Escrito por 20:27 E-mail Marketing

4 dicas básicas para otimizar o envio de e-mail em massa

Todo profissional de marketing sabe que nos tempos atuais o público está cada vez mais exigente, e ganhar espaço nesta competição pela atenção do consumir é cada vez mais acirrada.

Quando atuamos no segmento varejista, um dos mais concorridos quando o assunto é essa atenção, sabemos que campanhas de e-mail marketing realmente segmentadas geram mais conversões. No entanto, o envio em massa (Broadcast) pode trazer bons resultados quando usado de maneira estratégica.

Em muitos casos, esse segundo tipo de envio, tem alavancado maior parte da receita bruta por e-mail marketing na loja virtual, uma vez que seu alcance tem grande cobertura, em uma busca frenética pelo clique do consumidor final. No entanto, transformar o Broadcast em uma prática rotineira pode trazer resultados ruins, cansando seu cliente levando-o para um eventual opt-out. Por isto, listamos 4 dicas básicas, mas muito importantes para otimizar este tipo de envio.

Existem diversos pontos técnicos e estratégicos para se preocupar quando se trabalha com E-mail Marketing. Hoje, vamos abordar: Captação de Base, Segmentação de Engajamento, Frequência de Envio e Conteúdo Relevante.

Captação de base

Aumentar regularmente o número de usuários impactados pelo e-mail é extremamente importante para a evolução do desempenho da mídia. Enviar comunicações sempre para as mesmas pessoas, pode saturar a base e, consequentemente, baixar a taxa de abertura e aumentar reports de Spam, por exemplo.

Mas como eu faço para aumentar minha base de e-mails de maneira saudável?

Existem diversas formas de captação de base: no próprio site, facebook, campanhas de adwords, captação offline, entre outras. O mais básico e importante, é a captação no próprio site, que é de fácil implementação e tem um ótimo retorno.

Segmentação por Engajamento

Os envios Broadcast, mais do que qualquer outro, necessitam de uma preocupação intensa com a reputação do sender IP. A maioria dos ISPs (Internet Service Provider), como Gmail, avaliam o Engajamento como uma das métricas para entregar a mensagem na Caixa de Entrada do usuário.É comum vermos os e-commerces enviando campanhas para toda a base, com o argumento de que impactando mais pessoas, terá uma receita maior. Isso não é verdade!

O que esses E-commerces não levam em consideração quando fazem um envio em massa é que se você envia constantemente mensagens para clientes que não interagem com seu e-mail, sua taxa de abertura será menor e a reputação do seu sender IP pode ser prejudicada, fazendo com que mais emails sejam entregues na caixa de Spam.

Trabalhando com os segmentos de interação, teremos o cenário inverso. Enviando para menos pessoas, porém mais engajadas, melhoraremos a reputação do Sender IP, fazendo com que mais e-mails sejam entregues na caixa de entrada do usuário e assim, aumentando o funil de compra do e-mail.

Frequência de envio

A frequência de disparo é uma das maiores dúvidas para quem está iniciando um trabalho com e-mail marketing. Devo enviar emails todos os dias? Uma vez por semana? Uma vez por mês?

Abaixo temos um exemplo de relatório que mostra o comportamento de envios x aberturas de um email em relação ao tempo decorrido.

(Visited 198 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar