Escrito por 12:03 Marketing Cloud

Remarketing: foco na conversão!

Vamos começar falando sobre o Cookie: um recurso tecnológico que armazena dados de navegação e perfil do internauta. São essas valiosas informações que todo funcionário de Marketing deveria usar para construir campanhas online, pois elas permitem que sua comunicação seja mais assertiva e aumente seu ROI, ou seja lá qual for a sua meta.

O principal formato de mídia que usa esse recurso de forma muito eficiente é o Remarketing (ou Retargeting) que, a partir das informações de navegação armazenadas, cria listas de usuários para exibir banners segmentados em portais, blogs, sites e redes sociais (como Facebook, por exemplo).

Veja mais sobre como funciona:

Remarketing ou Retargeting?

Basicamente são a mesma coisa, a diferença é que o Google Adwords chama sua ferramenta de Remarketing enquanto, outros players chamam de Retargeting.

Uma das maneiras de montar uma campanha de Remarketing no Google Adwords é criar e ir “populando” ela com seus visitantes. Ou seja, você estipula previamente um comportamento padrão para uma lista X, por exemplo: “pessoas que navegaram em produtos femininos”, a partir daí a ferramenta identificará todas as pessoas com esse padrão de comportamento e salvar na sua lista. Assim você será capaz de segmentar o público da sua camapnha de acordo com o comportamento dele e impactá-lo apenas com conteúdo realmente relevante.

Você também pode contratar um parceiro para gerenciar as suas campanhas de Remarketing (ou retargeting, elas geralmente chamam assim). Neste caso, você irá implantar TAGs nas principais páginas de seu site como home, página de produto, carrinho de compras, e por meio de sofisticados algoritmos o parceiro irá criar as listas para você. Geralmente o modelo de remuneração é por CPC, ou seja, o parceiro compra a mídia, produz a peça e no final você paga somente o clique que é direcionado para sua página.

Imagem1

Banners dinâmicos x Banners estáticos

Depois de criar as listas segmentadas, você precisa pensar na peça que você utilizará na campanha. Afinal, é uma ação segmentada e você pode fazer uma arte que seja “a cara” do público alvo. Para esse tipo de campanha temos 2 tipos de banners: os estáticos e os dinâmicos.

O primeiro geralmente é utilizado quando a variação de produto é muito baixa ou quando se trata de um serviço. Desta forma vale a pena fazer os banners de forma manual, podendo abusar de fotos e efeitos que deixem a oferta a mais atrativa possível.

Agora quando um e-commerce tem centenas de SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) no site, é comum utilizar banners dinâmicos, pois fica inviável produzir centenas de banners. A estrutura é fixa e permite carregar os produtos por meio de um XML. O banner é montado automaticamente baseado no comportamento de compra dos usuários.

Os dois modelos de banners funcionam muito bem, se a comunicação e os produtos forem bem trabalhados. E a decisão de qual utilizar vai depender muito de cada negócio.

Imagem2

Frequência e tempo de exibição

O número de vezes e o tempo que você deve impactar o mesmo usuário com um banner, devem ser cuidadosamente pensados e testados constantemente para que o Remarketing não seja um “tiro no pé”.

Cansar demais o usuário ou mostrar para ele um produto que ele já comprou, seja na sua loja ou no concorrente, pode fazer com que ele desenvolva aversão a sua marca e decidir por nunca mais visitar sua loja.

Use o Remarketing a seu favor. Uma boa campanha deve gerar bons resultados com altas taxas de conversão. Não banque o amigo chato que manda “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” todo dia no Whatsapp, mas não tem nada para agregar. Fale na hora certa e com conteúdo relevante.

Dica: Defina a frequência de exibições de acordo com o funil de compras do seu e-commerce, como por exemplo: quanto mais perto de finalizar a compra, maior a frequência de impacto, e vice-versa, ou quanto menor tempo de navegação, menor a frequência. Use apenas o suficiente para manter a marca na memória do internauta.

Imagem3

De qualquer forma, não existe uma formula mágica! Faça o maior número de testes possível, somente assim você irá conhecer o perfil do seu consumidor e definir a estratégia que traz o melhor resultado!

Fique ligado no nosso próximo post que vai ensinar como aplicar a técnica do Remarketing nas suas campanhas de Email Marketing.

(Visited 216 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar