Escrito por 16:04 E-commerce, Estratégias

5 dicas para sua campanha de Dia das Mães

O clima de incerteza do país faz com que o comércio fique mais inseguro com a previsão de vendas para as próximas datas comemorativas. O Dia das Mães que é a segunda data mais lucrativa do ano para o varejo, perdendo apenas para o Natal, têm previsão tímida de crescimento de vendas. No ano de 2015 esse dado caiu cerca de 5% comparado ao ano anterior. Já para 2016 a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) prevê crescimento de até 10% na maioria das capitais brasileiras, enquanto a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) acredita na queda de 4,4% nas vendas em relação ao ano anterior.

Para tentar aumentar o ticket médio e a previsão de vendas na data, a saída é inovar. Confira cinco dicas para potencializar suas vendas no Dia das Mães:

1- Foque no Relacionamento

Captar novos clientes é importante, mas garantir que sua base não comprará com seu concorrente é a regra principal. Afinal, clientes que já compraram uma vez na sua loja gastam em média 67% mais, sendo mais rentáveis do que novos consumidores. O atendimento é sempre um diferencial, já que 81% dos clientes voltam a comprar se sentirem que foram bem atendidos.

Uma boa dica para focar no relacionamento é usar o e-mail marketing e redes sociais para oferecer ofertas exclusivas e opções diversificadas de presentes.

2- Saia na frente dos concorrentes

Não adianta começar a se comunicar com seus clientes apenas na semana do dia das mães. Nessa época os consumidores já começam a planejar restaurantes, viagens, presentes e mimos para presentear a mãe. Se antecipe e crie a necessidade de compra desde agora, estando presente na vida do seu consumidor durante todo o ciclo de vida dele. Algumas dicas são lembrar do aniversário, data da primeira compra, oferecer descontos exclusivos, dentre outros.

3- Conteúdo e mais conteúdo

Se você tem um e-commerce de moda, como pensa em ajudar seu público a escolher a melhor peça para presente? Aposte em dicas que ajudem seu cliente a descobrir o estilo de roupa que mais combina com a mãe dele. Nem sempre comunicações com promoções e ofertas de massa são a melhor opção para ajudar na decisão de compra. Afinal, sua loja pode vender o mesmo produto que seu concorrente, mas você pode se diferenciar ao oferecer dicas para facilitar escolha do presente certo.

4- Email Marketing vencedor

Não seja conservador na criatividade do conteúdo e layout do HTML do seu email marketing na data. Além de imagens que mostrem seu produto em detalhes, pense com carinho no assunto da sua mensagem. Lembre-se que os consumidores serão bombardeados com milhões de e-mails e o assunto escolhido poderá garantir mais aberturas para sua campanha. Usando corretamente as estratégias, seu ROI pode chegar a 40%.

5- Cuidado com estoque e logística

Verifique seu estoque e garanta que os produtos oferecidos na sua loja virtual estarão disponíveis para seu cliente. Lembre-se também da entrega. Muitos consumidores deixam para comprar os presentes em cima da hora e acabam preferindo e-commerces com prazo de entrega garantido para a data. Mas muito cuidado para não prometer o que você não pode cumprir. De acordo com o site Reclame Aqui, o descumprimento do prazo de entrega lidera reclamações no e-commerce.

Com essas 5 dicas vocês pode começar já a sua campanha para o dia das mães. Se você quiser saber mais dicas para a data, assista nosso Webinar da próxima semana sobre o assunto. Os detalhes aparecerão no popup da nossa plataforma.

Por Mayara Azevedo

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Tags:, , , Última modificação: 30 de outubro de 2020
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