Escrito por 16:14 Comportamento, Estratégias, Marketing Digital, Planejamento

Campanha de Dia das Mães: 5 dicas para faturar no varejo!

Uma das maiores datas para o comércio está chegando, você já sabe o que fazer para alavancar suas vendas? Confira nossas dicas  de como impulsionar sua campanha de dia das mães dicas de varejo para a sua campanha de dia das mães!

O Dia das Mães está chegando e é hora de se preparar para alavancar suas vendas, em uma das grandes datas do setor varejista. O dia promete dar um up no comércio, tanto online, quanto offline, mesmo em tempos de distanciamento social.

Ainda não sabe a força das campanhas de dias das mães e da data? Então, siga a leitura e entenda a importância da data no varejo e depois leia nossas dicas para melhorar suas campanhas. 

Dia das Mães e os resultados de 2020

De acordo com uma pesquisa da Social Miner em conjunto com empresas parceiras, apenas no ano de 2020, o faturamento na data teve um aumento de 117%, em relação a 2019, além disso, 67,9% dos entrevistados na pesquisa de intenção de compra realmente realizaram a compra no dia das mães. A categoria de Telefonia foi a que teve o maior faturamento, atingindo a casa dos R$ 955,8 milhões, um ticket médio bem maior do que o ano anterior (2019).

Para além dos números de faturamento, é preciso ficar de olho nas visitas no seu site e entender o que de fato interessa ao seu consumidor e como seu e-commerce pode ajudá-lo. No ano de 2019, o pico de visitas ficou entre os dias 4 e 6 de maio, já em 2020 o pico foi tardio e sutil, ocorrendo apenas no dia 8, dois dias antes da data; o interessante é que houve uma maior distribuição de visitas registradas, mostrando que o público foi mais cauteloso,estendendo suas pesquisas por mais tempo, o mesmo comportamento pode ocorrer em 2021.

Vendas online também são sinônimo de um site responsivo e eficiente tanto para mobile quanto para computador. Isso porque é evidente a mudança de comportamento do consumidor e pesquisas recentes mostram que está cada vez mais comum usar o tempo entre uma reunião e outra para dar uma olhada em promoções, o resultado disso? Com 61,2% das visitas, o desktop mostrou sua força na hora de se fazer as visitas nos sites; contra 38,8% do mobile.

Não é mais novidade que diversificar os canais de comunicação, integrando on e off, impacta na experiência do consumidor e traz mais valor à sua marca. Na Social Miner o Opt-in para Notificações Push foi o líder no número de cadastros no dia das mães de 2020, representando 65,4% do total de cadastros.

Não dá para negar a dimensão do dia das mães para o comércio on e off, mas você já sabe como preparar o seu negócio para a celebração?

As 5 melhores dicas para vender mais em sua campanha de dia das mães

A data está entre as três maiores do varejo, ao lado do Natal e a Black Friday, então é preciso se dedicar e criar uma grande ação para impactar novos usuários, conquistar leads e vender mais. E com os dados que a gente trouxe já deu para ver o quanto essa data tem grande potencial para vendas, certo? 

Mas se você ainda não se convenceu de que estruturar uma campanha de dia das mães vale a pena, vamos a mais alguns números do desempenho da data em 2020:

O frete: 

Quando falamos em vendas de e-commerce, tocar na questão é importantíssima, isso porque a pesquisa sobre intenção de compra para o Dia das Mães, da Social Miner, mostrou que ter uma boa taxa de frete é um grande ponto para convencer o consumidor a comprar. 

Por isso, em 2020 vimos uma queda de 16% no valor do frete, indo de uma média de R$ 21,92 para R$ 18,42

 

Vendas em categorias x dispositivos:

Olhando para as campanhas de Dia das Mães, temos as categorias de Moda e Acessórios, Beleza e Bebidas apresentando bons resultados e boa afinidade com consumidores que apostaram na compra pelo celular.

 

Já para quem preferiu os computadores, a categoria de Beleza também foi a queridinha, representando 20,63% das vendas, e, logo em seguida, os Eletrônicos e Informática apareceram, com 20,40%.

 

Olhando para os dois dispositivos, vimos que a categoria de Livraria teve uma baixa nas vendas, ficando apenas na frente de Viagem e lazer, justificada pelo cenário atual de distanciamento social.

Mas e o ticket médio?

Esta é uma métrica bem relevante para quem está pensando em investir em campanhas de Dia das Mães, e veja quais foram a categorias que mais faturaram no ano de 2020:

  • Telefonia: R$1.200,70 – parece que as mamães tiveram um upgrade no celulares, não? Entendemos que o isolamento social contribuiu para esta alta nas vendas, isso porque a gente quer sempre manter por perto as pessoas que amamos;
  • Eletrodomésticos: R$941,49 – a segunda categoria com mais faturamento;
  • Informática e Câmeras: R$715,94 – sendo a terceira categoria com maior faturamento, e também parece ter relação com o novo cenário de isolamento.

E aí, se convenceu da importância da data?  

Então, vamos ver algumas dicas de como você pode estruturar a sua campanha de dia das mães estruturada, e ainda alavancar suas vendas!

 

1. Elabore uma campanha personalizada

Apesar da data atingir muitas pessoas, ainda assim, é preciso personalizá-la e tomar cuidado com a segmentação, porque ninguém gosta de receber um e-mail com um produto que não tem nada a ver com você, não é mesmo? 

Para estruturar a campanha de dia das mães, é preciso de um olhar sensível, a data está diretamente ligada à gratidão, amor e carinho, então é preciso contar histórias que emocionem. Invista na personalização e no storytelling, eles podem te ajudar a mostrar a importância de cada cliente para sua marca, melhorando a conexão dele com você.

  • Segmentação

Homem, mulher e menina criança aproveitando as vantagens da campanha dia das mães.

Conhecer o seu público é essencial para uma campanha de dia das mães bem sucedida.

Sim, como nós dissemos, é uma data grandiosa, mas na hora de segmentar sua campanha de dia das mães ainda é preciso ser minucioso com o público e pensar em questões, como: 

  • Qual comunicação vai para o filho? 
  • Qual vai para a mãe? 
  • Você trabalhará com algum outro público, como, por exemplo, maridos, pais e familiares? 

Dessa forma, pensar nas buyers personas é fundamental, já que são elas que irão tomar a decisão de compra e que poderão ser fidelizadas. Assim, mesmo que o presente seja para as mães, é necessário convencer para além dessa figura, como seus maridos, filhos e amigos, para isso, é necessário usar a linguagem que atinja também esse público.

Quando citamos sobre a data ser sobre carinho e empatia, é preciso lembrar que algumas pessoas não contam mais com a presença da mãe ou não tem contato por quaisquer motivo que seja, então é preciso tomar cuidado para não enviar um e-mail dizendo para abraçá-la, por exemplo, o que pode ser extremamente desagradável e acabar com a sua venda, antes mesmo de começar.

Situações como a citada acima, podem afetar até a empatia que essa pessoa tem pela sua empresa, que poderia ser uma opção para ela em outra data. Por isso, é fundamental que você conheça a fundo seu público e capriche na segmentação, cuidado para não correr riscos desnecessários.

2. Invista no digital

O digital é o presente das marcas e o varejo não fica fora disso! Os números do faturamento no dia das mães de 2020 provou isso, como pudemos ver, então é hora de se equipar com todos os aparatos disponíveis para entregar uma experiência digital completa ao seu cliente. 

Pense em quais estratégias de comunicação você deseja usar; em quais canais é melhor você estar presente. Em um momento como esse, investir em uma jornada omnichannel pode ser uma boa estratégia, pensando em criar uma boa experiência do consumidor.

E-mail marketing, SMS, push, o seu marketing e a sua comunicação estão integrados? É fundamental que você saiba responder essa pergunta e ainda se faça mais uma: os lugares que a sua empresa está, são os mesmos que os seus clientes estão?

  • Google Meu Negócio

Um importante aliado nessa experiência digital, é o Google Meu Negócio, a ferramenta gratuita permite que você converse com o seu público de uma forma mais simples, atualizando as informações do seu negócio, publicando ofertas e promoções e analisando todo o tráfego que chega até o seu site. 

Através dele, você consegue se conectar com os clientes pela busca do Google ou até pelo Google Maps, ou seja, é uma ótima opção para aperfeiçoar a sua estratégia digital e contribuir com a jornada omnichannel do seu cliente.

3. É o momento para os anúncios

Vendedor homem saindo do app do celular para presentear uma mãe com seu filho na campanha dia das mães.

Para que a sua campanha de dia das mães obtenha ótimos resultados é fundamental investir estrategicamente no digital.

O Facebook e o Google Ads precisam estar configurados para a sua campanha de dia das mães. Entenda seus objetivos, os meios que atuará e planeje seus anúncios minuciosamente, 

Isso porque, segundo a pesquisa de Intenção de Compra do Dia das Mães em 2021, da Social MIner, mostra que 35% dos consumidores engajados com a data irão realizar as compras duas semanas antes do evento, por isso, faça um planejamento e adiante anúncios. 

Separamos algumas dicas de como impulsionar as campanhas:

  • Caprichar nas palavras-chave 

Fazer uma pesquisa profunda sobre o que seu público procura e como ele procura por determinados produtos é fundamental. O maior diferencial para uma campanha de sucesso é que você consiga ter uma boa visibilidade do comportamento do consumidor e as palavras-chave são um ótimo exemplo disso.

Dica: não use palavras-chave duplicadas, pois isso pode fazer com que seus anúncios concorram entre si. 

 

  • Impulsione com os benefícios de seus produtos

Primeiramente, uma campanha efetiva precisa ser objetiva, ou seja, este é o momento para vender os seus produtos de uma forma estratégica. 

Selecione aqueles que realmente fazem sentido para a época e aproveite para destacar as melhores características do produto. Tenha em mente que será preciso mostrar aquilo que é único e especial, mas sempre com transparência.

Ainda, segundo a pesquisa de intenção de comprar, mostrou que novos consumidores estarão presentes na data, por isso, faça boas segmentações e busque atingir este novo público de uma forma empática.

  • Observe os concorrentes

Mesmo com diferenciais únicos, é possível que ainda assim a sua campanha não esteja entregando exatamente o que os clientes precisam. E nesse caso, o problema pode ser justamente o que a concorrência está oferecendo.

Por isso, é importante que você analise;

  • Quem são seus concorrentes nos motores de busca;
  • O que esses concorrentes estão anunciando, como e em que momento;
  • Onde mais eles estão se posicionando sobre essa campanha;
  • Como são os anúncios do concorrente.

A partir disso, com um olhar analítico, é possível tirar vários insights de como se posicionar com os seus anúncios. 

  • Monitore o desempenho

Esse é um direcionamento crucial para a campanha. O acompanhamento constante é o que pode fazer a diferença em seus anúncios. 

Lembre-se que estamos falando de um único dia, então é fundamental que o seu pré e pós data sazonal, neste caso a campanha de dia das mães, sejam cuidadosamente estruturados. Observe, analise, faça alterações, se necessário, e deixe tudo na mais perfeita sintonia para o dia em si.

4. Atendimento especial nos diferentes canais

O atendimento impecável ao cliente é indispensável em qualquer estratégia, principalmente, quando falamos de datas sazonais. Isso porque a sua campanha de dia das mães acontece apenas uma vez por ano, ou seja, é a sua oportunidade de captar aquele cliente em potencial

Segundo a pesquisa de intenção, 30% dos consumidores engajados com a data esperam receber ofertas e conteúdos personalizados, além disso, 26% disse que gostaria de ser direcionado à uma loja física, caso não encontre o que procura no online; e 24% ainda afirmou que prefere receber comunicações apenas pelos canais que selecionou.

E isso também vale, caso você ofereça uma experiência omnichannel, não esqueça que o seu atendimento deve atender o cliente onde ele estiver, de forma impecável, proativa e empática. Por isso, o estude, entenda onde ele está, automatize a sua comunicação e atenda-o, onde ele estiver.

5. Aposte na emoção: UX impactando a campanha de dia das mães

Mãe fazendo compras na campanha de dia das mães no celular acompanhada de um menino e uma menina.

Certifique-se que a experiência do usuário será boa do início ao fim em sua campanha de dia das mães.

A experiência do usuário é um dos fatores que determinarão se ele voltará a comprar com a sua marca. Além de preço, qualidade, prazo e outras variáveis, a experiência de compra que ele terá desde a navegação em seu site até o recebimento do produto, pode influenciar diretamente em sua avaliação.

Como está a usabilidade da sua página? Verifique se seu site é capaz de aguentar diversos acessos simultâneos. Busque deixar os preços e prazos claros. Coloque-se no lugar de seu consumidor e veja se o seu site facilita a realização de uma compra na sua loja.

E depois da compra: busque ficar de olho em como é feita a entrega, e mais como o produto é entregue. Todas essas informações devem ser levadas em conta para garantir uma boa experiência ao usuário, durante a jornada com a sua marca. 

Fique atento a todas essas variáveis e garanta que a experiência do cliente com a sua empresa seja incrível, lembre-se que essa campanha de dia das mães pode ser decisiva para que aquele usuário vire – ou não – cliente da sua marca.

Por isso, reforçamos que o seu cliente deve estar no centro da estratégia do começo ao fim. É preciso que você faça coisas pensando em como ele reagirá a determinada ação. 

Vamos supor que você pretende colocar um vídeo sobre a fabricação de determinado produto, antes de adicioná-lo em seu site, considere os seguintes pontos: 

  • Esse é o conteúdo que o seu cliente quer ver?
     
  • Qual a relação desse vídeo, neste momento, em seu site?
     
  • Essa é a melhor estratégia para sua campanha de dia das mães?
     
  • Como esse vídeo impactará seu cliente e contribuirá para suas vendas? 

O conteúdo pode ser agradável, os clientes podem até se interessar pelo vídeo em outro momento, mas é preciso que considere que essa é uma data anual e que você deve aproveitá-la em todas as frentes.

Invista em uma experiência funcional, objetiva, prática e trabalhe com um bom storytelling. O dia das mães é uma data emocional, então aproveite para contar boas histórias, se aproximar do seu público, engajá-lo e emocioná-lo!

Curtiu as nossas dicas de varejo para te ajudar a estruturar sua campanha de dia das mães? Lembre-se que essa é uma das maiores datas sazonais do ano, então é preciso que você invista todo tempo e recursos necessários para conquistar novos clientes, além de não esquecer quem já está em sua base. 

Trabalhe com ofertas especiais em sua campanha de dia das mães para quem também já é seu cliente. Isso porque manter um cliente pode ser até 5x mais barato do que conquistar um novo, então não esqueça da sua base durante as campanhas sazonais.

Se você quiser estudar mais sobre as tendências do ano anterior e entender melhor como funcionaram as campanhas de dia das mães em 2020, a Social Miner disponibilizou esse relatório com maiores informações, que pode te ajudar a compreender melhor a data e a sua grande relevância no e-commerce. 

Além de contribuir com as suas ideias, inspirações e referências. Estude outras grandes datas para o varejo, faça comparações com anos anteriores, entenda a situação atual do país e boas vendas!

Se precisar de ajuda com soluções digitais, chame a All iN! Estamos sempre disponíveis para você!

Clique e descubra uma boa estratégia para aumentar o engajamento das campanhas

(Visited 1.633 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Tags:, , Última modificação: 1 de julho de 2022
Fechar