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Você se relaciona com seu cliente?

Em um cenário em que a concorrência é grande e o consumidor está empoderado com informações, o diferencial está no relacionamento que você constrói com o seu cliente.

Hoje em dia, muitas vezes o indivíduo já conhece a sua loja, produtos e, provavelmente, já tem uma opinião pré formada sobre você. Como isso? Simples, redes sociais, internet, displays, mídias pagas, ou não, e o bom e velho boca a boca.

As pessoas deixaram de depender e esperar que as marcas venham até elas, aconteceu uma mudança drástica de comportamento em que a vida social e a tecnologia se misturam, e a informação é rapidamente disseminada.

Está começando a entender, por quê o relacionamento é tão importante?

Antigamente era fácil fazer negócios: você apresentava a sua marca ao possível cliente, ele experimentava e dependia apenas da qualidade do seu produto para fidelizá-lo. Ou seja, a sua relação com ele começava depois de já tê-lo como cliente.

Agora, o consumidor procura experiências, procura se sentir único, afinal produto de qualidade a concorrência também oferece. A nossa dica é: comece conquistando o cliente pelo relacionamento. O próprio guru do marketing, Philip Kotler defende em seu livro Marketing 3.0 que precisamos priorizar o relacionamento, a venda é uma consequência.

Um dos primeiros passos para você conseguir se relacionar de maneira eficiente é ter definido muito bem qual o seu público alvo e depois traçar personas que possibilitem futuras segmentações. Enviar uma mesma comunicação para todas as pessoas do universo do seu público alvo pode desgastar a relação, pois ele será impactado por conteúdos que não estão de acordo com o seus gostos e estilos de vida, além de encarecer as suas campanhas digitais. Por exemplo, se você tem uma agência de viagem e for fazer uma campanha para uma viagem de réveillon, você não pode oferecer o mesmo destino e experiência para um casal de idosos e um grupo de adolescentes, um dos dois grupos não vai se interessar pelo seu conteúdo, e pode até retirar a sua agência da lista de possíveis empresas que ele contrataria.

Outros pontos muito importantes para que o relacionamento com o cliente seja saudável, estratégico e duradouro, são as redes sociais e a criação de conteúdo. O Content Marketing – Marketing de Conteúdo – tem se mostrado um grande aliado às marcas na hora de conquistar novos clientes. Quando a informações gerada é relevante para o consumidor, naturalmente acontece uma aproximação e o cliente passa a confiar na empresa, ficando mais propenso a consumir os produtos e serviços oferecidos

Nesse momento as redes sociais são muito importantes e se tornam grandes aliadas na disseminação da informação. Quando o conteúdo é relevante, o compartilhamento e divulgação pode trazer prospects que você ainda não conhecia e, a partir daí, você começa a conversar e se faz presente, quando um deles precisar de uma solução que você oferece, você será o Top Of Mind, ou seja, a primeira opção.

Um outro canal que funciona muito bem quando falamos de estratégias de relacionamento é o E-mail Marketing. Este tipo de mídia é a que permite maior nível de segmentação, pois você pode utilizar dados de perfil, comportamento, demográfico, geográfico e, até mesmo, baseados em um comportamento de um grupo, basta ter uma base qualificada, um site tagueado, uma plataforma que permita tudo isso e pronto!

A All In é a única empresa brasileira que além de oferecer segmentações relacionadas aos dados da sua base de clientes e reações aos seus e-mails, possui recursos que permitem ações baseadas no comportamento de compra e navegação em seu site e algoritmos de recomendação próprio de 3 níveis, o que te da a possibilidade de recomendar produtos que provavelmente o seu cliente irá gostar.

Não dá mais para continuar acreditando que você pode falar com todos os seus clientes de forma única. Repense.

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