Escrito por 09:00 E-commerce

Live de vendas: o que você precisa saber para começar

Você com certeza já ouviu falar ou até participou de uma live de vendas, né? O live commerce é uma tendência que acompanha a transformação digital que estamos passando há alguns anos. 

Principalmente depois do isolamento social, o consumidor e a sua forma de consumir mudaram muito. Tivemos que nos adaptar para que as compras pudessem ser feitas totalmente online, seja por uma plataforma ou através dessas lives de venda. 

Agora, o live commerce pode ser uma ótima estratégia para ser levada em conjunto às suas campanhas de marketing, aproximando seu público e gerando conversões. Então, chegou a hora de se aprofundar no tema ou, se ainda não conhece, descobrir tudo o que você precisa saber para implementar. Vamos lá?

O que é uma live de vendas?

Ilustração de uma pessoa acompanhando à uma live, introduzindo o conteúdo de Live de Vendas

O live commerce pode ser uma boa oportunidade para seu negócio.

O live commerce é uma estratégia de vendas no ambiente online. No modelo live de vendas é possível divulgar produtos, tirar dúvidas e criar uma verdadeira vitrine digital através de transmissões ao vivo, interagindo com os usuários e trazendo mais credibilidade para a marca.

Normalmente, as transmissões são feitas através das próprias redes sociais, como o Instagram, e atingem centenas de pessoas. Em uma pesquisa realizada pela All in em parceria com a Opinion Box, 71% afirmaram que fazem compras pelas redes sociais – ou seja, há muito espaço e estratégia a explorar com o Live Commerce. Vamos explorar mais o assunto. 

Quais as vantagens de  fazer live de vendas?

Com o boom das lives, durante a pandemia, os consumidores ficaram mais próximos ao ambiente digital e às marcas que participaram dessas ações. Com isso, criou-se esse novo modelo que promete facilitar o relacionamento com os clientes, além de trazer benefícios comerciais e de awareness para a marca. 

Separamos alguns itens que vão te ajudar a entender as vantagens desse modelo.

Espaço aberto de diálogo e engajamento

Como dissemos, a live de vendas proporciona um espaço aberto para se relacionar com a audiência. Ali, durante a própria live, os consumidores elogiam, tiram dúvidas e engajam com a marca, tornando essa relação mais orgânica e interativa

Aliás, se pretende colocar a estratégia em prática, é recomendado contar com um moderador ou profissional para te ajudar com essas interações ao vivo. Lembre-se que o relacionamento parte dos dois lados – normalmente, as pessoas não interagem se não forem instigadas a isso.

Exposição dinâmica e palpável dos produtos

Ilustração de uma pessoa apresentando um produto como apresentaria em uma loja ou uma vitrine

As lives trazem a proximidade que faltava nas vendas online

Você sabia que 53% das pessoas que responderam a nossa pesquisa, disseram que preferem comprar na loja física porque conseguem visualizar melhor o produto? Com a live de vendas, essa dificuldade é resolvida!

Muito mais do que imagens estáticas do produto, através da live você consegue dar dinamismo e mostrar produtos reais aos consumidores. Se você for mostrar um tênis, por exemplo, consegue fazer um 360 do produto, apertar, elencar as características e, realmente, apresentar o item de forma mais interativa. 

Esse benefício ajuda o comerciante a mostrar o seu produto e o consumidor a entendê-lo, sanando dúvidas e comprovando a qualidade. 

Alcance de novos clientes

A live já é um modelo que é mais entregue dentro das próprias redes, além disso, o modelo é mais facilmente compartilhado, o que ajuda a expandir a mensagem da sua marca. 

Aliás, nossa pesquisa também mostrou que 26% dos entrevistados são atraídos por lives de pequenas marcas e 18% disseram que lives com pessoas famosas chamam mais atenção. São várias as possibilidades de live commerce, qual se aplica melhor ao seu negócio?

Sua marca mais humanizada

O e-commerce tradicional é útil, pode ser atraente, mas não se compara a experiência e pessoas reais, concorda? 

Através do live commerce, você traz mais dinamismo para os produtos, mostra pessoas, interage com a comunidade e proporciona uma experiência mais humana aos usuários. Além disso, a proposta ajuda a aumentar a credibilidade da marca e a identificação dos usuários com a marca.

O que é preciso saber antes de começar?

O primeiro e primordial passo para implementar o live commerce em seu negócio é o planejamento. Não dá para criar uma estrutura dessa sem um planejamento minucioso sobre como será essa execução, qual será o ambiente e como ele será montado, além de projeções sobre os resultados. 

Dito isso, anota aí outros fatores importantes para considerar:

Conheça e encante seu público

Sim, outra premissa básica é conhecer o seu público. Já falamos algumas vezes aqui sobre a importância de conhecer a sua persona e a jornada de compra, e a live de vendas também tem essa necessidade. 

Sabendo quem é o seu consumidor você conseguirá definir com assertividade os melhores dias e horários para a transmissão, quais produtos apresentar e até detalhes, como cenário e apresentador terão um racional a seguir.

Espalhe a notícia

Lembra que o planejamento e a antecedência são fundamentais? Não se começa uma live de vendas do nada, no improviso. Uma estratégia de divulgação pré, durante e pós são importantes para garantir que o seu público está por dentro do que está acontecendo. 

Aliás, voltando a nossa pesquisa, 87% dos entrevistados disseram já ter o hábito de comprar online, 31% compram mensalmente e 21% toda semana. Sabendo com antecedência sobre a live commerce de sua marca, o cliente poderá preparar-se para aguardar e aproveitar a sua oportunidade.

Domine a plataforma escolhida

Ilustração de uma pessoa fazendo uma compra usando o celular, como compras em lives de vendas

As plataformas apresentam oportunidades diferentes de alcance e conversão

Onde será sua live de vendas? Qual a plataforma preferida do seu público? Segundo a nossa pesquisa, o Instagram é a plataforma campeã para pesquisas sobre produtos com 70% dos votos, seguido de Google Shopping (55%), Facebook (53%) e YouTube (46%). Já as redes sociais, onde os entrevistados mais compram são: 

Tabela mostrando quais são as redes sociais mais usadas

Por isso, é fundamental entender qual a plataforma preferida dos seus usuários e dominá-la para garantir que a execução seja conforme o planejado e com menos riscos possíveis.

Tenha um bom equipamento

As lives são conhecidas por serem uma opção viável a todo tipo de negócio, independente do porte. Entretanto, existem alguns cuidados que precisam ser levados em consideração para garantir que a experiência seja agradável: luz, câmera e som são os principais pontos. Fique atento se a iluminação está adequada, se a imagem é nítida e se o som é claro.

Prepare um roteiro

O roteiro ajuda a executar a sua live de vendas de maneira mais profissional e segura. Assim, o conteúdo tem uma lógica e constância com o mínimo de interrupções e improvisos possíveis. Pense qual será o gatilho utilizado na sua live de vendas, como você atrairá as pessoas e, principalmente, quais são as ferramentas que utilizará para mantê-las no seu conteúdo. 

Quais são as dores e desejos da sua persona? Como você pode reforçar sua autoridade? Quais são os grandes benefícios da compra e como quebrar objeções? Leve toda a jornada de compra em consideração para o planejamento.

Atente-se ao cenário

O visual também é um ponto importante na sua live commerce, afinal, é um dos primeiros recursos que os usuários vão ver ao passar pela sua transmissão. Trabalhe com recursos, cores e elementos que remetam a sua marca e fortaleçam a sua imagem, isso também ajuda a passar credibilidade e autoridade.

Escolha quem estará a frente 

Quem será o seu “show man/woman”? Escolha o apresentador com cuidado, lembre-se que essa pessoa precisa ser carismática, ter uma boa dicção e saber como atrair, instigar, conquistar e convencer o público. 

Outra dica é escolher alguém que entenda profundamente a marca e tenha afinidade com os produtos que serão apresentados para garantir que as informações sejam passadas com segurança.

Lembre-se do pós

Ufa, a sua live commerce aconteceu, e agora? É hora de medir os resultados e entender o que funcionou e o que pode ser melhorado. Analise as métricas disponíveis, compreenda a reação do seu público e anote os pontos fortes, fracos e de melhoria. 

Hora de se preparar!

Preparado para dar início a essa estratégia que vai ajudar o comercial, marketing e branding do seu negócio? Lembrando de todas as nossas dicas, coloque em prática e conte-nos suas impressões. 

E lembre-se que você pode sempre contar com a All in para conhecer e se aprofundar nas melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio, é só clicar aqui!

Clique aqui para baixar nossa pesquisa completa sobre Social Commerce e Live de vendas

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Última modificação: 29 de junho de 2022
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