Entenda por que você deve dar importância à análise de comportamento do consumidor! - All iN

Entenda por que você deve dar importância à análise de comportamento do consumidor!

Conhecer a importância do comportamento do consumidor é essencial.
Confira o artigo e saiba mais!

Entender como o consumidor se comporta tem se mostrado crucial para o sucesso das empresas. Cada vez mais pessoas estão descobrindo a conveniência em comprar pela internet, e as lojas virtuais estão tendo que lidar com esse crescimento. Podemos dizer que a análise de comportamento pode ser a solução para conquistar e fidelizar esses potenciais clientes.

Contudo, é possível que você tenha algumas dúvidas a respeito da importância dessa análise e como fazê-la. Esses questionamentos são comuns, levando em consideração as inúmeras ferramentas digitais — não há como conhecer os benefícios de cada uma. Além disso, é preciso saber como essa análise vai impactar diretamente no seu e-commerce.

Quer conhecer a importância da avaliação e seus impactos? Continue lendo o artigo e confira!

O comportamento do consumidor em e-commerce

Os consumidores online costumam ser mais criteriosos na hora de fechar uma compra. Como sabemos, a internet possui diversos canais de informação. Dificilmente alguém compra um produto sem antes pesquisar.

A recomendação de outros usuários é um dos fatores mais importantes na hora da decisão de compra. Se a sua loja ou produto possuir avaliações e comentários negativos, pesará na balança.

Entretanto, caso você não disponibilize esses campos para o feedback, a situação pode se agravar. Isso ocorre porque, mesmo que você tenha feedbacks negativos, ao habilitar a função de comentários e avaliações, você estará mostrando transparência.

Outro ponto de extrema relevância que deve ser levado em consideração é a responsividade. As pessoas não só estão comprando mais pela internet, como estão efetuando essas compras por dispositivos móveis. Portanto, se o seu site não é amigável para esses aparelhos, você está perdendo muitos clientes.

Para ser mais exato, 75% dos usuários de smartphones abandonam os sites que não são responsivos.

Podemos dividir os consumidores online em três categorias:

decididos;
avarentos;
gastadores.
Para os que fazem parte do último grupo, a internet é o local ideal. Com apenas alguns cliques, eles têm acesso a um enorme catálogo de produtos. Nunca foi tão fácil comprar como é atualmente.

Os avarentos são os clientes mais complicados para qualquer vendedor. Eles são mais difíceis de serem convencidos, pois pesquisam muito e estão sempre chorando por descontos. Sem contar que fidelizá-los é uma tarefa mais difícil.

O grupo dos decididos é responsável pela maior parte da fatia. Eles sabem exatamente o que querem e, quando suas expectativas são atendidas, tornam-se clientes fiéis.

A importância da análise de comportamento

Analisar o comportamento dos usuários é fundamental para traçar as estratégias em seu e-commerce e começar sua campanha de marketing. Você deve entender o que eles querem e esperam de sua loja.

Da mesma forma que é preciso fazer uma pesquisa para identificar seu público-alvo, também é indispensável monitorar os passos desses usuários para entregar o que eles anseiam. Pode ser uma tarefa fácil verificar os mais vendidos, porém, deve-se pensar naqueles produtos que têm mercado e que sua loja ainda não vende.

Os passos que os consumidores dão em seu site também devem ser considerados para definir as melhores práticas. Com ferramentas de análise, você consegue saber exatamente quais páginas têm maior rejeição e como os visitantes estão encontrando seu site, por exemplo. Tendo esses dados, você compreenderá os pontos fracos de sua loja virtual e saberá onde investir.

Você sabia que 43% dos consumidores online descobrem novos produtos por meio das mídias sociais? Dependendo do seu público-alvo, esse número pode variar, mas é uma média bastante expressiva. Somente quando você faz a análise de comportamento, consegue entregar os produtos certos nos lugares certos.

All iN Marketing Cloud

Tão importante quanto monitorar o comportamento do seu consumidor no seu e-commerce é enviar mensagens personalizadas em múltiplos canais baseadas nesse mesmo comportamento captado. E isso, é uma das especialidades da All iN. Através da instalação de tags no seu e.commerce e no app mobile, você pode identificar clientes que abandonaram carrinho, buscaram por algum produto, abandonaram uma navegação, dentre outras ações e enviar campanhas através de múltiplos canais recomendando produtos para aumentar a conversão. São mais de 15 regras de comportamento, que ajudam a aumentar a conversão em 40%.

Impactos na tomada de decisões

Suas decisões mudam completamente quando você faz uso de dados reais. Confiar apenas na intuição e informações rasas pode ser muito perigoso. No entanto, ao iniciar uma nova ação, não há como ter certeza de sua eficácia. Apenas depois de algum tempo é possível analisar seu impacto.

Vamos supor que você anunciou um produto que está em alta, mas verificou que houve grande rejeição. Então, você decide mudar a descrição do produto. Em vez de colocar apenas a descrição técnica, você inclui seus benefícios. Mais adiante, comprova que houve um acréscimo nas vendas.

O que aconteceria se você não tivesse verificado esse problema e corrigido? Provavelmente, continuaria na mesma. Isso é o que acontece quando você não analisa o comportamento do usuário ou não corrige suas ações para atingi-lo.

O mesmo exemplo pode ser aplicado em sua plataforma de vendas. Mudar a estrutura do site pode ter impacto positivo nas vendas. O layout da página é a primeira impressão que o visitante terá da sua loja. Se ele entra no website e se depara com uma estrutura desorganizada, sairá de lá o mais rápido possível.

Se você consulta o Google Analytics e observa que há um índice de rejeição grande logo na primeira página, certamente, esse é o problema.

Entender o consumidor pode ser fator-chave, até mesmo, para treinar a equipe utilizando os dados levantados. O atendimento pode se tornar mais personalizado e direcionado. Portanto, a análise de comportamento impacta desde o início de sua estratégia até o final.

Chegamos ao final do post. Agora, que tal ficar por dentro de todas as novidades? Siga-nos no YouTube, Facebook e LinkedIn para ter acesso aos melhores conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *