Escrito por 09:00 Marketing Digital

Marketing de experiência: saiba como usar

Não é novidade que o consumidor mudou com a transformação digital, certo? Por isso, o marketing de experiência pode ser um grande aliado da sua marca para acompanhar essas mudanças e se destacar em meio a elas.

A transformação digital dos últimos anos acelerou essa mudança no consumo. Nós já falamos disso em outra oportunidade, lembra? Mais exigente, perspicaz e preocupado com questões sociais, os clientes querem se relacionar com marcas que oferecem mais que um produto de qualidade.

Mas o que eles querem então? Quais as estratégias mais eficientes para conquistar e fidelizar um cliente? É isso que você vai entender agora com esse conteúdo exclusivo da All in sobre o marketing de experiência. Vem com a gente!

O que é o Marketing de Experiência?

O marketing de experiência, também chamado de marketing sensorial, tem como objetivo encantar e mexer com emoções e sensações do consumidor para atraí-lo, conquistá-lo e fidelizá-lo.

Toda compra é precedida por uma experiência e o marketing sensorial visa entender e analisar essa experiência para identificar quais estímulos contribuíram para aquela tomada de decisão e os gatilhos, sensações e emoções que ficaram atreladas àquele processo. 

Ilustração de uma mulher próxima a um celular, cercada por ilustrações de roupas e efetuando uma compra. Exemplifica uma ação por marketing de experiência

O marketing de experiência ajuda a aprimorar a experiência de compra da sua marca!

Pense em você mesmo como cliente: só o preço basta para a sua tomada de decisão? Os consumidores buscam muito mais que isso: qualidade, propósito, engajamento social, agilidade, experiências integradas e otimizadas – são só alguns dos atributos necessários para encantar o consumidor hoje.

Quer um exemplo? Pense em grandes marcas como a Coca-Cola, ela não vende só refrigerantes, ela vende uma experiência, um momento de união e felicidade. Os bancos digitais vão muito além de serviços bancários, eles oferecem praticidade, rapidez e comodidade

Uma marca não pode só vender um produto – ou ela estará fadada a se misturar com todas as outras; ela precisa englobar toda uma experiência única, agradável e otimizada, de acordo com as necessidades de sua persona.

Sim, a persona, lembra dela? É conhecendo-a que você conseguirá colocar o marketing de experiência em prática: você já sabe quem é o seu consumidor, suas dores e desejos e, com a estratégia, você entenderá quais gatilhos contribuem com a sua tomada de decisão e quais são os sentidos e emoções despertadas para torná-la um cliente fiel de uma marca. 

Mas calma, nós vamos explicar isso melhor. Continue com a gente!

Os benefícios do marketing de experiência

Colocar essa estratégia em prática já traz o benefício de observar e analisar os comportamentos do seu consumidor – e isso pode trazer diversos insights para o seu negócio. Mas não para por aí, o conceito envolve outras vantagens que serão percebidas ao longo da execução, como:

Aumento da fidelização

Se a experiência do cliente for memorável, ele ficará com vontade de voltar e indicar sua marca. Para muitos consumidores, a experiência de compra pode ser tão ou mais importante que o produto/serviço oferecido.

Além disso,  uma pesquisa da All in sobre perfil de consumo mostra que os clientes estão dispostos a pagar mais caro para ter uma boa experiência, então unir a qualidade do seu produto a uma experiência satisfatória pode ser uma receita de sucesso para aumentar a fidelização dos seus clientes.

Cultura do feedback

Ilustração de uma pessoa dando avaliações e feedbacks na internet

A satisfação do cliente é super importante para qualquer empresa.

Quanto mais próxima a relação com o usuário, mais se cria a facilidade de feedbacks, concorda? Criando esse relacionamento com os seus consumidores, eles se sentirão à vontade para dizer a você o que acham dos seus serviços.

Podem dar sugestões, elogios e críticas construtivas que irão te ajudar a aperfeiçoar não só a experiência do usuário, mas o seu negócio como um todo. E nada melhor do que ouvir quem realmente importa, né?
A mesma pesquisa da All in apontou que 41% dos clientes costumam avaliar as lojas e produtos quando recebem e-mail para isso e 26% dão feedback em aplicativos e sites. Olha aí a oportunidade de estimular esse contato com seus clientes.

Identificação com a marca

Criando uma experiência consistente e focada no usuário, consequentemente, ele se sentirá mais próximo do seu negócio e estabelecerá uma relação de identificação. O que, além de favorecer a cultura do feedback e a fidelização, também permite que ele indique, recomende e seja um verdadeiro brand lover.

Mais clientes

Aliás, já que o seu brand lover vai indicar e recomendar o seu negócio, a consequência é atrair cada vez mais clientes. Afinal, como uma experiência tão incrível não vai atingir mais pessoas? O marketing de experiência te ajudará também nesse processo de atração e retenção.

Coloque essa estratégia em prática!

Ilustração de uma mulher apresentando gráficos de resultados positivos, resultado do marketing de experiência

Colocar essa estratégia em prática trará ótimos resultados para sua marca!

Como toda estratégia, existe um processo para colocar o marketing de experiência em prática, um ponto fundamental, por exemplo, é entender e acompanhar a jornada de compra e os hábitos e comportamentos do seu consumidor, você já faz isso? Aproveita e salva aí outros pontos que vão te ajudar a colocá-lo em prática:

Busque a inovação

O pensamento criativo se faz necessário para atrair, emocionar e impressionar os seus consumidores. Aqui, o “pensar fora da caixa” se torna uma premissa básica, mas nada de reinventar a roda, hein? O pensamento criativo aqui tem como foco criar experiências memoráveis, se fazer presente, ser lembrado pela inovação ou pelos sentimentos e emoções que despertou.

Por exemplo, o chocolate KitKat já fez uma campanha em que colocou sua logo em bancos de madeira, fazendo parecer que cada ripa era um bloco de seu tão famoso chocolate. Legal, né?

Use ferramentas de relacionamento

Mas nem só de inovação vive um negócio. Uma premissa fundamental do marketing de experiência é a qualidade do atendimento, suporte e, principalmente, pós-venda. 

O atendimento acaba sendo um dos principais pontos para tornar uma experiência agradável, por isso, é imprescindível o investimento na área. Profissionais especializados e ferramentas de relacionamento podem contribuir (e muito) com o seu atendimento.

Felizmente, hoje podemos nos aproveitar de uma ferramenta acessível e já aderida por muitas pessoas: as redes sociais. Sua marca pode fazer uso delas para manter uma relação mais próxima com seus clientes.

Para além do ponto de vendas

A experiência tem que ser incrível no ponto de vendas, mas não pode ficar só nele, né? Leve a sua inovação, criatividade e as experiências incríveis para outros pontos de contato, além do físico. 

Entenda onde o seu cliente está e esteja também, apresente a experiência incrível que o seu negócio proporciona a outras pessoas. O ponto de venda físico é apenas uma das muitas possibilidades.

A experiência pode ser móvel, pode estar em diversos lugares, assim como mostramos na campanha da Kitkat.

Marketing de experiência: a All in pode te ajudar

E é claro que você pode contar com a All in em mais essa estratégia! Nós temos diversas soluções focadas em relacionamento com o cliente e personalização. Temos certeza que podemos te ajudar com inteligência estratégica focada em pessoas. 

Afinal, nosso lema é fazer pessoas se apaixonarem pela sua marca, o resultado é consequência! Saiba mais aqui.

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Última modificação: 30 de junho de 2022
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