Escrito por 20:25 Estratégias

7 dicas para montar um relatório de e-mail marketing completo

De nada adianta criar várias campanhas de sucesso se você não mensurar os resultados ou não souber apresentá-los a quem interessa.

Por isso, separamos algumas dicas de como montar um relatório de e-mail marketing. Mas antes, você precisa se fazer três perguntas:

  • Para quem vou apresentar o relatório?
  • Essas pessoas conhecem termos técnicos ou é melhor ser mais didático?
  • Quais informações são relevantes para o negócio?

Depois que você tiver esses pontos definidos, está na hora de começar a estruturar o relatório de e-mail marketing e seguir as dicas que seguem abaixo:

DICA 1 – CONSTRUA UM QUADRO GERAL

Faça um quadro geral com todas as informações mais relevantes, mas sem entrar no detalhe de cada uma.

Use informações como Quantidade de Campanhas, Envios, Aberturas, Cliques e Conversão.

DICA 2 – CONSTRUA UM QUADRO DE EVOLUÇÃO MENSAL

Use indicadores que mostrem a evolução ou queda em relação aos meses anteriores, este relatório deve ser mais completo. Use informações como Envios, Abertura, Cliques, Receita, Representatividade, Conversão, Ticket Médio, ROI e qualquer outro dado que você considere relevante em seu negócio. Compare os resultados, se possível usando porcentagem.

É importante destacar esses pontos, mesmo os negativos, pois no decorrer da apresentação, você poderá esclarecer porquê houve queda e quais são as estratégias montadas para o próximo mês.

Não esconda os resultados negativos, mostre que você está acompanhando todas as métricas e sabe como mudar o cenário.

 

DICA 3 – MOSTRE O CRESCIMENTO DA SUA BASE DE CONTATOS

Não fique limitado a mostrar apenas os resultados referente aos seus envios. Faça também o comparativo mensal da sua base de clientes, mostre o crescimento, o engajamento e os descadastros.

Esses dados são importantes na hora de avaliar os resultados efetivos das suas campanhas, pois de nada adianta montar campanhas de fidelidade para uma base altamente desengajada. Antes disso você precisa planejar e-mails de engajamento com condições especiais e conteúdo direcionado para esse público.

 

 

DICA 4 – MONTE UM GRÁFICO DE PERFORMANCE DIÁRIA

É importante ter a visão dos dias que suas campanhas mais performam. Essas informações são fundamentais para determinar quando é o melhor momento de se comunicar com seu público.

Use métricas relevantes como Receita, Visitas, Abertura, Cliques.

 

DICA 5 – CONSTRUA UM QUADRO GERAL POR CAMPANHA

Também é importante ter uma visão de cada campanha feita dentro do mês. Use os mesmos dados que você colocou no Quadro Geral e destaque as Top 3 melhores e piores.

Esse relatório é ótimo para definir a melhor maneira de entrar em contato com seu cliente. Analise os assuntos e ofertas que mais performaram para usar no planejamento das próximas campanhas.

 

DICA 6 – CONSTRUA UM QUADRO POR OFERTA

Se você tem um e-commerce, vale a pena investir um tempo para construir um quadro para avaliar Produtos Divulgados X Produtos Vendidos.

Personalize as suas campanhas com produtos que trazem resultados, pois se você insistir em enviar produtos que não chamam a atenção do seu cliente, o máximo que conseguirá é desengajar o seu público.

Caso você tenha um produto que você queira queimar estoque, faça uma campanha utilizando o Remarketing Blast, pois você poderá colocar o seu produto em um quadro e personalizar os outros de acordo com o comportamento do seu cliente, deixando a comunicação única.

DICA 7 – FAÇA UM CRONOGRAMA

Faça um pequeno resumo de tudo o que foi apresentado e mostre novamente os pontos altos e baixos do mês, com um Cronograma dos próximos passos.

Faça considerações e dê dicas de como atuar nas próximas campanhas. Fale dos melhores dias, assuntos que mais performaram e que tipo de oferta traz mais resultados. Não fale apenas dos problemas, traga junto as soluções.

#IMPORTANTE

Sempre que estiver trabalhando com relatórios, você precisa ter duas coisas em mente:

  1. Números, qualquer um compila e envia. Mostre que você sabe o porquê de cada resultado: se a Receita aumentou, mostre porquê; se a Taxa de Descadastros aumentou, diga o motivo.
  2. Relatórios servem para tomadas de decisões futuras. De nada adianta um relatório de e-mail marketing se não houver próximos passos e melhorias.
(Visited 882 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar