Escrito por 14:15 Estratégias

Base de e-mails atualizada é essencial para o sucesso das campanhas

O e-mail marketing exige atenção e cuidado em todas as etapas, desde a concepção da peça até a análise de relatórios, mas o fator que julgo mais importante é a base de e-mails. Digo isso porque se não tivermos os devidos cuidados com a manutenção da base, a entrega na caixa de entrega dos destinatários de nossas mensagens pode ser comprometida.

O e-mail marketing exige atenção e cuidado em todas as etapas, desde a concepção da peça até a análise de relatórios, mas o fator que julgo mais importante é a base de e-mails. Digo isso porque se não tivermos os devidos cuidados com a manutenção da base, a entrega na caixa de entrega dos destinatários de nossas mensagens pode ser comprometida.

É preciso criar o hábito de limpar a base de e-mails. Isso mesmo, você precisa deletar alguns contatos! Tire da sua base os e-mails que não interagiram com suas campanhas nos últimos 6 meses.
Veja alguns bons motivos para isso:
E-mails inválidos: São usuários que, por algum motivo, deixaram de acessar por muito tempo a conta de e-mail e acabaram tendo esse endereço “cancelado”. Os provedores de e-mail observam o período de inatividade e passam a classificar esse email como inválido.  Quanto mais você tenta enviar mensagens para um e-mail inválido ou inativo, mais o provedor se “irrita” com vocêAssim, sua reputação vai sendo rebaixada e suas chances de alcançar a caixa de entrada diminuem.
Spamtrap: Este é o principal vilão da história. São e-mails que não são de usuários reais, ou seja, são e-mails armadilhas criados pelos próprios provedores de e-mail para identificar os spammers. E não para por aí, agora existem ainda os “Spamtraps reais”, que geram falsas taxas de aberturas e cliques. Os Spamtraps reais são mais uma barreira criada pelos provedores para dificultar a vida dos spammers.
Quando você envia e-mail marketing para um e-mail armadilha, sua reputação cai de forma drástica. Por isso a importância de não comprar nem utilizar bases de terceiros. Se você não conhece a procedência da base, não pode fundamentar todo seu planejamento enviando e-mails marketing para contatos desconhecidos. Um deles pode ser spamtrap.
Analisar as taxas de reclamações de spam feitas pelos destinatários e ficar de olho se seu domínio (ou IP) está em blacklist pode ajudar a analisar a qualidade de sua base de contatos.
Os dados de reputação podem ser consultados em diversos sites especializados, como:
– senderscore.org
– senderbase.org
– mxtoolbox.com
– uribl.com (exclusivo para domínios)
– multirbl.valli.org
Vale repetir: Cuide da sua base de e-mails, faça manutenções semestrais e jamais caia no erro de adquirir bases. Obter cadastros em seu site pode demorar, mas esta espera é infinitamente mais segura, ética e eficaz na construção de resultados animadores.
Por Any Zamaro, Coordenadora de produto da All In

(Visited 47 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar