Escrito por 14:24 Entregabilidade

A reputação dos remetentes influencia a entrega de campanhas de email marketing

O email marketing está mudando. Foi-se o tempo em que para alcançar a caixa de entrada dos usuários bastava seguir algumas regrinhas de configuração e prestar atenção nos elementos que poderiam pontuar como spam em seu HTML.

O email marketing está mudando. Foi-se o tempo em que para alcançar a caixa de entrada dos usuários bastava seguir algumas regrinhas de configuração e prestar atenção nos elementos que poderiam pontuar como spam em seu HTML. Hoje, os filtros dos provedores de email estão atentos ao tipo de resposta que as mensagens provocam nos usuários. Questões como engajamento e interação se tornaram mais relevantes do que os aspectos técnicos.
Quando as campanhas são enviadas, mesmo que para usuários opt-in, mas que não geram interação, ou seja, as pessoas não abrem ou clicam em seus conteúdos, os provedores entendem que você está enviando mensagens que não interessam e começam  desqualificar sua empresa.  Assim, quanto maior for a interação dos usuários com seus emails, melhor será a sua reputação. Remetentes com baixa reputação têm probabilidades reduzidas de atingir a caixa de entrada dos usuários.

Além do engajamento, a grande maioria dos provedores monitora o retorno das leituras por meio do botão de classificação “Isto é Lixo / Spam“.Quando os usuários clicam e classificam as mensagens de um determinado remetente como spam, eles estão alimentando uma espécie de blacklist interna dos provedores.  Estes cliques também afetam sua entregabilidade.
Portanto, ao perceber que um domínio ou um IP está sendo classificado como Spam, os provedores assimilam essas informações e passam a direcionar suas mensagens diretamente para o lixo eletrônico não só dos usuários que reportaram suas campanhas, mas para todos os demais.
Os dados de reputação podem ser consultados em diversos sites especializados como:
– senderscore.org
– senderbase.org
– mxtoolbox.com
– uribl.com (exclusivo para domínios)
– multirbl.valli.org
Outra dica para reduzir os impactos negativos destas ações são os relatórios de feedback que as campanhas geram. Se não observarmos  o comportamento dos assinantes é mais difícil  medirmos o resultado de nossas ações e saber onde e para quem nossas mensagens estão sendo entregues.
O Yahoo! Mail, Terra e Hotmail são exemplos de provedores de email que fornecem o  Feedback Loop. Ao assinar este serviço, você poderá acompanhar quais são os usuários que estão classificando suas mensagens como spam e assim removê-los imediatamente de suas listas.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In

(Visited 178 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar