No último final de semana o Yahoo anunciou uma mudança em sua política de recebimento de e-mails. Seguindo os passos de outros gigantes da internet, agora o Yahoo adotou a política de rejeição do DMARC.
Mas o que é DMARC?
DMARC é uma especificação técnica criada com a intenção de reduzir o potencial de fraudes e abusos por e-mail, como o spoofing e o phishing que padroniza o modo com que os receptores de e-mail (provedores) realizam a leitura e a autenticação das mensagens recebidas.
O que muda?
Para essa leitura, os provedores utilizam os conhecidos mecanismos de SPF e DKIM. Por isso, agora, para passar pela política de aprovação do DMARC do Yahoo, os remetentes precisam, necessariamente, ter estes dois protocolos configurados, caso contrário, as mensagens serão BLOQUEADAS ou seja, não serão mais entregues aos usuários. Nem mesmo nas caixas de spam!
O que são SPF e DKIM?
As tecnologias de autenticação de e-mail SPF e DKIM foram desenvolvidas ao longo de uma década atrás, a fim de proporcionar uma maior garantia sobre a identidade do remetente de uma mensagem. Por isso, essas são as duas assinaturas mais eficazes contra a falsificação e phishing. Quando os provedores de destino recebem seus e-mails, os filtros reconhecem essas assinaturas e atestam a legitimidade de dos envios.
SPF é um protocolo de autenticação de e-mails onde os remetentes autorizam os servidores a realizar envios em seu nome. Assim, os administradores de um domínio expressam publicamente quais são os endereços e máquinas (ESPs) autorizados a enviar e-mails em seu nome.
O DKIM é um sistema de autenticação que legitima os envios dos remetentes de e-mail marketing ao utilizar duas chaves criptografadas, uma pública e outra privada, para conferir se a mensagem enviada originalmente é a mesma que o usuário está recebendo, garantindo assim, que o conteúdo do e-mail não foi alterado no caminho e que o remetente “é mesmo quem diz ser” .
As configurações para autenticação de envio de e-mail marketing são premissas básicas para um trabalho de resultados, focado em entregabilidade.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação e Marketing da All In Mail
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Última modificação: 30 de outubro de 2020