Mãe e filha negras, usando turbante se abraçando em campanha de Dia das Mães

Escrito por 09:00 Planejamento

Campanha de Dia das Mães: ideias criativas para vender mais!

As datas sazonais são um sucesso no Brasil: os varejistas esperam ansiosamente pelas datas comemorativas para alavancar as vendas e os compradores também anseiam por preços baixos e condições especiais naqueles produtos que já estão de olho há algum tempo.

O dia das mães é uma dessas grandes datas. Originário dos Estados Unidos, o dia das mães chegou ao Brasil em 1932, mas só foi de fato consolidado entre 1964 e 1985, tornando o segundo domingo de maio uma data especial para os brasileiros.

O que mudou nas campanhas de dia das mães com o isolamento social 

Em 2021, pelo segundo ano, o dia das mães foi comemorado em isolamento social por conta da pandemia, mas você sabe qual foi o efeito dessas condições nas vendas e no faturamento do e-commerce? 

Confira alguns insights:

  • Em 2019, o faturamento do e-commerce no dia das mães foi de R$ 2,78 bilhões. Em 2020, já diante da pandemia, as vendas do comércio online cresceram 117%, chegando a R$ 6,02 bilhões. Em 2021, esse aumento em relação ao ano anterior foi de 14%, garantindo um faturamento de R$ 6,4 bilhões aos e-commerces.

  • Os consumidores que compraram em uma loja em 2020 e voltaram em 2021, representam 3% da recompra. Em 2019, a recompra representava 5%.
  • Quando falamos de ticket médio, também houve um aumento de 2021 em relação a 2020: o crescimento foi de 21%, chegando ao valor de R$ 476,90. Em 2019, ano sem pandemia, o ticket médio geral era de R$ 536,03.

Apesar de observarmos algumas quedas quando comparamos os dados mais recentes com os resultados de 2019, a métrica principal que é o faturamento total aumentou. Confira ideias para vender no dia das mães e acompanhar esse boom!

Ideias para vender no dia das mães

Mãe e filha lendo um livro na campanha de dia das mães.

Campanha de dia das mães afetivas como abraço de mãe.

Nós já sabemos quais são os produtos populares para o dia das mães: cestas de café da manhã personalizadas, produtos de beleza, perfumes, roupas e flores, por exemplo. Mas, mesmo que sua marca não atenda a estes segmentos, pense o quanto vocês conseguiriam inovar para a data se conhecessem mais a fundo o seu consumidor? 

O dia das mães é uma data que atinge muitas pessoas: esposas, sogras, avós, irmãs ou amigas especiais — todas podem ser presenteadas neste dia. Conhecendo o seu público, você tem a oportunidade de  adequar sua comunicação, campanhas, ofertas e produtos de forma personalizada.

Invista em marketing digital para campanha de dia das mães!

Você já sabe como se destacar com os seus produtos e serviços, mas como ser relevante no mundo online? Confira algumas dicas que podem te ajudar a tornar o dia das mães uma grande data para o seu negócio:

  • Promoções ou cupons planejados exclusivamente para a data: mães são únicas e nada mais justo do que ter algo exclusivo pensado para ela nesta data, concorda? Planeje-se para oferecer promoções ou condições especiais para alavancar suas vendas e agradar o seu público pela originalidade e sensibilidade.
  • Novos leads – com brindes e vantagens: quem está chegando agora ao seu comércio também precisa se sentir especial. Que tal estruturar ações com foco nos novos leads? Além de descontos, você pode pensar em pequenos mimos que farão a diferença na primeira experiência de compra do usuário com a sua loja.
  • Campanhas personalizadas e humanizadas: esse é um ponto fundamental de toda estratégia, mas no dia das mães, é primordial. A data é conhecida por ser emocionante, alegre e cheia de amor, mas lembre-se que nem todos sentem-se à vontade para comemorá-la e uma comunicação humanizada pode prever essa questão e evitar desconfortos. Converse com o seu público e crie uma campanha de dia das mães que emocione e, principalmente, que gere identificação. Acompanhe o vídeo da Social Miner e entenda a importância das campanhas humanizadas:

  • Customer Success: nós sempre falamos sobre a importância de conversar com seu cliente, né? Mas não custa reforçar: abrir esse diálogo, essa troca, aumenta o engajamento nas páginas do seu site, redes sociais ou blog. E estratégias de customer success podem te ajudar a entender qual a melhor forma de fazer esse contato mais próximo.
  • Engaje o seu público: convide-os a participarem da sua campanha de dia das mães: compartilhe histórias reais em seu blog, reposte fotos, promova um concurso, o compartilhamento de fotos e vídeos com a reação das mamães ganhando os presentes, etc. Inove e faça isso de uma maneira humanizada e empática.
  • Seja omnichannel: esteja onde o seu público está, da maneira que ele espera e com a a excelência do seu negócio. Principalmente com o isolamento social, é preciso pensar em novos modelos para atender os seus consumidores e -estratégias híbridas -podem ser uma boa opção. Sistema drive thru, delivery, possibilidade de trocar o produto comprado online na loja física. Todas essas opções vão fortalecer uma estratégia omnichannel.

As opções são muitas. Observe-as, analise quais fazem mais sentido para o seu negócio e estruture um planejamento detalhado para a sua campanha de dia das mães. Se quiser conferir mais dicas para alavancar suas vendas na data, é só clicar aqui.

5 ideias criativas da campanha de dia das mães!

Mãe e filha plantando uma árvore em campanha de dia das mães criativa.

Campanhas humanizadas e emocionantes se destacam entre as ideias para vender no dia das mães.

Nada melhor do que exemplos práticos para se inspirar, né? Confira alguns cases que fizeram a diferença nas últimas campanhas de dia das mães:

  • Hering: todos os ritmos das #MãesdoBrasil, #RitmodasMãesHering (2021);

A marca trouxe duas celebridades nacionais para estrelar a campanha: Fernanda Montenegro e Fernanda Torres para mostrar que cada mãe tem seu ritmo. Embalada pela canção “sorte”, a campanha contou com um casting amplo representando as mais variadas histórias e ritmos. Confira:

  • Amaro: Live shop com famosos e suas mães (2021); 

A primeira campanha de lifestyle da marca contou com Alessandra Negrini e sua mãe para representar as mães do Brasil. A ideia da campanha foi trazer à tona assuntos como a sobrecarga das mulheres e mães durante a pandemia. Alinhado a esse conceito, a marca trouxe a mensagem: “mais do que nunca, ela merece um presente tão especial quanto ela.” 

Além disso, a Amaro também promoveu uma live shopping com influenciadoras, que visava tirar dúvidas, apresentar os produtos e compartilhar ofertas exclusivas para a data.

  • Natura: Viva a beleza de todas as mães (2018);

A campanha de 2018 da Natura trazia a trajetória de mulheres contadas pelos próprios filhos. No dia das mães, os filhos presenteavam as mães com um livro com as suas próprias histórias. O objetivo era mostrar como essas mães são as verdadeiras heroínas da vida real. Assista:

  • Vivo: campanha “Ai Jesus”, #JogueJunto (2018);

Inspirada pela Copa do Mundo, a Vivo criou a campanha “JogueJunto” em 2018, mostrando a história do jogador Gabriel Jesus e como a sua mãe foi fundamental em todas as fases de sua vida e como ela contribuiu para que ele chegasse até a Seleção Brasileira. Relembre:

  • Cacau Show: bilhetinhos de mãe (2017).

Essa foi a primeira campanha da marca para o dia das mães e conseguiu conquistar o público pela emoção. Em um filme sem diálogos, a ação mostrava a rotina de uma mãe que escrevia bilhetes e presenteava o seu filho junto a um chocolate. Por fim, a campanha mostra a surpresa que o filho preparou para a mãe com todos os bilhetes recebidos: 

Dia das mães é todo dia!

Mãe penteando cabelo da filha em campanha de dia das mães.

A comunicação com o seu cliente pode ser uma fonte inspiradora de ideias para vender no dia das mães.

Claro que a sua campanha de dia das mães acontece apenas uma vez no ano, mas é importante reforçar o quanto a relação consistentes com o consumidor é essencial, independentemente do mês em que estamos. Não lembre do seu público apenas em datas sazonais. Estimule o diálogo sempre, conheça-os, saiba quais são suas dores e desejos e como você pode ajudá-los.

Com as mães, por exemplo, você pode levantar outros temas durante todo o ano, como desafios da maternidade nos dias comuns e também em tempos de pandemia e como a rede de apoio é fundamental. Crie um espaço seguro para conversar com o seu público e mantenha esse canal aberto. Essa é uma das melhores formas para humanizar sua marca. 

Seu planejamento não pode esperar!

Lembre-se do seu público e da sua jornada de compra: o que ele espera da sua marca? Consulte seus dados do último dia das mães, descubra quais foram os resultados das suas campanhas. Planeje com calma e antecedência, para evitar imprevistos durante o percurso.

Se o seu negócio ainda não criou nenhuma campanha para esse evento, que tal começar por nossas dicas? Coloque em prática essas ideias criativas para vender no dia das mães. Depois, compartilhe a sua experiência com a gente. 

E caso precise de ajuda estratégica e analítica, você pode sempre pode contar com a gente!

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Tags:, Última modificação: 1 de dezembro de 2022
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