Mulher com expressão curiosa ansiosa para saber os 5 motivos para não comprar lista de e-mails.

Escrito por 09:00 E-mail Marketing

5 motivos para não comprar lista de e-mails

Comprar lista de e-mails parece, à primeira vista, uma rápida e vantajosa forma de obter uma base de contatos para campanhas de marketing digital, especialmente quando uma empresa está iniciando suas atividades no mercado, não é mesmo? No entanto, saiba que esta prática além de ilegal, pode sair caro e comprometer seriamente a reputação da sua empresa!

Construir uma lista de contatos segmentada e qualificada é uma tarefa trabalhosa, que exige tempo e dedicação. Por isso, iniciantes em negócios online supõem que comprar lista de e-mails aumente as chances de encontrar clientes em potencial. 

Mas apesar da aparente facilidade e baixo custo de aquisição de contatos, adquirir informações pessoais sem autorização é um dos erros mais recorrentes entre empresas de diversas áreas de atuação.

Garantir um “atalho” para disseminar conteúdos a respeito de determinado serviço ou produto é, infelizmente, uma prática bastante comum. Continue a leitura e entenda os porquês de não ser uma boa ideia comprar listas de e-mails! 😎 

Listas de e-mails: nem um pouco confiáveis.

Mulher com expressão de surpresa ao descobrir que listas de e-mails são pouco confiáveis.

Quer saber porque você não deve comprar lista de e-mails? A All iN te conta!

É importante lembrar que o foco de uma estratégia de inbound é gerar conteúdo relevante para o público certo. Comprar listas de e-mails  significa que pessoas aleatórias, que não conhecem e nem estão interessadas no seu serviço ou produto, receberão e-mails da sua empresa.

Certamente esse será  o tipo de mensagem que vai para a lixeira ou será marcada como SPAM. Além disso, é bastante provável que muitas contas não existam mais ou estejam desativadas. 

Isso faz com que a lista de e-mails seja nem um pouco confiável, pois as mensagens são disparadas para um público que não foi segmentado e nem é o considerado ideal para a sua marca, além de ter zero engajamento.

Fora isso, essa ação pode te trazer vários problemas. Conheça agora os 5 motivos para não comprar lista de e-mails: 

Problemas com o provedor de serviço de e-mail

O avanço da tecnologia permitiu uma grande evolução nos serviços de e-mail. Atualmente, as plataformas de disparo possuem mecanismos capazes de detectar erros de entrega e identificar listas de má qualidade, prejudicando seriamente a reputação da sua infraestrutura de disparo pelos provedores.

Por exemplo: a taxa de retorno indica quantos e-mails são enviados para a lista e retornam por algum problema. Os softwares de e-mail marketing identificam listas de e-mails compradas por meio deste indicador. 

Caso muitas mensagens sejam marcadas como spam, a conta é encerrada e o serviço de e-mail pode tomar ações legais contra a empresa, uma vez que comprar lista de e-mails viola o contrato de serviço.

Reduz a capacidade de entrega

Ao enviar uma mensagem para um destinatário que não assinou para recebê-la, é bastante provável que o conteúdo seja identificado como SPAM

E, na pior das hipóteses, quando o endereço de IP do remetente é notificado como spammer, a mensagem sequer vai para a caixa de SPAM.  

A presença de e-mails não autorizados de um cliente prejudica a capacidade de entrega de outros clientes que compartilham o IP notificado, interferindo seriamente no retorno sobre o investimento. 

Lembre-se: Uma boa lista de e-mails deve ser pautada na qualidade, e não na quantidade.

Prejudica a imagem da marca

Enviar mensagens a respeito do seu serviço ou produto para pessoas que não se inscreveram para recebê-los é bastante incômodo, irritante e invasivo para o usuário. A prática, além de trazer problemas junto ao provedor de serviços de e-mail, também compromete a reputação online da sua empresa.

Bastam algumas menções negativas nas redes sociais para que a reputação da sua empresa seja prejudicada. 

É possível verificar esse tipo de situação ao realizar uma pesquisa nas ferramentas de busca, que indicarão os principais resultados na primeira página: e, com certeza, aparecerão reclamações de pessoas irritadas por receberem vários e-mails não solicitados da sua empresa.

Fique atento! Comprar listas de e-mail é crime!

Mulher fazendo o sinal de pare demonstrando que comprar listas de e-mail é crime.

Comprar lista de e-mails é crime e prejudica sua empresa e seus clientes. Fuja dessa prática!

Além de ser uma péssima opção para incrementar a lista de contatos de uma empresa, comprar listas de e-mails é crime previsto pelo Código Penal

O e-mail é um objeto privado  e não pode ser divulgado de qualquer forma sem o consentimento prévio do cliente. Tal prática configura abuso de direito, cabendo um processo de danos morais contra a empresa anunciante e a empresa que vende o serviço.

A compra de lista de e-mails é perigosa, não apenas para  as finanças, como também para a reputação de uma empresa. 

Construa sua base de contatos com um trabalho de marketing digital de qualidade, oferecendo materiais valiosos e benéficos para o público. Por meio de pesquisas, formulários e outros canais você poderá delinear uma estratégia de disparo eficiente, assertiva e lucrativa.

Quer saber como a All iN pode te auxiliar nesse processo? Entre em contato com a gente pelo banner!

(Visited 1.203 times, 2 visits today)

Sharing is caring!

Tags:, , Última modificação: 3 de março de 2022
Fechar