aplicativo todo dia? Em algum momento aquele cliente abrirá o aplicativo e verá sua mensagem, por mais que não seja respondida naquele momento, ela será entregue e vista, aumentando suas chances de fechar um negócio.
Como fazer whatsapp marketing?
Não dá para negar os benefícios do whatsapp marketing, mas é importante saber como utilizá-lo para abordar clientes por mensagem e vender pelo aplicativo da melhor forma possível.
Veja nossas dicas estratégicas:
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Primeiro, pense em uma estratégia omnichannel
Sim, o WhatsApp marketing é um ótimo recurso, mas não pode ser o único meio de comunicação. A ideia é que o aplicativo de mensagens funcione dentro de uma estratégia multicanal, na qual você trabalha, por exemplo: e-mail marketing, redes sociais, blog e um botão direto para o WhatsApp em seu site.
Claro que as redes e canais de comunicação serão definidas de acordo com o seu público, mas é importante entender que o whatsapp marketing funcionará como um plus, um canal direto para os clientes tirarem dúvidas e agilizarem o atendimento ao longo da jornada de compra.
Leve em consideração que o whatsapp marketing funcionará do meio para o fundo do funil, é preciso que o cliente passe por todo o conteúdo de topo de funil, antes de chegar a essa etapa.
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Whatsapp marketing para melhor experiência do usuário
Segundo uma pesquisa da Mensageria no Brasil publicada no início do ano, pelo menos 76% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas; 77% usaram para tirar dúvidas e pedir informações e 65% para receber suporte técnico.
Ou seja, o whatsapp marketing é utilizado como um canal de comunicação entre cliente e empresa, nele você consegue personalizar o atendimento, ser mais ágil, atualizar o cliente em tempo real e contribuir para que a experiência dele com a sua empresa seja satisfatória.
Quando falamos em experiência do usuário, também falamos sobre o pós venda. Isso porque, muitas vezes, ele é conhecido negativamente, como algo demorado no qual o cliente “fala com um robô” e não obtém soluções, afetando diretamente o interesse dele em retornar à sua loja e realizar compras futuras.
Por isso, adotar uma estratégia com o whatsapp marketing pode melhorar a experiência do seu usuário no pós venda, já que investir nesta etapa significa construir uma boa relação com o cliente, na qual ele irá se sentir mais à vontade para dar feedbacks e se tornar ainda mais leal à sua marca, além de que, este canal de comunicação é ideal para criar a sensação de proximidade e com respostas mais rápidas
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Usar para promoções
Ainda segundo a pesquisa Mensageria no Brasil, 61% dos entrevistados utilizam o WhatsApp para receber promoções e 54% para comprar produtos e serviços.
Como um canal de comunicação integrado às demais estratégias do seu negócio, o aplicativo também pode ser utilizado para divulgar suas ofertas e condições, mas fique atento à frequência e quantidade de promoções.
No WhatsApp é ainda mais fácil ser marcado como spam do que no e-mail marketing, então observe o seu público, entenda quais as necessidades dele e como essa régua de comunicação pode funcionar no whatsapp marketing para não sobrecarregar uma audiência que está apenas a uma mensagem de distância da sua marca.
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Estratégia de comunicação
Régua de comunicação no WhatsApp? Sim, foi isso que você leu no tópico acima. Se o whatsapp marketing será um canal de comunicação integrado ao seu plano de ação, também é preciso desenhar uma estratégia para ele.
Como funcionará? Desenhe o que será comunicado por esse: enviar promoções para os clientes que já compraram, mensagens de apresentação para clientes novos ou seu whatsapp marketing funcionará apenas como SAC?
Essas informações precisam constar em seu planejamento de comunicação para integrar definitivamente o whatsapp marketing a sua estratégia de comunicação.
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Pós venda pelo whatsapp marketing
Nós falamos ali em cima sobre utilizar o whatsapp marketing no pós venda, certo? Mas por quê?
Quando uma pessoa precisa de um atendimento após a compra do produto, ela já tem uma ideia pronta sobre como o atendimento é, e muitas vezes pode não ser positiva.
Ainda é muito comum as empresas investirem em conversões e, após a compra, o cliente ter com pouco suporte, mas é preciso mudar essa percepção e o whatsapp marketing pode ajudar nesse processo.
Ao oferecer o pós venda através do aplicativo, o cliente ficará mais calmo, afinal, aquele é um contato direto no qual ele não precisará ouvir música, ser transferido e ficar aguardando na linha.
O whatsapp é conhecido pela agilidade, você manda uma mensagem e é respondido em poucos minutos e é isso que o cliente espera, por isso, a importância de incluir o aplicativo de mensagens verdadeiramente em seu planejamento, incluindo, inclusive, uma equipe dedicada para cuidar dos atendimentos que chegam através do whatsapp marketing.
Ao perceber que a sua empresa atuará no pós venda através do aplicativo, muito provavelmente, o seu cliente ficará mais satisfeito e aliviado – faça o teste!
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Mensagens personalizadas
Quando falamos de atingir 256 pessoas de uma só vez com uma mensagem parece interessante, né? Isso é possível através das listas de transmissão do whatsapp marketing – um recurso muito utilizado já que permite enviar mensagens para diversos usuários com apenas alguns cliques.
Entretanto, é preciso tomar cuidado com o excesso do uso e, principalmente, com a falta de personalização desse contato.
Claro que atingir mais de 250 pessoas com uma única mensagem é um facilitador, mas seria mais interessante atingir 100 com mensagens personalizadas e mais assertivas.
Uma opção, por exemplo, é o BTG, uma solução All iN, na qual são captados dados sobre o comportamento do usuário no seu site. Com isso, você pode armazenar esses dados e usá-los como base para personalizar ainda mais suas mensagens e sua estratégia de comunicação, além de poder criar um sistema com essa informações e fornecê-lo à equipe responsável pelo Whatsapp marketing.
Será que uma mensagem nominal ou com algum produto que ele está procurando não é mais efetivo do que enviar mensagens em massa? Pense e conte-nos sua opinião!
Lembrando que ambas as estratégias são válidas, mas é preciso entender quem é o seu público e quais são os hábitos dele no whatsapp marketing para avaliar qual a forma mais eficaz de contatá-lo.
Conta pra gente, você pensou que era possível fazer tanta coisa com o whatsapp business? Desde abordar um cliente por mensagem, até vender pelo whatsapp e realizar o pós venda através de um – simples – aplicativo que é utilizado por bilhões de pessoas.
O que achou das estratégias para implementar o whatsapp marketing em seu negócio? Compartilhe com a gente e conheça nosso blog para mais dicas como essa!