Escrito por 14:48 Entregabilidade

A importância da entregabilidade em e-mail marketing

Entregabilidade é a habilidade de um remetente alcançar a caixa de entrada dos usuários presentes em suas listas de email. Esta habilidade é ancorada no cumprimento de uma série de regras e normas impostas pelos ISPs (Provedores de Serviços de Internet) que elevam a reputação desses remetentes e evitam que os mesmos sejam classificados como Spammers.

Entregabilidade é a habilidade de um remetente alcançar a caixa de entrada dos usuários presentes em suas listas de email. Esta habilidade é ancorada no cumprimento de uma série de regras e normas impostas pelos ISPs (Provedores de Serviços de Internet) que elevam a reputação desses remetentes e evitam que os mesmos sejam classificados como Spammers.
Para garantir a entrega dos emails aos usuários, os próprios ESPs (Provedores de Serviços de Email) precisam garantir que seus clientes não estejam fazendo uso de práticas abusivas ao enviar suas mensagens. Para isso, a principal medida é exigir que as bases de contatos sejam constituídas apenas de usuários opt-in , ou seja, aqueles que realmente se cadastrarem e solicitaram o recebimento de mensagens comerciais.
Ao enviar e-mails para bases cadastradas já é possível notar uma significativa elevação da taxa de entrega, ou seja, dos emails que atingem diretamente a caixa de entrada dos usuários. Mas além do envio para contatos opt-in, existem outros dois métodos que garantem a entregabilidade. São eles:
Autenticação de IPs
Quando um IP é utilizado para enviar e-mails, ele pode ganhar ou perder reputação de acordo com a aceitação que os usuários demonstrarem aos e-mails enviados, ou seja, toda vez que um e-mail é marcado como spam, esse Ip perde reputação, ou ao contrário, quando gera interação e é aberto pelo usuário, a reputação do IP aumenta.
Para que esta seja uma forma eficiente de análise e validação de entrega, esses Ips precisão ser aquecidos, ou seja, devem começar com baixos números de envios e, conforme a aceitação, esses envios vão aumentando. Isso é feito porque, caso muitas mensagens de um mesmo IP sejam classificadas como Spam, estes Ips podem ser inseridos em Blacklist, perdendo então o direito de atingir as caixas de entrada dos principais provedores de e-mail.
Certificação Return Path
A Return Path é uma empresa referência em certificação e reputação de emails. Possui um programa exclusivo de certificação com extensa cobertura do mercado corporativo e consumidor em geral que dá aos provedores acesso uma listagem dos remetentes confiáveis, que obedecem a altos padrões, de modo que os provedores permitam que o e-mails entrem na caixa de entrada.
Os remetentes certificados conseguem taxas mais altas de entrega, ou seja, taxas mais altas de resposta, mas para se tornar membro desse programa, o remetente deve obedecer a rigorosos padrões exigidos pela Return Path, tanto no que diz respeito à infraestrutura de e-mail quanto às suas práticas.
O fundamento básico  da  Certificação é a rede de confiança entre remetentes e  destinatários, o que proporciona um acesso privilegiado ao maior e mais respeitado universo de whitelist de email. O serviço é projetado com exclusividade para ajudar os remetentes legítimos a atingir o máximo de entregas.
Thiago Gouveia, Analista de Risco da All In Mail

(Visited 225 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar