Imagem de uma mulher olhando a tela do celular e sorrindo por uma régua de comunicação bem feita.

Escrito por 09:00 Estratégias, Marketing Digital

Régua de comunicação: ativação automatizada

Aprender sobre a régua de comunicação é fundamental para revolucionar seu relacionamento com o cliente, aumentando o engajamento e conversão do seu negócio! Se você já trabalha com marketing digital, sabe que o cliente é o ponto principal de qualquer negócio, né? 

Inclusive, as mais recentes tendências da área trazem o consumidor no centro da estratégia, além do investimento pesado em relacionamento.

Além de trabalhar nessa área, você também é consumidor de produtos, certo? E sabe que nada melhor do que se relacionar com uma marca transparente, que presta suporte e tem até propósitos semelhantes aos seus. 

Não tem como negar: para os dois lados, nutrir um relacionamento é fundamental, mas você sabe como dar o start nesse relacionamento sério

Para te ajudar nessa jornada, vamos te explicar mais sobre a régua de comunicação e trazer dicas que irão revolucionar o seu relacionamento com os consumidores. Continue com a gente!

O que é uma régua de relacionamento?

Imagem de pessoas em um escritório, discutindo sobre uma régua de comunicação.

Criar uma régua de comunicação é parte essencial do relacionamento entre a marca e seus clientes.

A régua de comunicação ou régua de relacionamento consiste em todas as ações que você faz para se aproximar do consumidor. 

Comumente construída via e-mail marketing, a régua tem como objetivo se comunicar com os usuários em todas as etapas do funil de forma consistente e efetiva, criando um relacionamento mais próximo e regular com o consumidor.

Normalmente, as réguas de relacionamento são contempladas em todas as etapas da jornada de compra, desde a atração, ajudando no suporte educacional do usuário, conversão — enviando ofertas e promoções especiais e inclusive na fidelização — nutrindo esse relacionamento mesmo após a conversão. 

Lembre-se que manter um cliente é mais barato do que adquirir um novo. Além disso, é possível utilizar a régua de relacionamento em outras ocasiões, como:

  • Reativação da base

Quando o lead estiver há muito tempo sem realizar uma compra ou interação com a sua marca, você pode enviar uma comunicação para reaquecer esse contato.

  • Abandono de carrinho

Essa é uma prática muito comum do consumidor brasileiro, por isso, é fundamental que tenha uma estratégia que cubra esse gargalo do carrinho abandonado e a régua de comunicação é uma ótima opção.

  • Aumento da retenção

Através da régua de relacionamento, é possível engajar o usuário e aumentar sua retenção não só no canal propriamente dito, mas também com a sua marca. Ou seja, mantendo o usuário mais próximo do seu negócio como um todo.

  • Personalização

Outras ocasiões em que você pode usar a régua de relacionamento é para tornar a sua comunicação mais assertiva e personalizada. Existem ferramentas que ajudam nesse processo de personalização e segmentação específica com o intuito de gerar ações mais direcionadas e assertivas.

Essas são algumas das ocasiões onde a régua de relacionamento é muito utilizada, mas você ainda pode aplicá-la nas boas-vindas, comemorações e informações, por exemplo.

Basicamente, você pode utilizar a estratégia em quase todas as fases do seu planejamento, basta estruturar detalhadamente como será esse uso e qual o objetivo! Assim, você torna a sua comunicação mais personalizada, assertiva e, consequentemente, aperfeiçoa a experiência do usuário.

Qual a diferença entre régua de e-mail e de CRM?

A régua de relacionamento é uma estratégia de nutrição do seu público, onde você envia e-mails periodicamente buscando estreitar o relacionamento com os consumidores, como vimos acima.

Já o CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que possibilita mapear toda a jornada do usuário, fazendo com que você se aprofunde no perfil do consumidor. 

Através do CRM, é possível:

  • Entender quem é o consumidor;
  • Avaliar a jornada de compra de cada usuário;
  • Descobrir em qual etapa do funil ele está;
  • Segmentar a audiência de acordo com o momento da jornada e enviar comunicações mais assertivas;
  • Personalizar cada contato e criar diferentes campanhas altamente personalizadas. 

Ou seja, o CRM pode ser um importante aliado na sua régua de comunicação, gerando insumos e insights para você trabalhar no relacionamento com os usuários.

Como fazer uma régua de comunicação?

Imagem de pessoas interagindo com seus celulares felizes por uma régua de comunicação efetiva.

A régua de comunicação é importante não só para a fase de conversão, mas para a prospecção em outras etapas do funil.

Separamos 5 dicas que vão te ajudar a começar a estruturar sua estratégia de régua de relacionamento. Dá uma olhada:

1. Coloque o usuário no centro da estratégia

Você já sabe que é com o consumidor que você deve (e quer) falar, por isso, é fundamental colocá-lo como fator principal na estratégia. 

Conheça o seu público alvo e pense em como conversar com esse público de forma natural e agradável. Afinal, não tem como criar um relacionamento com alguém que você não conhece, por isso, é indispensável conhecer as personas de sua marca.

2. Conheça a jornada de compra

Estruture a sua jornada de compra e acompanhe regularmente para entender se o usuário está passando por todas as etapas desenhadas. Depois disso, avalie cada estágio para entender onde e como a sua régua de comunicação atuará. 

Lembre-se que é preciso cobrir todas as etapas do processo de maneiras diferentes, por isso, é fundamental contar com uma equipe especializada para entender o que é mais adequado para cada etapa do funil.

3. O que falar?

Se você seguiu os passos anteriores, agora é hora de pensar no que e como você vai falar em cada etapa do processo. 

O conteúdo é uma das partes mais importantes da sua régua de comunicação, afinal, é ele quem atrai, nutri e engaja o usuário. 

O que você vai falar em cada fase do funil e qual o tom de voz do seu negócio? Essas definições devem acontecer em planejamento prévio e serão ajustadas conforme o retorno dos usuários.

4. Tenha constância

Uma das prerrogativas da régua de relacionamento é a constância. Diferente das relações humanas que podem ser distantes e continuarão existindo, com as marcas é preciso criar um vínculo maior. 

Por isso, criar fluxos de nutrição pode ajudar nesse processo. Alguns usuários demoram mais para converter ou engajar do que outros, então, é preciso que você esteja sempre lembrando como o seu negócio pode ajudá-lo.

Sim, o conteúdo mudará de acordo com a fase em que o usuário está na jornada de compra, mas ainda assim, você precisa estabelecer uma constância para aproximá-lo da sua marca.

5. Colha feedbacks

Entender o que os usuários pensam do seu negócio é uma das partes enriquecedoras do processo. Se a ideia é estreitar o relacionamento com o consumidor, é preciso ouvir suas opiniões e impressões das suas ações. 

Esteja aberto a receber feedbacks e fazer possíveis ajustes de rota para aperfeiçoar a experiência do cliente.

A sua empresa está preparada para implementar a estratégia de régua de relacionamento? Não esqueça que você pode sempre contar com a gente para te ajudar, a All iN filtra a base de dados do seu funil e oferece todo o poder do segmentador. 

Ficou confuso? A gente desconfude, dá uma olhada no vídeo!

Régua de comunicação: expertise All iN

É isso mesmo, a All iN oferece uma régua de ativação automatizada para sua empresa. 

Nós criamos réguas inteligentes que permitem que sua marca se comunique em todas as etapas do ciclo de vida do consumidor, facilitando a análise das inúmeras possibilidades de ações, a apresentação e acompanhamento dos resultados, além da integração JS via GTM. 

Além disso, você conta com uma equipe especializada em soluções digitais e dedicada para analisar o seu negócio e sugerir as melhores práticas para melhorar as suas estratégias. 

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Tags:, Última modificação: 1 de julho de 2022
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