Escrito por 15:43 Sem categoria

Blacklist: entenda como funciona e proteja seu domínio

Para coibir a prática do envio de emails indesejados e manter a internet “limpa”, as Blacklists são as responsáveis pelo bloqueio automático de emails. Uma vez incluído seu domínio na lista, você é impedido de cair na caixa de entrada do destinatário. Sendo assim, a famosa “lista negra” é a lista de remetentes bloqueados.

Para coibir a prática do envio de emails indesejados e manter a internet “limpa”, as Blacklists são as responsáveis pelo bloqueio automático de emails. Uma vez incluído seu domínio na lista, você é impedido de cair na caixa de entrada do destinatário. Sendo assim, a famosa “lista negra” é a lista de remetentes bloqueados. Caso o email do servidor estiver na lista, a mensagem poderá ser excluída, bloqueada ou arquivada em uma pasta de emails indesejados.
No entanto, problemas com as configurações do servidor de email do remetente, conhecido como “relay aberto”, pode fazer com que servidores legítimos sejam também incluídos. Nesse caso ele deverá ser imediatamente corrigido.
As Blacklists possuem políticas e regras bem específicas, variando muito uma da outra. As mais conhecidas são:
# SpamCop
# SpamHaus
# NJABL.org
# SORBS
# Composite blocking list
Após realizar a consulta, caso esteja inserido em uma Blacklist, o melhor a fazer é seguir as orientações. Se a remoção da lista requer alterações na configuração do sistema ou dos procedimentos operacionais, faça-as antes de solicitar a remoção de uma lista. Certifique-se de confirmar quando e como as alterações foram feitas. Em algumas listas a remoção é realizada através de um simples pedido, em outras se pede o preenchimento de um formulário. No entanto, se você não removeu de sua base o email (opt-out) e continuar enviando sem comprovação de opt-in, você será imediatamente recolocado na próxima vez que enviar uma correspondência.
Entrar em uma “lista negra” não significa automaticamente que o remetente não é legítimo. Pode-se sim ocorrer um engano, ou uma inclusão por mal uso de terceiros. Mesmo assim, comprovar sua idoneidade junto às Blacklists e aos servidores, certamente será mais difícil do que respeitar e seguir as políticas legítimas do email marketing. Evite usar listas de email questionáveis. Essa prática é abusiva e ilegal.

Clique aqui para conhecer mais sobre as nossas soluções para melhorar a sua estratégia de marca.

(Visited 626 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Tags:, , , , , , , , , , , Última modificação: 7 de julho de 2022
Fechar