mulher segurando computador e sorrindo

Escrito por 09:00 Estratégias, Marketing Digital

Aprenda a criar estratégias de comunicação nas mídias sociais

Já pensou na importância de aplicar estratégias de comunicação nas mídias sociais da sua empresa?

Se você tem Instagram, WhatsApp ou conta no YouTube, então você está nas redes sociais! No mundo, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais, o que equivale a 53,6% da população mundial.

No Brasil, não é muito diferente: mais de 150 milhões de pessoas utilizam redes sociais. A taxa de usuários pelo total de habitantes alcança mais de 70%, um dos maiores índices do mundo — somos o 3º país que mais utiliza as redes! 😉

Pensando em números tão grandiosos, não tem como deixar as mídias sociais de lado em sua estratégia de negócio, né? Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para te ajudar a estruturar estratégias de comunicação nas mídias sociais. Acompanhe com a gente!

O que é comunicação nas mídias sociais e qual a sua importância?

planeta terra conectado com vários ícones de redes sociais e duas pessoas mexendo no computador

Utilizar estratégias de comunicação nas mídias sociais garantem maior sucesso aos seus negócios.

A comunicação nas mídias sociais é tudo aquilo que a sua empresa posta estrategicamente no Facebook, Instagram, entre tantas outras redes que existem, além de fóruns e grupos de conversa online que também são considerados mídias.

Se você já observou ao seu redor, entrou no transporte público ou em um café, por exemplo, já deve ter percebido que o brasileiro não sai das redes sociais: 45% dizem que passam, pelo menos, uma hora por dia nelas.

Por isso, estratégias de comunicação nas mídias sociais são tão relevantes para o seu negócio. Nossa pesquisa aponta que as mídias funcionam como uma grande e ampla vitrine da sua marca: sempre que alguém recebe uma indicação de uma empresa ou descobre uma, a primeira coisa que ela faz é pesquisar na internet e verificar as redes sociais do negócio para entender se pode confiar naquela marca.

Para além do nosso uso do dia a dia, é importante entender que, para posicionar o seu negócio nas redes sociais e conquistar presença digital, é preciso compreender os objetivos de cada rede e, principalmente, qual a maneira de criar estratégias de comunicação nas mídias sociais adequadas a cada uma delas. 

Mas por que investir em mais um canal de comunicação? A resposta é simples: os benefícios são muito relevantes para o seu negócio, dá uma olhada nas vantagens que as estratégias de comunicação nas mídias sociais trazem para você

Aumentar seu alcance orgânico

Lembra a história da “vitrine ampla”? É exatamente assim que as redes podem funcionar para o seu negócio — levá-lo a centenas ou até milhares de pessoas digitalmente. Quanto mais pessoas conhecem o seu negócio, mais oportunidades você tem. Agora imagina tudo isso sem nem precisar sair de casa? Quando bem estruturadas, as redes sociais conseguem ampliar consideravelmente o alcance da sua marca e te ajudar a navegar em novas possibilidades.

Construir uma comunidade sólida 

As redes também se tornaram ótimos pontos de contato entre marca e cliente. Ao divulgar conteúdos e gerar identificação com os usuários, você constrói uma comunidade engajada e leal ao seu conteúdo. Assim, mesmo que o usuário ainda não conheça o seu negócio, ele pode seguir nas redes sociais e se interessar pelo seu produto por conta do conteúdo. Além disso, você estabelece um contato mais próximo e humano com seus leads e clientes.

Ganhar autoridade no segmento

Vamos supor que você atua no ramo de calçados esportivos e estamos falando de uma era pré-redes, onde se contava apenas com a loja física. Em um mundo com marcas de calçados tão famosas, e valiosas, era mais difícil se destacar e virar autoridade nesse segmento, mas com a internet e as redes sociais isso mudou! 

Agora, marcas de todos os nichos e portes têm sua vez e voz para compartilhar sobre suas ideias e produtos em um ambiente com uma audiência enorme e pronta para conhecer outras possibilidades. Uma boa estratégia de conteúdo nas mídias sociais vai te ajudar a criar seu posicionamento digital de modo a destacar-se dos concorrentes e, principalmente, contribuir com a credibilidade e expertise da sua marca no assunto.

Obter insights relevantes 

Somos suspeitos para falar porque amamos dados, mas não tem quem não goste de basear decisões em ações concretas, né? Nas mídias sociais quase tudo é mensurável, o que te ajuda (e muito) a entender quem é o seu público, com quem você está conversando, o que as pessoas gostam de ver na sua marca, produtos preferidos e até as impressões delas sobre o seu negócio, como feedbacks e sugestões de melhorias.

Esse talvez seja um dos benefícios mais importantes das estratégias de comunicação nas mídias sociais: obter insights que vão te ajudar para além do digital, mas até na gestão criativa, logística, operacional e financeira da sua empresa.

Como criar estratégias de comunicação nas mídias sociais?

mulher mexendo no computador apontando para cima

Boas estratégias de comunicação nas mídias sociais são essenciais para que seu negócio se desenvolva bem.

Agora que você já conhece os benefícios, vamos para a ação? Então, confira nossas dicas para começar a criar suas estratégias de comunicação nas mídias sociais 😃

As principais estratégias de comunicação nas mídias sociais

  • Entenda as características das diferentes mídias sociais: cada rede tem um objetivo, uma particularidade e um público diferente que a consome. Por isso, é fundamental compreender as especificidades de cada uma para identificar quais as mais adequadas para o seu negócio.
  • Padronize a comunicação nas suas mídias sociais: ao criar a sua estratégia de comunicação digital, é fundamental considerar qual a sua identidade visual, tom de voz e características nas redes. É importante ter um “manual de identidade” que te guie para que a sua comunicação seja padronizada e coesa.
  • Invista em conteúdos variados: se você é usuário de redes sociais, com certeza não consome só um tipo de conteúdo, certo? Invista em formatos diferentes, assuntos relacionados ao seu nicho e dicas que podem ajudar o seu público a compreender ou solucionar questões do universo em que a sua marca está inserida.
  • Monitore os resultados das mídias sociais: indispensável! Você só conseguirá entender se a sua estratégia de comunicação nas mídias sociais está funcionando se monitorar os resultados e entender o que o público espera do seu negócio no mundo on.

Elabore suas estratégias de comunicação nas mídias sociais

mulher com megafone falando sobre redes sociais e homem mexendo no computador

Foque no processo de criação de estratégias de comunicação nas mídias sociais e tenha ótimos resultados.

Demos mais um passo na sua jornada de entender sobre as estratégias de comunicação nas mídias sociais e, agora que você já conhece melhor as opções, é hora de pensar em como colocá-las em prática. Você está preparado? Então confira as dicas e entenda como os conceitos se adequam à sua realidade.

Conheça seu público-alvo

Só sabendo com quem você quer falar você conseguirá estruturar uma estratégia. Afinal, se você não souber quem é o seu público, como vai definir em qual rede sociais eles estão? Saber quem é o seu público-alvo é um trabalho que se encontra no pré-planejamento de comunicação digital e deve constar na sua estrutura de negócio para garantir que todo o seu ecossistema de atração e venda esteja buscando as pessoas certas.

Determine objetivos e metas estrategicamente

Provavelmente, o seu negócio tem objetivos e metas de vendas, atrações e logística, né? Para a sua estratégia de comunicação nas mídias sociais não é diferente. Estabelecer objetivos e metas te ajudam a avaliar o sucesso das suas ações e como, de fato, as mídias sociais contribuem com o seu negócio na totalidade.

Acompanhe as tendências de comunicação nas mídias sociais

Esse também é um passo que deve estar constantemente presente em sua estratégia de comunicação para as mídias sociais. Acompanhar as tendências faz com que você esteja sempre atualizado e por dentro do que está acontecendo no mundo digital, o que contribui com os diferenciais do seu negócio e te destaca competitivamente dos seus concorrentes

E aí, você está pronto para começar a utilizar estratégias de comunicação nas mídias sociais e alavancar o seu negócio com essa enorme vitrine online? Qual o principal desafio do seu negócio para dar o primeiro passo no mundo digital? Compartilhe com a gente nos comentários e não esqueça que a All iN tem diversos conteúdos que podem te ajudar nessa jornada incrível! 🚀

Clique e entenda mais sobre essa nova estratégia de comunicação para redes sociais.

(Visited 3.801 times, 3 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 1 de julho de 2022
Fechar