Homem ruivo e barbudo com cara de dúvida sobre o sistema CRM

Escrito por 09:00 Marketing Digital

Sistema CRM: o que é e como usar no marketing?

Já faz tempo que o comportamento do consumidor mudou e esse novo perfil teve ainda mais reviravoltas com o isolamento social, como sabemos. Como acompanhar as constantes mudanças? Como criar e nutrir um relacionamento com esse cliente que está disposto a pagar mais por uma experiência melhor? 

O sistema CRM é a estratégia que vai te ajudar nessa jornada de conhecimento e relacionamento. Muito além das vendas, o CRM marketing também vai contribuir com a sua comunicação, planejamento e fidelização de leads. Continue com a gente e saiba tudo sobre o sistema CRM.

O que é Sistema CRM?

Homem em pé, utilizando as ferramentas do sistema CRM em um notebook rodeado de símbolos que indicam esses resultados.

Com o sistema CRM, você utiliza as informações dos seus usuários de forma estratégica.

Customer Relationship Management, ou CRM, em português quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente, isto é, por meio de um software coleta-se, armazena-se e gerencia-se as informações de clientes, para automatizar tarefas, gerar relatórios, analisar KPIs e o comportamento do consumidor com a sua marca.

O sistema CRM é um importante aliado do time de vendas, atendimento e marketing. Afinal, com tantas informações sobre os usuários é possível criar comunicações e ações muito mais direcionadas e assertivas desde a hora de atrair o visitante até as campanhas de fidelização, ou seja, do início ao fim da jornada de compra.

Por que usar o Sistema CRM no marketing?

Em 2015, pesquisas já indicavam a eficiência do sistema CRM. Apontando que 47% dos usuários do sistema, acreditavam que ele trazia impactos significativos na taxa de retenção de clientes, assim como na satisfação desses clientes.

Isso há 6 anos atrás, hein? Com a aceleração da transformação digital e a modernização das tecnologias, hoje os benefícios são ainda mais visíveis e impactantes. 🚀

Confira algumas vantagens que nós separamos para você entender melhor como o sistema CRM ajudará sua empresa e o seu time de marketing:

  • Centralização das informações: com o sistema CRM, é possível centralizar as informações dos visitantes, leads e clientes num só lugar, facilitando o acesso e a visualização por todo o time.
  • Mais organização: com essa enorme quantidade de dados centralizados, é mais fácil organizar as informações que você possui. No software, também é possível criar dashboards personalizados, você pode fazê-los por estágio do funil, localização ou hábitos de consumo, por exemplo.
  • Follow up: é possível fazer um acompanhamento constante dos usuários para entender, por exemplo, se eles estão avançando na jornada de compra, se a estratégia desenhada está funcionando e documentar todas essas informações. Com esses dados integrados, você pode fazer ajustes de rota, quando necessário.
  • Atendimento personalizado: com todas as informações específicas de cada cliente, você pode promover um atendimento muito mais personalizado e exclusivo. Lembra que os novos consumidores até pagam mais por experiências melhores? Aproveite essa oportunidade!
  • Integração com outros times: com esse acompanhamento constante, também é mais fácil integrar as equipes. O time de marketing consegue criar campanhas mais assertivas, o time de atendimento promover uma experiência personalizada e a equipe de vendas oferecer o que o cliente quer, na hora que ele precisa. Tudo acontecendo de maneira organizada!
  • Assertividade: esse é, com certeza, um dos grandes benefícios de implementar o sistema CRM. Com tantos dados sobre os usuários, é possível criar comunicações e campanhas muito mais segmentadas e eficientes, aumentando consideravelmente suas chances de conversão.

Confira um panorama geral do sistema CRM na sua estratégia de marketing com a All iN:

Como usar o Sistema CRM no marketing? 

O passo fundamental para implementar o sistema CRM é conhecer o funil de vendas do seu negócio e como é a estrutura da jornada de compras do seu cliente.

Além disso, vale lembrar que o software capta e armazena muitas informações valiosas para o seu negócio, então é preciso acompanhar esses dados constantemente para analisar estrategicamente e escolher quais ações realizar. 

Time de marketing (dois homens e uma mulher) em frente a um computador discutindo as possibilidades do sistema CRM.

Escolha o sistema CRM que melhor se adequa às necessidades da sua marca.

Mas, fique atento! Antes de sair procurando qualquer sistema CRM, é importante saber que existem 4 tipos, com objetivos muito específicos, são eles: 

  • Colaborativo: o foco é promover integração entre as áreas, , por exemplo, de marketing, vendas e atendimento. Assim, as diferentes equipes conseguem acompanhar as atualizações em tempo real e tomar decisões mais ágeis.
  • Analítico: com ele, é possível analisar o perfil do público e identificar suas principais necessidades. Além da coleta de dados, ele também faz relações entre eles, ajuda na segmentação e possibilita a análise do negócio como um todo.
  • Vendas: através dele, é possível acompanhar a performance do time de vendas e aumentar a produtividade, diminuindo tarefas burocráticas. O sistema CRM de vendas também contribui com o acompanhamento do planejamento e das metas das equipes, o que pode otimizar o tempo dos gestores!
  • Operacional: o objetivo principal, é melhorar a comunicação com o cliente e promover vendas mais personalizadas, de acordo com as informações do usuário. Assim, o feedback e follow up contribuem na rotina da conversão dos usuários.

Dica All iN! 

Mulher negra com um megafone e dentro de um celular demonstrando como o sistema CRM faz o seu marketing chegar mais longe.

O sistema CRM pode proporcionar clientes engajados, que promovem sua defesa e divulgação da sua marca.

Só a All iN te conta que: engajamento é a palavra-chave para o sistema CRM! 

Isso porque, utilizando as informações de maneira estratégica, você consegue criar comunicações e ações mais personalizadas, com as quais o usuário se identifica e, consequentemente, se engaja mais. 

Com as informações obtidas, você também consegue criar segmentações mais específicas e assertivas, o que contribui com o engajamento do usuário. Afinal, o foco é atingir o cliente certo, na hora certa, com o produto ideal e do jeito que ele espera (ou melhor!) 😉

Além disso, também é importante olhar para dentro, como está o brand da sua marca? O consumidor moderno busca uma empresa que esteja alinhada aos seus valores e que tenha propósito; essa é outra maneira de engajá-los de forma orgânica e com o apoio dos dados captados e analisados pelo CRM marketing.

Quer ver como o sistema CRM funciona na prática em uma das datas mais importantes para o varejo: a Black Friday? Assista aqui o nosso webinar:

A All iN pode ajudar a sua marca a aplicar a estratégia de engajamento através do sistema CRM. Clique no banner e conheça essa e outras soluções que temos para o seu negócio!

 

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Tags:, Última modificação: 6 de julho de 2022
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