O primeiro grande passo para o email marketing é a criação do banco de dados. Sem ele, não há como realizar uma campanha de êxito junto a seu público opt-in. Contudo, sabe-se que um dos fatores mais importantes para o seu sucesso é a segmentação. Através dela é possível mandar conteúdo de relevância e aumentar a conversão de uma campanha.
Existem várias maneiras de segmentar uma campanha de email marketing:
1 – Sociodemográfica: agrupar de acordo com as características em comum: sexo, idade, filhos, estado civil.
2 – Geográfica: dados geográficos que incluem desde um país até o bairro ou rua do usuário. Zona de residência.
3 – Grupos de interesse: realização de pesquisas e enquetes para descobrir o interesse do seu público. Formulários de preenchimento no ato do cadastramento.
4 – Data de assinatura: é importante guardar essa data na lista para envio de emails de boas vindas ou introdutórios do conteúdo.
5 – Atividade no newsletter: ficar atento a taxa de abertura e/ou clique nos emails de campanhas anteriores é importante para avaliar o grau de interesse do usuário. Sendo assim, continuar a oferecer ou não o mesmo tipo de produto ou conteúdo.
6 – Não atividade no newsletter: experimentar com esse grupo suas ações de campanha. Enviar news em horários, datas e formatos diferentes. Podem-se enviar pesquisas ou formulários para análise de interesse deste público específico. Lembre-se de enviar sempre nos emails a opção de descadastramento voluntário.
7 – Domínio: é possível agrupar por domínio caso você tenha clientes corporativos. No entanto, pode-se também agrupar por webmasters como Gmail, Yahoo, Hotmail.
8 – Atividade no site: identificar a busca de produto ou conteúdo do usuário dentro do seu site. Essa ação permite enviar a ele, descontos ou informações adicionais ao que ele procura. Identificar intenção de compra.
9 – Histórico de compras: análise de poder de compra e categorias de interesse. Possibilidade de ofertar acessórios para compor o produto ou conteúdos similares. É uma ótima opção para identificar interesse e planejar uma campanha adequada ao perfil de consumo do usuário.
Há 30 anos a segmentação era um conceito, hoje é uma necessidade. De nada adianta uma campanha de email marketing mal planejada. O envio de emails sem segmentação gera pouco resultado e pode causar “cegueira” no destinatário. Não só pela quantidade de emails recebidos, como também pela diversidade de ofertas e conteúdos.
Escrito por hivelabs• 22 de março de 2011• 15:14• Estratégias
Segmentação: necessidade ou realidade do email marketing?
O primeiro grande passo para o email marketing é a criação do banco de dados. Sem ele, não há como realizar uma campanha de êxito junto a seu público opt-in. Contudo, sabe-se que um dos fatores mais importantes para o seu sucesso é a segmentação. Através dela é possível mandar conteúdo de relevância e aumentar a conversão de uma campanha.
(Visited 207 times, 1 visits today)
Tags:banco-de-dados, campanha, conteudo, conversao, email-marketing, newsletter, produto, relevancia, segmentacao, site
Última modificação: 3 de novembro de 2020
É sobre fazer as pessoas se apaixonarem pela sua marca
Oferecemos uma suíte de soluções que usa inteligência para transformar dados em experiências de consumo personalizadas, para que você esteja presente em todos os momentos importantes da jornada do consumidor — sejam eles pequenos ou grandes.
Inscreva-se em nossa newsletter e mantenha-se atualizado!
© 2020 All iN Marketing Cloud e/ou Locaweb. Política de Privacidade / Política Anti-Spam.