Escrito por 09:00 Marketing Digital

O que é CDP e 7 ferramentas para o marketing digital

Mulher ruiva segurando um notebook com expressão de felicidade por estar descobrindo o que é CDP.

A experiência de compra é algo determinante para o consumidor digital, ele quer que as marcas se comuniquem de forma próxima, natural, humanizada e assertiva. Afinal, pense como consumidor: ninguém quer receber uma propaganda de algo que não gosta ou que nunca demonstrou interesse, concorda?

Mas como ter uma comunicação eficiente, direcionada e, principalmente, personalizada? Dados, é claro! Pensando nisso, vamos conversar sobre o que é CDP e os benefícios que ela pode trazer para a sua estratégia de marketing.

O que é CDP?

Demonstração de uma estratégia CDP em gráficos, sendo apresentada para o time de marketing de uma empresa.

Alinhe a sua equipe sobre o que é CDP e quais os dados coletados, para que a estratégia seja realizada de modo assertivo.

Afinal, o que é CDP? A CPD é uma sigla para Customer Data Platform, uma plataforma que utiliza machine learning para entender o comportamento dos usuários, além de coletar, armazenar e centralizar as informações. 

A CDP coleta informações de diferentes fontes (internas e/ou externas) e as analisa de modo a traçar o perfil dos usuários, com base em: interesses, dados demográficos, comportamento dentro do site, interações por canais e compras anteriores – isso para citar apenas alguns dados que podem ser analisados – sempre tem mais

Ou seja, CDP é uma grande e valiosa fonte de dados dos usuários, que são fundamentais para quem quer criar estratégias assertivas e personalizadas, mas lembre-se que para coletar essas informações é preciso do consentimento do consumidor para estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Aliás, a utilização do CDP é um bom apoio para a manutenção da segurança de dados, já que centraliza todas as informações e facilita a visualização dos dados disponíveis.

Como funciona uma CDP?

Dois colegas de time conversando, um tirando as dúvidas do outro sobre o que é CDP em um notebook.

O que é CDP? Quais as funcionalidades? As principais ferramentas? A All iN conta tudo para você.

Mais de 2 milhões de terabytes de dados são gerados todos os dias, segundo o Instituto Gartner, é impossível acompanhar tudo que acontece na internet, mesmo que seja em uma única cidade ou até mesmo em apenas um nicho.

Nesse cenário, a tecnologia CDP é uma das chaves para entender melhor os dados com os quais uma empresa lida diariamente, principalmente, se o objetivo é desenvolver uma relação de transparência com os clientes. Confira algumas funcionalidades:

1. Data Lake Management

Integre o CDP a um Data Lake, que é um repositório organizado de dados em diversos formatos e fontes. Assim, com o CDP você facilitará a coleta e ativação dos dados para o Data Lake.

2. Consent Management e Data Lineage  

A CMP (Consent Management Platform), cria interfaces que ajudam a explicar ao usuário como seus dados serão usados, além da solicitação de consentimento e gestão dessas informações. Isso facilita o processo para garantir que o seu negócio atenda a LGPD. 

Por outro lado, o Data Lineage contribui com o armazenamento, rastreio e correção de possíveis erros de todos esses dados, facilitando o processo de análise do CDP. 

3. Built-in Function

Com essa função, é possível criar suas bases personalizadas para facilitar análises futuras, por meio de uma biblioteca de modelos de customização.

4. ID Resolution

A partir de dados anonimizados crie usuários únicos, armazene informações e facilite a análise da jornada do usuário.

5. Data Enrichment

O CDP pode conter também dados de fontes externas, como IBGE, Bureaus de Crédito, Dados de Web-Behavior, etc.

6. Ativações Inteligentes

Também é possível criar clusters para utilizar os dados disponíveis no CDP para ativar campanhas de marketing e compra de mídia, por exemplo. 

7. Trendspotting

Os sonhados relatórios completos! Todas as informações que você precisa em apenas alguns cliques e em interfaces amigáveis e fáceis de serem usadas. 😍

É possível usar essas facilidades em todos os nichos, unificando os dados de um paciente do consultório médico, analisando o comportamento do consumidor da sua loja online, gerar relatórios de faturamento mensalmente, entre outras opções. As possibilidades são muitas, mas lembre-se que é preciso criar uma cultura de dados na empresa, antes de apenas querer colocar toda a estratégia em prática.

Fique de olho nas diferenças! 

Mulher com expressão pensativa, entendendo as diferenças entre o que é CDP, CRM e DMP.

O que é CDP, CRM e DMP? Ficou confuso? Sem pânico, a gente te explica!

Quando falamos de coleta, armazenamento e gerenciamento de dados, existem algumas plataformas que fazem esse trabalho. Mas quais são as grandes diferenças entre essas diversas possibilidades? O que é CDP, CRM e DMP? É isso que a gente te explica agora!

Qual a diferença entre um CDP e CRM?

O CRM (Customer Relationship Management) também é uma ferramenta para gerir os dados do cliente e, principalmente, do relacionamento da sua marca com o usuário. Clique aqui e conheça melhor as suas funções.

O CRM é diferente do CDP em três frentes:

  • Só conhecidos! O CRM capta as informações apenas dos usuários que já estão no banco de dados, enquanto o CDP alcança também os dados dos visitantes anônimos. Isto é, enquanto o CRM precisa de todo um processo de conhecimento da marca, o CDP se antecipa.
  • Autonomia full: é importante contar com a ajuda de um profissional de TI para fazer as primeiras configurações do seu CDP, mas depois disso, você conseguirá acessar todas as funcionalidades com facilidade. Enquanto isso, no CRM, é possível que você precise desse suporte mais vezes, o que pode burocratizar o processo, além de aumentar os custos.
  • Dados únicos: com o CDP você não corre o risco de ter dados do mesmo usuário replicados, isso porque a inteligência do sistema consegue analisar, identificar e unificar os dados de um mesmo usuário; o que pode não acontecer no CRM, dificultando a visualização do real cenário da sua gestão de dados.

Qual a diferença entre um CDP e DMP?

A DMP (Data Management Platform) também trabalha com dados e é comumente confundida com o CDP, mas também apresenta diferenças expressivas. Enquanto o CDP usa informações reais para analisar o perfil do consumidor, a DMP utiliza apenas dados do usuário sem identificá-lo.

A DMP utiliza dados de usuários que não necessariamente são clientes da empresa e por captar somente comportamentos não identificáveis, podem ter um ciclo de vida menor. Quer entender melhor o funcionamento da DMP? Clica aqui!

Benefícios de usar um CDP

Agora que você já sabe o que é CDP, confira os grandes benefícios de adotá-la em sua estratégia. As chances de serem mais lucrativas do que as que não trabalham, segundo um estudo de 2018 da Forbes

Quer conferir outras vantagens? Dá uma olhada no nosso vídeo:

Foco na necessidade do público-alvo

Você já sabe o quanto é fundamental colocar o cliente no centro da estratégia, né? O CDP é mais uma ferramenta que te ajuda nessa jornada, já que é possível criar perfis únicos com todas as informações do consumidor, facilitando o entendimento do perfil e da jornada de cada usuário.

Baseando cada ação em dados, suas estratégias serão focadas nas necessidades atuais do cliente.

Redução dos custos e aumento da eficiência

Claro que você precisará fazer um investimento para implementar o CDP, mas ele não precisa ser visto como um gasto, pois você conseguirá reduzir outros custos operacionais, além de melhorar a entrega, diminuir erros, ter mais previsibilidade nos seus negócios. Ou seja, um baita investimento! 😉

Além disso, terá uma comunicação assertiva, com base nas informações que o próprio cliente disponibilizará para você.

Melhorar integração entre Marketing e Vendas

É fundamental lembrar que essas áreas precisam estar integradas, nenhum deles conseguirá ter sucesso trabalhando sozinho e essa é mais uma vantagem do CDP. Com as informações coletadas por ambas as áreas unificadas e integradas, será mais fácil de serem vistas e analisadas em conjunto, otimizando também a qualidade e o tempo da entrega. 🚀

A automação contribuirá com equipes mais engajadas, é aqui que a All iN entra com a expertise. Pois, realizamos estratégias analíticas e integradas que geram comunicações automatizadas e colocam o cliente no centro do processo. 

E agora? Você entendeu o que é CDP? Sabia que ela tinha tantas funcionalidades? Essa e outras estratégias prometem otimizar e alavancar seus resultados no marketing digital. Para ficar por dentro de todas as ferramentas de inteligência estratégica, continue acompanhando o nosso Blog, trazemos sempre as melhores novidades para você! 😉

Clique e descubra mais sobre possíveis soluções para otimizar os resultados da sua marca.

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Tags: Última modificação: 4 de julho de 2022
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