Mulher loira usando o celular para descobrir o que é opt-in.

Escrito por 11:30 E-mail Marketing, Estratégias

Opt-in: o que é e como funciona? Tire todas as suas dúvidas

Ninguém gosta de receber e-mails aleatórios de marcas oferecendo os mais diversos produtos ou descontos. Você possivelmente não deu autorização para receber esse e-mails e os envia para o spam, não é mesmo? Muito diferente de quando recebemos aquela newsletter sobre um produto que estamos namorando há semanas ou meses. Pois é, o seu cliente também pensa assim. 

Muitas empresas, hoje em dia, se preocupam em seguir à risca as boas práticas de E-mail Marketing e uma delas é justamente não mandar newsletters para a caixa de entrada sem a autorização do consumidor. É aqui que o opt-in entra para ajudar! 

Diferente do outbound marketing, onde você anuncia para o mercado como um todo e espera que alguém – seja ele quem for – se interesse pela sua comunicação, o Inbound Marketing indica que é importante o cliente vir até você, e não ao contrário.

Mulher morena comprando um vestido laranja pelo celular após receber notificação planejada pelo o que é opt-in.

Para o opt-in, o que é prioridade, é encontrar o seu lead com produtos, ofertas e nos momentos adequados para ele.

Fazer conteúdo relevante, ter ofertas interessantes e segmentar suas ações para o público certo é o que aumentará a sua captação de novos leads. A comunicação pensada de maneira eficaz, direcionada e ética é o que aumentará suas chances de conversão e potencializará a fidelização dos seus clientes. 

Algumas empresas, no entanto, acreditam que se enviarem e-mails para qualquer pessoa, seja ela interessada ou não em seu produto, poderá melhorar as conversões e vendas. Pelo contrário, ações como essa geram uma péssima reputação para a empresa. O opt-in marketing ajuda a sua marca a desenvolver uma boa prática para diversos canais, por exemplo, E-mail Marketing e Notificação Push. 

Você ainda não sabe o que é opt-in? Sem pânico, estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas. Vem com a gente!

O que é opt-in na prática?

Entender o que é opt-in é essencial para guiar as boas práticas de E-mail Marketing da sua empresa.

Já pensou em solicitar a autorização do seu possível comprador para enviar e-mails e ofertas variadas? É assim que funciona o opt-in. Por definição, essa é uma abordagem em que o visitante aceita e se cadastra para receber as suas mensagens, conteúdos educativos ou ofertas.

Essa boa prática, além de ser zero invasiva, é muito mais eficaz e aumenta consideravelmente suas chances de conversão e bom relacionamento com o lead, isso porque ele aceitou receber os seus e-mails, ou seja, tem interesse em sua empresa e produtos e/ou serviços.

Então, assim como o inbound marketing pontua, o lead vem até você e a sua empresa, de forma habilidosa e direcionada. Nesse momento, é a hora de você convocar todas as informações que possui sobre a jornada do consumidor, assim você acertará em cheio os interesses dele, apresentando o produto que ele procura, com o desconto que ele deseja e na ocasião mais adequada.

O opt-in ajuda a sua empresa a criar uma lista de contatos. Reduzindo drasticamente a possibilidade do seu e-mail cair no spam ou de ter o seu endereço bloqueado pelo comprador, o que melhora a taxa de abertura e o acompanhamento da jornada do cliente. Além disso, cria uma base de cadastros sólida e completa e, ainda, consegue segmentar suas ofertas exatamente para o que seu público espera.

Assinar a newsletter, se inscrever em um formulário na sua landing page ou apenas assinalar para receber as novidades da sua empresa pode parecer simples, mas é o futuro da sua comunicação, fidelização e sucesso de vendas.

Assim, quando o cliente vem até você e escolhe receber sua comunicação, ele tem empatia por sua empresa e é a chance perfeita para você nutrir um bom relacionamento e consolidar uma boa imagem do seu negócio.

Muito além de apenas vender, trata-se de conquistar e solidificar a relação com o seu lead, fazendo com que se torne um futuro “embaixador” ou “advogado da marca”, ou seja, alguém que gosta e defende a sua empresa empaticamente. 

Vale destacar que o fato do usuário preencher um cadastro para realizar uma compra, não quer dizer que ele queira receber as suas comunicações futuras. É importante ter nesse processo algum cadastro ou checkpoint de consentimento do lead, que valide o interesse dele em receber e-mails promocionais.

Passo a passo: como fazer opt-in?

Agora que você já compreende o que é opt-in, é o momento de entender como acontece na prática. Para isso, fizemos um passo a passo:

1- O cliente se cadastra em qualquer formulário da sua empresa;

2- Confirmação do cadastro, você envia um e-mail deixando claro que o cliente aceitou receber os e-mails da empresa.

O que é double opt-in?

Rapaz apontando para um cartaz de cadastre-se com um sininho, representado o que o opt-in pode fazer.

O que o opt-in faz, outras estratégias não fazem! Fique de olho e não perca essa oportunidade.

O que é opt-in você já sabe, agora fica mais fácil entender o double opt-in, isto é, a dupla confirmação.

Essa variação do opt-in acontece quando o usuário escolhe receber a sua comunicação e, nesse momento, recebe um novo e-mail para confirmar sua assinatura. Normalmente, o double opt-in acontece através de um link em que o usuário clica e é direcionado a uma outra página. Assim, ele confirma que é o proprietário do endereço e que aceitou se inscrever para receber seus e-mails.

O double opt-in é a forma mais segura e eficaz de garantir que seu lead  está disposto a receber suas ofertas e, possivelmente, fidelizar-se. Além disso, solicitando a confirmação após a assinatura, você pode garantir que aquele é um e-mail válido e que o seu lead está realmente disposto a receber sua comunicação, já que além de assinar, ele precisa também confirmar a assinatura.

Algumas vantagens do double opt-in são:

  • Desenvolvimento de uma  base de cadastros altamente qualificada;
  • Contato direto e personalizado com o seu cliente;
  • Diminui a taxa de cancelamento de inscrição, pois o lead optou por receber seus e-mails;
  • Melhora a taxa de cliques e conversão.

Essa é uma ótima opção para garantir que os seus e-mails marketing performem bem, aumentando consideravelmente a taxa de conversão e estreitando o relacionamento com seus clientes.

 Como fazer o double opt-in?

Esquema opt-in representado em um tablet, enquanto um homem trabalha em um computador.

Passo a passo do double opt-in marketing: para o seu e-mail ser assertivo.

Abaixo, listamos um passo a passo para te ajudar a entender melhor como funciona o double opt-in na prática:

1- Usuário solicita receber seus e-mails ou campanhas;

2-  Você envia um e-mail com um link de ativação de cadastro;

3-  Ao clicar no link, o usuário é redirecionado a seu site;

4- Somente após clicar no link é que ele passa a integrar suas listas de contatos.

Opt-out: e agora?

Ciclos sempre terminam e não seria diferente com a sua base de contatos, não é mesmo? Quando o cliente escolhe sair da sua lista de e-mails, é fundamental – sim, nós dissemos fundamental – que você dê essa opção para ele de forma simples e o menos burocrática possível. E isso não é só uma “boa prática”. É lei

Ele pode tomar essa decisão por não se interessar mais pelos seus serviços, por já ter realizado a compra, por apenas não querer mais receber seus e-mails ou por quaisquer outros motivos, e é importante que você entenda quais são eles para continuar aprimorando seus produtos, serviços e comunicação.

infográfico das perguntas a serem feitas ao lead no opt-out da estratégia opt-in.

Por que já está indo embora, lead? Com o opt-in marketing você pode saber o porquê e otimizar a sua comunicação.

Uma boa ideia é elaborar um rápido questionário para o lead: por qual razão está cancelando o cadastro conosco ou o que podemos fazer para melhorar nesse aspecto? Dê opções para um checklist e abra uma caixa de diálogo. 

Vale ressaltar que, independentemente do preenchimento ou não desse formulário, o cliente deve ser removido da base no momento que ele solicita o opt-out. Afinal, ninguém gosta de ser assombrado pelo ex. Então, evite ser aquela marca que causa repulsa ou é encaminhada para caixa de spam. Afinal, isso pode trazer uma má reputação para sua empresa e dificultar o desenvolvimento de outras oportunidades com esse lead. 

Também é importante entender que, às vezes, o lead não quer, necessariamente, descontinuar o contato com a sua empresa, apenas prefere não receber mais e-mails e acompanhará sua empresa de outras formas, por exemplo, pelas redes sociais. 

Por isso, é importante reforçar e alinhar o marketing digital em todos os seus canais, ou seja, escolher a estratégia omnichannel adequada para a experiência do seu usuário. Nessa mesma linha é fundamental entender que: o que funciona para um lead, pode não funcionar para outros. 

Como realizar o opt-out?

Mulher negra fazendo sinal de "olá" em frente a uma placa, também com os dizerem "Olá" com uma carinha feliz, demonstrando o que é opt-in.

Opt-in ou opt-out: o seu lead é sempre bem-vindo!

Existem várias formas para possibilitar um cancelamento de cadastro. Aqui vamos te dar duas opções: 

  1. Indicar  a opção de opt-out de forma sútil, apenas com um “cancelar cadastro” no rodapé de seus e-mails ou enviar e-mails específicos perguntando ao usuário se ele ainda deseja receber as suas campanhas. 
  2. Possibilitar que o lead opte por se descadastrar de uma lista específica de e-mails, da news semanal, por exemplo, mas que possa continuar recebendo outras correspondências, como as news mensais. assim a experiência dele será sob medida.  
  3. Mesmo que o lead opte por cancelar os e-mails da sua marca, deixe claro que ele será sempre bem-vindo!

Lembre-se: para o opt-out, o que é essencial é o desenvolvimento de uma lista de contatos de leads. Use isso a favor da sua marca, aproveite métricas como: taxa de abertura, engajamento e conversão, incorpore esses dados em seus resultados e relatórios, e não perca a oportunidade de nutrir um bom relacionamento com o seu lead.

Agora que você já é expert em opt-in marketing, que tal começar a fazer alguns testes na sua empresa?

Comece a incorporar a tática em seus meios de comunicação e veja como é a reação dos seus visitantes; as adesões começarão gradualmente e, assim, você conseguirá entender o perfil, interesses e necessidades dos seus possíveis leads. Lembre-se: nenhum resultado virá imediatamente, o trabalho é gradativo, bem como os resultados.

Se precisar de ajuda, conte com a All iN e com as nossas soluções! Acompanhe ainda o nosso Webinar – Trilogia Jornada de Compra e saiba todos os segredos para cadastrar mais leads.

Leia também sobre como se prevenir dos spamtraps! Além disso, confira nosso guia de e-mail marketing!

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Tags:, , Última modificação: 28 de julho de 2021
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