E-mail marketing: Muito além das vendas - All iN

E-mail marketing: Muito além das vendas

2013_07_newsletter6

No mundo globalizado em que vivemos e com o acesso a informação cada vez mais facilitada, qualquer empresa que deseje alcançar sucesso e ser reconhecida perante seu público, necessita de um mix de comunicação, ou seja, atuar em todas as frentes, utilizando todas as ferramentas disponíveis para se comunicar com seus clientes.

Temos que ter em mente as especificidades de cada veículo e entender que uma estratégia não invalida a outra. Por isso insisto na importância da comunicação via e-mail. Por mais que você invista em outros meios, o e-mail marketing merece atenção especial.

Por ser a ferramenta de comunicação que agrega a qualidade gráfica de uma revista, o conteúdo atualizado do jornal, o dinamismo do rádio, a popularidade da TV e ainda assim ser o recurso para impactar o público final com um custo infinitamente menor que outras mídias ou veículos de comunicação.

Sempre que falamos em e-mail marketing, nos vem a mente as vendas diretas de um e-commerce, mas isso não é uma regra. Antes de tudo, o e-mail marketing é uma ferramenta de relacionamento entre empresas e seus públicos.

Fugindo do “compre agora” podemos iniciar ações de aproximação, contando um pouco mais da história e da postura da empresa, por exemplo. Informar o público a respeito de ações de responsabilidade social ou de programas que visam à manutenção do meio ambiente, entre outras políticas e atitudes da companhia, serve para humanizar as companhias e aproximar ainda mais este cliente.

Além disso, não podemos nos esquecer das newsletters informativas. Aquelas que não geram a “conversão” imediata a qual estamos acostumadas. Tanto nas empresas comerciais, como nas informativas, uma outras dicas para essa aproximação com os públicos seria convidar seu cliente a conhecer as redes sociais da companhia; anunciar sorteios exclusivos para quem curtir a fanpage; entre outros formatos.

Por exemplo, o Portal da Educação, nosso parceiro, já percebeu isso e há algum tempo cria suas campanhas de acordo com as novidades do setor de interesse dos usuários cadastrados. Através do e-mail marketing, divulgam novos produtos, realizam “promoções do mês”, aproveitam bem as datas comemorativas, oferecem o “top 10 notícias da semana”, palestras relevantes, além de uma revista digital gratuita.

Outros gigantes, como a Unicef, Sebrae, Akzo Nobel, também nossos parceiros, investem neste tipo de comunicação. Não minimize as oportunidades oferecidas pelo e-mail marketing. Aproveite todas as possibilidades e colha os louros do sucesso!

Victor Popper, CEO da All In Mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *