Sempre que ouvimos falar da importância do e-mail marketing na criação e manutenção de relacionamentos entre as empresas e seus clientes ficamos traçando estratégias avançadas de segmentação, horário de envio, definição de subject e tantas outras que são, de fato, extremamente importantes. Mas não podemos nos esquecer de que as grandes paixões geralmente acontecem à primeira vista. Sendo assim, aquele primeiro e-mail, o de boas-vindas, tem que ser muito bem pensado, de forma que você conquiste para sempre o usuário.
O momento do cadastro não pode ser desperdiçado já que é o ponto de maior atenção do usuário. Ele estava em seu site e, expontaneamente, demonstrou o interesse em seus conteúdos.
O e-mail de boas vindas deve ser interpretado e utilizado como a regra principal para série de ações secundárias que podem vir engatilhadas posteriormente, baseadas no ciclo de vida desse usuário. Agradecer a cada uma das pessoas cadastradas pelo interesse em receber suas mensagens mostra o respeito com que você trata seu público, mas você pode aproveitar o momento para ir além.
Esta é a hora de fortalecer o relacionamento que está sendo criado, para isso, incorpore às suas campanhas de boas-vindas, conteúdos que podem ser de fato relevantes a este usuário.
Aproveite este e-mail para apresentar seus principais conteúdos ou serviços. Insira links que os levem as áreas mais importantes do seu site, aqueles que você deseja destacar.
Se você tem uma loja online e o objetivo das suas campanhas de e-mail marketing é divulgar produtos, aproveite o e-mail de boas-vindas para apresentar suas principaos promoções da semana ou os produtos que estão sendo mais procurados.
Além disso, para fortalecer a relação de confiança, é importante que você seja claro com o usuário e especifique o tipo de conteúdo que você irá oferecer e com que freqüência ele passará a receber suas mensagens.
Outra dica importante para um e-mail de confirmação de cadastro é a velocidade com que ele deve chegar à caixa de entrada dos usuários. Na internet, a memória é curta, por isso, aproveite o interesse e envie o e-mail de boas vindas imediatamente após a inscrição, antes que ele se esqueça de você!
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail
(Visited 360 times, 1 visits today)
Tags:boas-vindas, email-marketing, estrategia-2, relacionamento
Última modificação: 30 de outubro de 2020