Escrito por 09:00 Estratégias, Marketing Digital

Ações promocionais criativas: inspire-se e inove

Homem comemorando com seu cachorro a criação de ações promocionais criativas

Se você ainda não montou o calendário de datas sazonais do seu e-commerce, é melhor se apressar com o planejamento! As datas comemorativas são ótimas oportunidades para o varejo e algumas delas são até responsáveis por aumentar consideravelmente o faturamento dos negócios, sabia? 

Aprenda agora como aproveitar essas datas para criar ações promocionais criativas e assertivas para a sua marca!

Como criar uma ação promocional criativa?

Claro que antes de criar ações promocionais criativas é preciso se planejar. Quais estratégias de marketing digital o seu negócio já utiliza e podem ser muito bem aproveitadas nessa estruturação? Confira algumas das mais usuais:

  • Persona: você sabe quem precisa atrair para a sua ação promocional? Quem é o seu consumidor, o que ele procura e quais datas podem fazer sentido para ele? Essas informações são fundamentais para dar o start em sua campanha e devem fazer parte da construção do perfil da sua persona.
  • Marketing de conteúdo: uma das estratégias clássicas do marketing digital. Isso porque é muito mais fácil se render a uma ação quando existe uma história bem contada. Invista em conteúdos que ensinam, emocionam e atraem os usuários, sempre pensando em quais materiais fazem mais sentido para a sua persona.
  • Redes sociais: os brasileiros adoram as redes sociais, então não dá para pensar em uma ação promocional criativa ou campanha que não envolva, pelo menos, uma delas. O marketing de conteúdo também ajudará a criar um calendário editorial para as redes, considerando o foco de cada uma delas e a fase do funil onde aqueles usuários estão. Lembre-se: rede social é lugar de relacionamento e engajamento!
  • Segmentação: a segmentação é fundamental para a assertividade da sua ação promocional criativa. Afinal, através dela você consegue direcionar qual conteúdo vai para cada usuário, considerando o seu estágio na jornada de compra, seus gostos, preferências e necessidades. É a segmentação que ajudará a enviar a comunicação certa, na hora certa e para o cliente certo!
  • Pitch de vendas: claro que o marketing vai contribuir com todo o processo de atração e consideração, mas sempre é preciso incentivar o usuário a dar o próximo passo. Use CTA’s claros e objetivos, faça ofertas, descontos e benefícios para guiar o consumidor para a conversão.

Quais as melhores ações de marketing?

Cofre em forma de porquinho na praia, remetendo a ideia de que ações promocionais criativas trazem bons resultados tanto para a empresa quanto para os clientes

Já pensou em utilizar um calendário de e-commerce para promover ações promocionais criativas e atrativas para o seu negócio? Confira nossas dicas!

As datas comemorativas são muito fortes no Brasil e acabam gerando comoção entre os usuários, criando expectativa e tornando-se até um pretexto para fazer umas comprinhas. 

Quando você estrutura um calendário de e-commerce, consegue se organizar com antecedência e  colocar o cliente no centro da estratégia, 

Então, analise o calendário, entenda quais datas fazem sentido para o seu negócio, e onde e como elas podem ser utilizadas, lembrando de sempre fazer essa análise conectando a estratégia aos usuários.

9 datas criativas para se inspirar

Mulheres brindando e comemorando ações promocionais criativas.

Ações promocionais criativas trazem seu consumidor para perto e demonstram o quanto ele é importante para sua empresa!

Indo além das grandes datas, como dia das mães, black friday ou natal, por exemplo, quais outras datas podem ser bem trabalhadas a partir de ações promocionais criativas no varejo? Confira algumas dicas:

  1. Dia da saudade: o dia da saudade é celebrado em 30 de janeiro e pode ser um bom momento para apostar em uma campanha de #tbt, por exemplo. Que tal incentivar os usuários a compartilharem o primeiro ou último produto que eles compraram na sua loja? A ideia ajuda a estreitar o relacionamento com os clientes, gera engajamento e ainda fortalece a imagem da marca para os novos consumidores.
  2. Dia da ressaca: coisa de brasileiro, né? A data é comemorada em 28 de fevereiro e pode ser um bom momento para falar da importância dos cuidados com a saúde, incentivando uma ação de “tchau, ressaca”, por exemplo, sugerindo atividades físicas e alimentação balanceada, que tal?
  3. Dia do frete grátis: fala sério, quem não gosta né? Apesar do dia ser em 28 de abril, pode originar uma ação durante todo o mês. O frete grátis é preferência nacional e estimula as vendas, oferecendo um benefício que os consumidores levam muito em consideração na hora da venda. Aposte em uma ação que evidencie a data!
  4. Dia do orgulho nerd: o que antes era extremamente nichado, tornou-se uma febre! O dia do orgulho nerd é em 25 de maio e empresas de diversos setores aproveitam a data para investir nesse público que consome (e muito)! Assim, nesta data empresas de tecnologia ou até mesmo de roupas e acessórios, oferecem diversas promoções e ações voltadas para esse universo.. 
  5. Dia Mundial do Skate: principalmente após as Olimpíadas de Tóquio 2021, o esporte virou uma febre e tem ganhado cada vez mais adeptos. Você pode ofertar produtos específicos para esse público, fazer um concurso cultural sobre o esporte ou até incentivar a modalidade, por exemplo.
  6. Dia dos avós: comemorado em 26 de julho, o dia dos avós é uma ótima data para trabalhar estratégias 2×1. Aqui, além de ofertar produtos e serviços, vale também pensar em conversar com todas as idades. Não são só os jovens que compram presentes nessa data, certo? Nesse caso, também é interessante trabalhar um storytelling que emocione e seja sensível, sempre lembrando que estamos falando com a família de alguém e é preciso estar atento ao tom da comunicação da campanha.
  7. Dia internacional da amizade: todo mundo vai querer vender presente para o melhor amigo, então que tal tentar algo diferente? Incentive o relacionamento entre a marca e o usuário, invista em campanhas de fidelização, ofereça benefícios especiais e mostre que aquele usuário não é só um número para a sua empresa.
  8. Dia mundial da fotografia: mais uma data que pode ser utilizada para gerar engajamento nas redes sociais. Que tal um concurso cultural com a foto mais bonita de determinado produto? Ou a primeira compra que o usuário fez na empresa ou até um momento especial que ele teve com o produto? Incentive o compartilhamento das fotos, distribua mimos para os mais engajados e reposte nas redes da marca, isso faz com que os usuários sintam-se importantes e reconhecidos!
  9. Dia dos irmãos: um desconto progressivo pode ser bem interessante para a data, concorda? Mas ainda existem outras opções, como compre 1, leve 2, por exemplo. Novamente, lembre-se que é importante conhecer o seu usuário para ter certeza que esse é um assunto confortável para ele.

+1 dica: Campanha de aniversário da empresa

Carrinho de compra com um presente, remetendo a ideia de uma aquisição em ações promocionais criativas.

Crie ações promocionais criativas para comemorar o aniversário da sua empresa e mostre para o seu cliente que ele faz parte da sua história!

E já que o assunto é data comemorativa, não existe nenhuma mais importante do que o aniversário da própria empresa, né? E também é dia de comemorar e dividir essa celebração com os seus consumidores e visitantes a partir de ações promocionais criativas.

O aniversário da empresa é sempre uma data importante, principalmente quando falamos de anos “fechados”, como: 1, 5, 10 ou 50 anos, por exemplo. Por isso, é fundamental investir em um planejamento detalhado para criar uma campanha de aniversário da empresa que seja  interessante para todos os stakeholders.

Para começar, você pode criar um selo especial para a data, que estará em todas as comunicações, brindes e materiais que serão distribuídos durante toda a campanha. O selo também deve participar da comunicação interna, aliás, parte fundamental do seu planejamento é trabalhar o endomarketing dessa ação, afinal, os funcionários são importantíssimos nessa comemoração! 

Comece a pensar no que você pode oferecer ao seu público externo: o ideal é sempre ter campanhas institucionais com mensagens dos gestores, declaração do CEO, valorização da história da marca e positivismo para o futuro da empresa.

Essa campanha institucional pode acontecer em paralelo com outras ações, como a divulgação de uma novidade. A campanha de aniversário da empresa pode ser uma boa data para criar esse ambiente propício para notícias exclusivas.

Além disso, não esqueça da máxima: o aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você! Brincadeiras à parte, não podemos esquecer que o consumidor é o centro da estratégia e se não fosse ele, a sua empresa – literalmente – não teria nada a comemorar, então busque alternativas para agradecê-lo: descontos, ofertas especiais, frete grátis, programas de fidelização e brindes podem fazer parte desse momento. 

Enfim, capriche e mostre que a sua empresa não acontece sozinha e cada um, desde os funcionários, fornecedores e até clientes fazem parte na construção dessa história.

Quer ver uma ideia criativa que exalta a empresa, coloca o consumidor no centro da estratégia e ainda é leve e funcional? Dá uma olhada na campanha de 100 anos da Nestlé:

Você já trabalha com um calendário de e-commerce? Quais outras datas comemorativas a sua empresa gosta de trabalhar em ações promocionais criativas? Compartilhe com a gente nos comentários!

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Última modificação: 30 de novembro de 2021
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