Um homem e uma mulher tirando suas dúvidas de benchmark ou benchmarking em um tablet. O homem segura o tablet e a mulher um copo de café térmico.

Escrito por 09:00 Marketing Digital

Benchmark ou benchmarking? Entenda os conceitos!

“A grama do vizinho é sempre mais verde”, ou pelo menos, é o que parece. O hábito de olhar o que a concorrência está fazendo é valioso para entender quais são os seus diferenciais e o que você pode aperfeiçoar para se destacar

Investir em benchmarking serve de referência tanto para o que você pode fazer, quanto para o que não fazer. E não pense que a prática é novidade no mercado: a estratégia começou em 1979, com Xerox Corporation. O intuito era criar um processo de avaliação dos concorrentes para otimizar os seus próprios processos.

Vem com a gente entender melhor qual a diferença entre os termos: é benchmarking ou benchmark?

Benchmark ou benchmarking? O que é cada um?

Benchmark ou benchmarking: ambos os conceitos contribuem para o desenvolvimento competitivo da sua organização.

Os dois termos existem e são amplamente utilizados. Apesar de ter uma grafia muito semelhante, eles são diferentes.

Benchmarking é a prática de observar o trabalho de outras empresas, como uma análise comparativa dos seus concorrentes. Por exemplo, quando a Adidas analisa o trabalho da Nike, Puma e da New Balance, ela está fazendo um benchmarking sobre o seu segmento e vendo o que os concorrentes estão fazendo.

E o benchmark? Esse refere-se a uma empresa que serve de exemplo para outras, que já é muito boa no que faz, por exemplo, a Coca-Cola. Então, a Coca-Cola é benchmark em seu segmento, mas quando a Pepsi analisa o seu trabalho, está fazendo um benchmarking. Conseguiu notar a diferença?

O que é benchmarking?

Como vimos, o benchmarking é o hábito de analisar o trabalho dos seus concorrentes para entender o que está em alta no segmento e o que você pode mudar ou aperfeiçoar em seu negócio.

A prática cabe em qualquer organização e independe do segmento ou porte, mas, para que aconteça, é preciso que o gestor esteja disposto a fazer uma auto avaliação e, principalmente, disposto a mudar o que for preciso.

Não necessariamente o trabalho do seu concorrente é melhor que o seu, mas com certeza, ele adota estratégias diferentes que podem ser efetivas nas sua organização. O intuito é entender o que está acontecendo no mercado como um todo e como você pode continuar prosperando com seu negócio.

Nenhuma marca é um monopólio absoluto em seu segmento, então acompanhar a concorrência é parte do trabalho de todas as marcas. Você já notou como o McDonald’s e o Burger King se portam nas redes sociais? Pense nisso!

Quais os tipos de benchmarking?

Equipe de um homem e duas melhores trabalhando nos dados de benchmark ou benchmarking.

Realizar um benchmarking demanda estudo, planejamento e trabalho em equipe.

Existem alguns tipos de benchmarkings que podem ser adotados, mas para isso é fundamental entender qual o momento do seu negócio, quais são os seus objetivos e a estratégia adequada para o seu marketing.

Benchmarking interno

Nesse tipo de benchmarking, esquecemos um pouco o conceito de olhar para fora e nos voltamos para dentro da própria empresa. 

O benchmarking interno olha para outras áreas do negócio para entender como eles se comportam e quais estratégias de sucesso podem ser replicadas nos demais setores. Esse modelo é mais comum em grandes empresas que possuem setores bem delimitados e independentes.

Benchmarking competitivo

Esse é o tipo mais comum de benchmarking, como os exemplos que demos até aqui. O benchmarking competitivo, como diz o próprio nome, visa observar o trabalho dos concorrentes e entender como a sua empresa pode se destacar no segmento. 

Benchmarking funcional

O benchmarking funcional leva em consideração empresas de outros seguimentos, que não tenham processos semelhantes. A ideia desse modelo é olhar de forma mais ampla para o mercado. 

Uma empresa de tênis pode observar como um fast food trabalha o relacionamento com o cliente, a gestão de projetos e a logística.

Benchmarking genérico

Próximo ao benchmarking funcional, o benchmarking genérico visa observar empresas de outros segmentos, que tenham processos semelhantes, para assim obter insights de ações que sejam comuns para empresas. 

Por exemplo, uma empresa vende roupas e a outra tênis, os produtos são diferentes, mas os processos são semelhantes, logo, podem servir de inspiração para uma ou outra.

Benchmarking cooperativo

Esse tipo de benchmarking é mais raro. No marketing cooperativo, as empresas firmam parcerias para compartilhar experiências e informações. 

Parece ir na contramão do conceito que é observar o concorrente para aperfeiçoar os seus processos. Porém, pode ser muito eficiente, uma vez que ambas as empresas estão dedicadas a melhorar o segmento, como um todo.

Por que fazer benchmarking?

Benchmarking agrega valor à sua empresa e contribui para a satisfação dos clientes.

Confira alguns benefícios do benchmarking: 

  • Colabora com o alinhamento da equipe: entender onde a empresa está e onde pode chegar, ajuda a colocar todo o time “na mesma página”, deixando evidente quais são os objetivos e mostrando como é possível alcançá-los;
  • Muda a cultura da empresa: a prática de observar a concorrência, deixa a empresa mais alerta e buscando a melhoria contínua do negócio;
  • Profissionaliza os processos: seus processos precisam ser ao menos semelhantes ao de outras empresas, para que sua marca seja competitiva;
  • Melhores práticas: você também consegue visualizar quais as melhores práticas do mercado para estar alinhado ao segmento e ao que o público procura;
  • Redução de erros: a organização passa a ter referências variadas e consegue ser mais assertiva nas estratégias, prevendo com mais rapidez o que pode dar errado e o que tem boas chances de sucesso;
  • Agrega valor à marca: isso porque você consegue implementar as melhores práticas e criar estratégias que destaquem o seu negócio no mercado, destacando também o propósito e missão da companhia, pontos fundamentais para tornar sua marca valiosa;
  • Relacionamento com o cliente: fazendo o benchmarking dos seus concorrentes você também consegue observar como eles se relacionam com os cliente, pergunte-se: quais iniciativas são percebidas positivamente? O que os clientes ainda precisam? Como a experiência do consumidor pode ser otimizada no seu negócio?

Benchmarking e o marketing da sua empresa

Mulher negra segurando uma lupa para ver melhor os dados de benchmark ou benchmarking.

Investir em benchmarking é investir na saúde da sua empresa!

Como vimos até aqui, o benchmarking pode otimizar suas estratégias de marketing e melhorar os processos do seu negócio. Entretanto, é preciso estar atento a 3 tópicos:

  1. Benchmarking não se faz uma única vez: é um hábito que precisa ser recorrente. Fazê-lo apenas uma vez não causará grandes impactos no seu negócio e não desenvolverá o espírito de melhoria contínua.
  2. 2. Acompanhe os resultados: após fazer o benchmarking e analisar os dados, você pode fazer diversas implementações, mudanças e ajustes de rotas, mas se você não medir esses resultados, nunca saberá se as alterações funcionaram.
  3. Treine os times e incorpore o benchmarking em sua cultura organizacional: quando a equipe está segura dos novos processos os resultados positivos são atingidos mais rapidamente. É importante que todos participem das mudanças e sejam ouvidos.

O benchmarking é uma dica valiosa para adequar e aperfeiçoar suas estratégias de marketing digital, mas lembre-se que é preciso complementá-lo com inteligência e estratégia, para que ela se adeque a realidade da sua marca. Conheça o case do Hotel Urbano, parceiro da All iN:

Agora é com você, o que achou do benchmarking? Compartilhe com a gente nos comentários e não esqueça: se precisar de um parceiro para otimizar os seus processos de inteligência estratégica da sua marca, você pode sempre contar com a gente. Clique no banner e torne-se nosso parceiro também. 

(Visited 7.034 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Tags:, , Última modificação: 21 de julho de 2022
Fechar