Escrito por 16:30 Estratégias, Marketing Digital

Marketing de atração: qual a importância para sua empresa?

homem pensativo usando roupa social

Você já ouviu falar sobre o marketing de atração? A prática de atrair clientes é uma das partes mais difíceis de qualquer negócio, por mais que a sua estratégia seja minuciosamente desenhada e que as suas ações sejam incríveis, a atração ainda é um desafio para muitas empresas.

Quando falamos de empresas B2B, por exemplo, 74% desse segmento afirma ter dificuldades em vender para o mundo corporativo. O mercado B2C não é diferente, a atração é sempre um desafio para os varejistas.

Entendendo que essa é uma dor em comum de todo o ramo de vendas, o marketing de atração surge como uma estratégia, com o objetivo atrair e conquistar o cliente através de ações específicas que vêm se disseminando entre marcas de todos os nichos e portes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue com a gente!

O que é o marketing de atração?

desenho de mulher com dúvidas

Ainda não sabe muito bem o que é marketing de atração? Fica tranquilo que a All iN te conta tudo!

O marketing de atração, também conhecido como inbound marketing, surgiu em 2006 nos Estados Unidos. O conceito é o desdobramento de um estudo de comportamento do consumidor na internet que, desde então, vem ganhando cada vez mais adeptos e deixando o “antigo marketing” para trás.

A ideia é realmente atrair os usuários, ao invés de ir atrás deles — como era feito antigamente. Aqui, nós criamos estratégias e ações específicas que chamem a atenção do consumidor e façam com que ele procure a marca sem receber centenas de ligações e e-mails por dia.

No marketing de atração, trabalhamos com uma espécie de funil de vendas que nos leva a uma jornada de consumo. Na jornada, a empresa desenha todas as etapas existentes — do primeiro contato do usuário com a marca até a conversão — a partir de 4 pilares fundamentais:

1. Atração

Nessa fase, você deve atrair o usuário com estratégias específicas, como conteúdos educacionais sobre problemas que o seu produto pode resolver e posts de engajamento nas redes sociais.

2. Conversão

No momento da conversão, o usuário já está consciente que tem um problema e vai começar a procurar soluções para resolvê-lo. 

É aqui que você deve investir para que ele deixe de ser um visitante e se torne um lead, oferecendo conteúdos ricos através de uma landing page que capta o e-mail, por exemplo, ou através de uma newsletter.

3. Fechamento

O cliente já tem consciência de seu problema, conhece as soluções que podem ajudá-lo, mas ainda não escolheu. Agora é hora de se destacar!

Estudos de caso, gráficos comparativos e benefícios — como teste grátis — devem entrar nesse momento para instigar a curiosidade do usuário e levá-lo ao escolher o seu negócio.

4. Encantamento

Depois de tudo isso, o cliente comprou. E agora, acabou? Ainda não! Agora é hora de encantá-lo, mostrar que ele fez a escolha certa e estabelecer uma conexão com o usuário

Você pode enviar e-mails educativos sobre o produto que ele comprou, pesquisas que ajudem a colher um feedback sobre o processo da compra e diferentes ações de fidelização.

Isso é importante para o próximo passo do processo de atração, por exemplo, atraindo o usuário a um produto complementar ao que ele adquiriu.

Essas 4 fases são os pilares do marketing de atração. É através delas que você entenderá a jornada de compra do seu cliente, quais canais ele mais utiliza, qual seu perfil de consumo, hábitos online e como você pode personalizar a sua comunicação com base na sua persona e na fase da jornada em que ela está.

Aliás, para estruturar qualquer estratégia, é fundamental saber quem é o seu público e como ele se comporta, de modo a garantir que você está falando como e com quem deveria. 

Invista em ferramentas específicas que podem te ajudar, como o People Marketing, uma metodologia criada para ajudar empresas a entenderem as decisões de compras dos usuários.

E lembre-se, esse processo não está escrito sob pedra, o usuário pode não estar pronto para comprar e demorar mais do que o esperado em alguma das fases, por exemplo. 

Ou você pode estar mapeando perfis diferentes da sua persona, por isso, é fundamental observar os movimentos que acontecem no seu negócio e entender o que pode ser melhorado e como funciona a sua estratégia.

Benefícios do marketing de atração

desenho de mulher sentada mexendo no computador

Investir em marketing de atração proporciona um melhor relacionamento entre o cliente e a marca.

Agora que você já entendeu melhor o conceito, muito provavelmente já deve ter notado como a estratégia pode ser vantajosa, né? 

Para você conhecer mais a fundo sobre esses benefícios, dá uma olhada:

  • Relacionamento com o cliente

Utilizando o marketing de atração você deixa de ser aquela empresa “chata” que fica oferecendo os serviços para toda e qualquer pessoa, e torna-se um negócio muito mais direcionado e assertivo. 

Além disso, durante a jornada, você oferecerá conteúdos que realmente ajudarão o usuário, estabelecendo uma relação, tornando a experiência de compra mais agradável, efetiva e, principalmente, humana!

  • Redução de custos

Agora, você não gastará dinheiro tentando atingir todas as pessoas da cidade ou do estado, as suas ações são muito mais direcionadas porque você conhece o seu público e sabe com quem precisa falar. 

Além do que, trabalhará no mundo digital, onde o seu conteúdo pode ser guardado, reaproveitado e editado com apenas alguns cliques. Você ganha agilidade na produção, aumentando a produtividade e diminuindo os custos.

  • Personalização

Novamente, agora você sabe com quem fala e quem é o seu usuário, assim, é muito mais fácil criar comunicações altamente personalizadas. A segmentação também ajudará nesse processo, fazendo com que você envie a comunicação certa para a pessoa certa e na hora certa.

  • Assertividade

O seu negócio será muito mais assertivo em algumas frentes: você enviará comunicações mais direcionadas conforme a fase em que o usuário está na jornada de compra. Trabalhará em canais mais assertivos, com base nos gostos do seu público. 

Além de ganhar mais efetividade em ações, logística e até previsibilidade financeira.

E aí, o que você acha desses benefícios do marketing de atração? Qual te chamou mais atenção?

5 principais dicas do marketing de atração

desenho de um homem com a mão aberta e levantada e uma lâmpada desenhada ao lado

Se prepare porque a All iN tem 5 dicas para um marketing de atração efetivo! Bora com a gente?

Você está pronto para começar a pensar em como implementar o marketing de atração? Separamos algumas dicas que podem te ajudar!

1. Escolha os canais

Um dos primeiros passos é escolher os canais que o seu negócio trabalhará — com base, é claro, no comportamento do seu consumidor.

Quais canais ele mais utiliza? Redes sociais, blog e e-mail marketing são ótimas opções para trabalhar nas fases da jornada de compra.

2. Invista em SEO

Se você ainda não investe em SEO, a hora é agora! A estratégia ajuda a ranquear o seu site nos motores de busca, como o Google, além de contribuir com a visibilidade do seu conteúdo. 

O SEO pode ser trabalhado no seu site e é muito comumente investido nos blogs, então não deixe para depois.

3. Capriche na newsletter

Engana-se quem pensa que a newsletter (ou o e-mail marketing) são estratégias do passado. 

Ambos trazem bons resultados para o seu negócio e podem ser feitos de forma automatizada, criando escalabilidade e agilidade nos seus processos — além de serem altamente personalizados!

4. Invista em materiais ricos

Os materiais ricos são ótimas opções para atrair os usuários. Invista tempo em e-books, webinars, estudos de casos e outras opções que podem ajudar o seu usuário a ir para a próxima fase do funil.

5. People Marketing é agora!

A metodologia vai te ajudar a entender o comportamento do seu usuário e guiar as suas estratégias, com base nas informações que os seus próprios leads disponibilizam. Assim, você conseguirá direcionar os seus esforços para as melhores práticas.

Será que o seu negócio está pronto para o marketing de atração? Antes de começar a colocar as dicas em prática, tenha em mente que é preciso estruturar um planejamento sobre a estratégia e conhecer minuciosamente cada etapa: custos, canais, processos, necessidade de equipe etc. 

Além disso, tenha em mente que você precisará criar uma cultura de acompanhamento para garantir que o seu marketing de atração está realmente atraindo, ou seja, monitorar resultados, fazer relatórios constantes e acompanhar a evolução dos processos desenhados no planejamento.

Como a All iN te ajuda a inserir o marketing de atração na sua empresa?

Com inteligência estratégica! Com o People Marketing você consegue se comunicar com o seu cliente de forma simples e rápida, através de pop ups, SMS, banners e até notificações push. 

 

A metodologia foi pensada para contribuir com empresas e clientes de maneira efetiva, agradável e, principalmente, humanizada – tornando o seu marketing de atração assertivo, prático e real – muito além de algo robotizado e distante. 

Quer saber como funciona? Clique no banner e fale com a gente!

Curtiu? Coloque nos comentários as suas percepções sobre a estratégia! 😉

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Última modificação: 28 de dezembro de 2021
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