Campanha de Dia das Mães 2020: 5 dicas para faturar no varejo! - All iN

Campanha de Dia das Mães 2020: 5 dicas para faturar no varejo!

Mãe e filha sendo impactadas pelo dia das mães

Uma das maiores datas para o comércio está chegando, você já sabe o que fazer para alavancar suas vendas? Confira dicas de varejo para a sua campanha de dia das mães!

O Dia das Mães está chegando e é hora de se preparar para alavancar suas vendas. Considerada uma das grandes datas do setor varejista, o dia promete dar um up no comércio, tanto online, quanto offline, mesmo em tempos de crise.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Escola de E-commerce, o termo referente a data alcançou o número de 10 milhões de buscas no Google, em 2018, e promete movimentar o mercado, isso porque são mais de 67 milhões de mães no país, ou seja, é uma data que atinge milhares de pessoas.

Como reflexo desse aumento de buscas, em 2019, os e-commerces faturaram R$ 2,2 bilhões no Dia das Mães, o que representa um aumento de 5%, em relação ao ano anterior, segundo pesquisa divulgada pelo G1.

Não dá para negar a dimensão do dia das mães para o comércio on e off, mas você já sabe como preparar o seu negócio para a celebração?

As 5 melhores dicas para vender mais em sua campanha de dia das mães

A data está entre as três maiores do varejo (junto com o Natal e a Black Friday), então é preciso se dedicar e criar uma grande ação para impactar novos usuários, conquistar leads e vender mais. E aí, você já está com a sua campanha de dia das mães estruturada? Confira algumas dicas de varejo para alavancar suas vendas.

1. Elabore uma campanha personalizada

Apesar da data atingir muitas pessoas, ainda assim, é preciso personalizá-la e tomar cuidado com a segmentação. Para estruturar a campanha de dia das mães, é preciso de um olhar sensível, a data está diretamente ligada a gratidão, amor e carinho, então é preciso contar histórias que emocionem. Invista na personalização e faça a diferença, mostre a importância de ter cada cliente com você.

Segmentação

Uma família no dia das mães sendo impactada por campanhas de marketing em um computador.

Conhecer o seu público é essencial para uma campanha de dia das mães bem sucedida.

Sim, como nós dissemos, é uma data grandiosa, mas na hora de segmentar sua campanha de dia das mães ainda é preciso ser minucioso com o público e pensar em questões, como: 

  • Qual comunicação vai para o filho? 
  • Qual vai para a mãe? 
  • Você trabalhará com algum outro público, como maridos, pais e familiares? 

Dessa forma, pensar nas buyers personas é fundamental, já que são elas que irão tomar a decisão de compra e que poderão ser fidelizadas. Assim, mesmo que o presente seja para as mães, é necessário convencer para além dessa figura, mas seus maridos, filhos e amigos, para isso, é necessário usar a linguagem que atinja também esse público.

Além disso, algumas pessoas não contam mais com a presença da mãe ou não tem contato por quaisquer motivo que seja, então é preciso tomar cuidado para não enviar um e-mail dizendo para abraçá-la, por exemplo, o que pode ser extremamente desagradável e acabar com a sua venda, antes mesmo de começar.

Situações como a citada acima, podem afetar até a empatia que essa pessoa tem pela sua empresa, que poderia ser uma opção para ela em outra data. Por isso, é fundamental que você conheça a fundo seu público e capriche na segmentação, cuidado para não correr riscos desnecessários.

2. Invista no digital

Você já sabe que o digital é o futuro (e o presente) das marcas e, principalmente, do varejo, conforme indicam os números do faturamento no dia das mães de 2019, então é hora de se equipar com todos os aparatos disponíveis para entregar uma experiência digital completa ao seu cliente. 

Quais estratégias de comunicação você usa? Em quais canais está presente? O seu cliente tem uma jornada omnichannel com a sua empresa? E-mail marketing, SMS, push, o seu marketing e a sua comunicação estão integrados? É fundamental que você saiba responder essas perguntas e mais: os lugares que a sua empresa está, são os mesmos que os seus clientes estão? 

Por exemplo, você pode estar no Facebook e no LinkedIN, mas se o seu cliente está no Instagram, é preciso repensar a sua estratégia multicanal e entender onde o seu público está e como você deve falar com ele, de acordo com o canal que ele escolheu. 

Google Meu Negócio

Um importante aliado nessa experiência digital, é o Google Meu Negócio, a ferramenta gratuita permite que você converse com o seu público de uma forma mais simples (e econômica), atualizando as informações do seu negócio, publicando ofertas e promoções e analisando todo o tráfego que chega até o seu site. 

Através dele, você consegue se conectar com os clientes pela busca do Google ou até pelo Google Maps, ou seja, é uma ótima opção para aperfeiçoar a sua estratégia digital e contribuir com a jornada omnichannel do seu cliente.

3. É o momento para os anúncios

Mãe e filha sendo impactadas pela campanha de dia das mães.

Para que a sua campanha de dia das mães obtenha ótimos resultados é fundamental investir estrategicamente no digital.

O Facebook e o Google Ads já estão configurados para a sua campanha de dia das mães? Entenda seus objetivos, os meios que atuará e planeje seus anúncios minuciosamente, lembrando sempre que será preciso:

Caprichar nas palavras-chave 

Fazer uma pesquisa profunda sobre o que o seu público procura e como ele procura por determinados produtos é fundamental. O maior diferencial para uma campanha de sucesso é que você consiga ter uma boa visibilidade do comportamento do consumidor e as palavras-chave são um ótimo exemplo disso.

Dica: não use palavras-chave duplicadas, pois isso pode fazer com que seus anúncios concorram entre si. 

Impulsione com os benefícios de seus produtos

Primeiramente, uma campanha efetiva precisa ser objetiva. Aproveite o momento para vender produtos de forma estratégica. Selecione aqueles que realmente fazem sentido para a época e aproveite para destacar as melhores características do produto. Tenha em mente que será preciso mostrar aquilo que é único e especial, mas sempre com transparência.

Observe os concorrentes

Mesmo com diferenciais únicos, é possível que ainda assim a sua campanha não esteja entregando exatamente o que os clientes precisam. E nesse caso, o problema pode ser justamente o que a concorrência está oferecendo.

Por isso, é importante que você analise;

  • Quem são seus concorrentes nos motores de busca;
  • O que esses concorrentes estão anunciando, como e em que momento;
  • Onde mais eles estão se posicionando sobre essa campanha;
  • Como são os anúncios do concorrente.

A partir disso, com um olhar analítico, é possível tirar vários insights de como se posicionar com os seus anúncios. 

Monitore o desempenho

Esse é um direcionamento crucial para a campanha. O acompanhamento constante é o que pode fazer a diferença em seus anúncios. 

Lembre-se que estamos falando de um único dia, então é fundamental que o seu pré e pós data sazonal, neste caso a campanha de dia das mães, sejam cuidadosamente estruturados. Observe, analise, faça alterações, se necessário, e deixe tudo na mais perfeita sintonia para o dia em si.

4. Atendimento especial nos diferentes canais

O atendimento impecável ao cliente é indispensável em qualquer estratégia, principalmente, quando falamos de datas sazonais. Isso porque a sua campanha de dia das mães acontece apenas uma vez por ano, ou seja, é a sua oportunidade de captar aquele lead. 

Levando em consideração que você oferecerá uma experiência omnichannel, não esqueça que o seu atendimento deve atender o cliente onde ele estiver, de forma impecável, proativa e empática. 

Segundo essa pesquisa, divulgada em 2019: “72% dos entrevistados esperam que os atendentes conheçam seu histórico de compras e contatos anteriores”, ou seja, é fundamental que o seu time de atendimento saiba o que está acontecendo com os clientes, independente do canal onde ele entra em contato. 

Estude seu cliente, entenda onde ele está, automatize a sua comunicação e atenda-o, onde ele estiver.

5. Aposte na emoção: UX impactando a campanha de dia das mães

Mãe e filha sentadas em um sofá observando produtos em um tablet.

Certifique-se que a experiência do usuário será boa do início ao fim em sua campanha de dia das mães.

A experiência do usuário é um dos fatores que determinarão se ele voltará a comprar com a sua marca. Além de preço, qualidade, prazo e outras variáveis, a experiência de compra que ele terá desde a navegação em seu site até o recebimento do produto, pode influenciar diretamente em sua avaliação.

Como está a usabilidade da sua página? Seu site é capaz de aguentar diversos acessos simultâneos? Seus preços e prazos estão claros? É fácil realizar uma compra na sua loja? Como é feita a entrega e mais: como o produto é entregue? Todas essas (e outras) informações devem ser levadas em conta para garantir uma boa experiência ao usuário, durante a jornada com a sua marca. 

Fique atento a todas essas variáveis e garanta que a experiência do cliente com a sua empresa seja incrível, lembre-se que essa campanha de dia das mães pode ser decisiva para que aquele usuário vire – ou não – cliente da sua marca.

O seu cliente deve estar no centro da estratégia do começo ao fim. É preciso que você faça coisas pensando em como ele reagirá a determinada ação. 

Vamos supor que você pretende colocar um vídeo sobre a fabricação de determinado produto, antes de adicioná-lo em seu site, considere os seguintes pontos: 

  • Esse é o conteúdo que o seu cliente quer ver?
     
  • Qual a relação desse vídeo, neste momento em seu site?
     
  • Essa é a melhor estratégia para sua campanha de dia das mães?
     
  • Como esse vídeo impactará seu cliente e contribuirá para suas vendas? 

O conteúdo pode ser agradável, os clientes podem até se interessar pelo vídeo em outro momento, mas é preciso que considere que essa é uma data anual e que você deve aproveitá-la em todas as frentes.

Invista em uma experiência funcional, objetiva, prática e trabalhe com um bom storytelling. O dia das mães é uma data emocional, então aproveite para contar boas histórias, se aproximar do seu público, engajá-lo e emocioná-lo!

Curtiu as nossas dicas de varejo para te ajudar a estruturar sua campanha de dia das mães? Lembre-se que essa é uma das maiores datas sazonais do ano, então é preciso que você invista todo tempo e recursos necessários para conquistar novos clientes e leads, além de não esquecer quem já está em sua base. 

Trabalhe com ofertas especiais em sua campanha de dia das mães para quem também já é seu cliente, lembre-se: manter um cliente pode ser até 5x mais barato do que conquistar um novo, então não esqueça da sua base durante as campanhas sazonais.

Se você quiser estudar mais sobre as tendências do ano anterior e entender melhor como funcionaram as campanhas de dia das mães em 2019, a Social Miner disponibilizou esse relatório com maiores informações, que pode te ajudar a compreender melhor a data e a sua grande relevância no e-commerce. 

Além de contribuir com as suas ideias, inspirações e referências. Estude outras grandes datas para o varejo, faça comparações com anos anteriores, entenda a situação atual do país e boas vendas!

E, se precisar de ajuda com soluções digitais, fique à vontade para nos contatar, estamos sempre disponíveis para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *