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SPAM – Como garantir qualidade e entrega nas campanhas de email marketing

Victor Popper, diretor comercial da All in Mail, sugere cuidado ao interpretar o CAPEM – código de autorregulamentacão para a prática de email marketing. Segundo Popper, a definição do que é ou não Spam deve ser extensiva a forma como os webmails irão analisar sua campanha, ou seja, de acordo com a quantidade de reclamações recebidas pelos usuários.

Victor Popper, diretor comercial da All in Mail, sugere cuidado ao interpretar o CAPEM – código de autorregulamentacão para a prática de email marketing. Segundo Popper, a definição do que é ou não Spam deve ser extensiva a forma como os webmails irão analisar sua campanha, ou seja, de acordo com a quantidade de reclamações recebidas pelos usuários.
No código do CAPEM está escrito:
1 – Para quem posso enviar email marketing?
O Código estabelece que as bases devem ser opt-in ou soft opt-in. Ou seja, os destinatários devem ter solicitado o recebimento das mensagens enviadas (opt in). Ou, o remetente deve ter uma relação comercial ou social prévia e comprovável com o destinatário (soft opt-in)

Se a sua empresa vem realizando ações de email marketing para uma base de destinatários que não se enquadra nas situações acima é preciso adequar-se. Uma sugestão é realizar uma campanha para que seus destinatários confirmem a intenção de continuar recebendo seus emails. Ou seja, transformá-los em opt in. E isso deve ser feito o quanto antes, pois o código entrará em vigor em poucos dias.


2 – Posso realizar um primeiro envio para obter a permissão do destinatário para envios posteriores?
Não. Uma vez que o código esteja oficialmente publicado, não serão permitidas ações para bases que não sejam opt-in ou soft opt-in. 

A questão em destaque aqui é: Quem interpretará corretamente o Soft Opt In?
O Gmail (google), Yahoo, Hotmail (Microsoft) vão analisar a sua campanha e se o seu usuário estiver reportando o seu email como SPAM, não adianta dizer que ele passou em frente a sua loja ou que ele se cadastrou no seu site…. sua reputação vai cair e dificilmente você poderá ligar  para o Yahoo e explicar que isso é Soft Opt In.
Não se baseiem apenas em códigos e leis pra lá e pra cá, já que os webmails agem como bem entendem. Mandem email apenas Opt In e assim garantam a qualidade de suas campanhas e seus domínios. Uma vez que seu domínio entre em uma Black List da Spamhaus, por exemplo, será praticamente impossível um email seu cair na caixa de entrada.

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Tags:, , , , Última modificação: 3 de novembro de 2020
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