Não importa o quanto você tenha se preparado para esse momento, é sempre difícil dar os primeiros passos quando se está prestes a fazer o primeiro webinar. Alguns aspectos fundamentais devem ser levados em conta: planejamento, divulgação, organização, preparação e engajamento.
Para um bom webinar, não basta ligar a câmera e sair falando sobre qualquer assunto. É preciso entender muito bem sobre o tema, pensar na melhor abordagem para que seu público entenda o que você está falando, divulgar o evento e criar oportunidades de engajamento.
Separamos 4 Dicas Para Você Fazer um Webinar de Sucesso.
Planeje o Seu Webinar
Crie um formulário de inscrição e configure o capturador de leads da plataforma de webinars. Esse é um passo fundamental para você identificar futuras oportunidades comerciais.
Conheça o seu público. Identifique nas necessidades da sua audiência e pense na abordagem mais adequada para que todos entendam o conteúdo que você está oferecendo.
Caso o seu foco seja aumentar as vendas, utilize os webinars para explicar como seus produtos e serviços funcionam (apresente benefícios, clientes de sucesso e como sua empresa pode ajudá-los).
Uma outra dica boa é definir um horário de transmissão adequado para a sua audiência.
Invista em Divulgação
Você precisa pensar muito bem em como vai divulgar os seus webinars. Quanto melhor a sua estratégia, maior será a sua audiência e a oportunidade de gerar leads qualificados.
A melhor forma para divulgar os seus conteúdos é utilizando e-mail marketing. Isso mesmo! Pode parecer um pouco surpreendente , mas os resultados são muito eficientes.
O e-mail é o maior responsável por cadastros em webinars. Essa informação é resultado de uma pesquisa realizada pela Brainsshark.
Para obter bons resultados, recomenda-se que o envio da campanha de e-mail marketing seja realizado dias antes do evento para promover o webinar, mencionando tópicos e problemas que serão solucionados.
No dia que antecede o evento, faça um novo disparo, para lembrar a sua audiência. Essas ações ajudam a aumentar, em média, 40% o número de participantes.
Elementos Para um Bom Webinar
Interação com o público é muito importante. As pessoas adoram se sentirem integradas, principalmente quando já admiram o palestrante ou a marca envolvida no conteúdo.
Preocupe-se com a qualidade do seu vídeo. Se o local onde você estiver for barulhento, ou se a câmera que você utiliza estiver com algum tipo de danificação, você perderá para sempre o seu público. Lembre-se de que, na internet, você está concorrendo a atenção do público com uma enxurrada de outras oportunidades o tempo todo. Por isso, pergunte se todos estão vendo e ouvindo com a clareza.
Abra espaços para perguntas. Essa é uma possibilidade de aumentar o interesse das pessoas e gerar menos distração.
Como Gerar Engajamento Pós-Webinar
De novo, é hora de colocar a sua estratégia de e-mail marketing em ação. Um dia depois de ter realizado o seu webinar, envie uma mensagem de agradecimento para todos os participantes.
No e-mail de agradecimento, disponibilize o link de acesso ao webinar. Além disso, encaminhe uma pesquisa rápida para saber se o conteúdo que você ofereceu agradou o público, e pergunte o que as pessoas esperam para as próximas transmissões.
Lembre-se de quem não participou. Envie um e-mail para aqueles que não participaram do webinar e aproveite a oportunidade para mostrar o seu conteúdo por meio do link de acesso à transmissão.
Acesse os relatórios da transmissão e confira o resultado da sua pesquisa de satisfação. Faça uma análise dos dados coletados e desenvolva vídeos cada vez melhores. Com as informações sobre os participantes do webinar, cruze os dados com o Google Analytics, Google Remarketing e Facebook Pixel.
Classifique os leads gerados. Divida os seus contatos em três partes: aqueles que já estão preparados para uma abordagem comercial, os que ainda precisam ser nutridos com mais informações e os que não são qualificados. Depois disso, coloque seu planejamento de inbound marketing em ação para levá-los ao próximo passo do funil de vendas.
Hey there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my site to rank for some targeted
keywords but I’m not seeing very good success. If you
know of any please share. Thanks! You can read similar art here: Eco product