Homem com a mão na orelha demonstrando que está ouvindo o que é social listening

Escrito por 09:00 Estratégias

Social Listening: o que é e como adotar essa estratégia?

Provavelmente, você já viu ações extremamente criativas das marcas nas redes sociais, certo? Burger King brincando com o McDonalds, bancos criando rimas e parcerias entre marcas que você nunca imaginou são realidades que nasceram por causa de uma só estratégia: o Social Listening!

É através do Social Listening que as marcas monitoram as redes sociais e conseguem acompanhar o que o público está falando sobre elas, gerando insights para ações, campanhas e conteúdos de oportunidades como esses que citamos. 

Logo, o Social Listening se tornou a estratégia queridinha das empresas, possibilitando o acompanhamento da saúde da marca nas redes e mais ainda: a criação de um relacionamento natural e descontraído com a audiência. Quer saber como? A All iN te conta tudo 😉

Os pilares do Social Listening

Homem construindo os pilares do social listening

Adote a estratégia de Social Listening e descubra como seu público pode ajudar você.

Apesar de recente, o Social Listening já ganhou muita relevância entre as marcas e tem se tornado a estratégia principal quando falamos de redes sociais: você não pode só publicar conteúdos e criar ações sem considerar o que seu público pensa, comenta e sugere sobre o que você tem feito.

E ele  conta com três pilares fundamentais que você vai conhecer agora:

  • Monitoramento: acompanhe, colete, analise e responda as menções sobre sua marca nas mídias sociais. Através de algumas ferramentas, é possível incluir o nome da marca e termos relacionados para acompanhar o que a audiência fala e com que frequência quase que em tempo real.
  • Engajamento: interaja com os usuários e entenda qual o sentimento deles sobre o seu negócio de forma espontânea. Além disso, esse monitoramento também gera insights, possibilitando a criação de ações de engajamento e conteúdos de oportunidade.
  • Métricas: como é a saúde da sua marca nas redes? Os usuários têm mais comentários positivos ou negativos? As dúvidas que chegam podem ser esclarecidas por meio de conteúdos ou áreas no site, por exemplo? Com base nessas menções que você coletou, o que pode fazer para melhorar a experiência do usuário? O monitoramento e acompanhamento é fundamental para pensar em ações direcionadas com base nos feedbacks dos usuários.

Agora que você já sabe os pilares do Social Listening, vem entender os benefícios que a estratégia traz para a sua marca. 😎

Quais os efeitos do Social Listening para uma marca?

Pessoas acompanhando o crescimento proporcionado pelo social listening

O Social Listening ajuda você a criar estratégias mais assertivas para sua marca.

Melhora dos pontos de contato 

Ao adotar o Social Listening, você está mais ligado nos pontos de contato que a sua empresa disponibiliza, além de uma equipe especializada para monitorar e gerar insights, tornando o time de atendimento mais ágil e preparado para lidar com os diversos tipos de situação.

Feedbacks

Fica muito mais fácil acessar os feedbacks e opiniões espontâneas do público, o que ajuda diretamente na percepção da marca e nos pontos de melhorias.

Concorrência 

Até a análise comparativa em relação à concorrência fica mais fácil. Inclua seus concorrentes durante o monitoramento das redes, essa prática ajuda a fazer um benchmarking quantitativo e qualitativo com mais assertividade.

Prospecção

Ao acompanhar quem fala de você nas mídias, é possível realizar uma prospecção ativa de leads qualificados. Afinal, se o usuário está questionando sobre algum produto ou sobre a sua marca, você pode criar um canal de contato direto com ele e estreitar relações com alguém que já está interessado no seu negócio.

Esses são alguns dos efeitos práticos que o Social Listening pode trazer para a sua marca, além de outros resultados como a melhora no tempo de atendimento, o envolvimento com a comunidade, a possibilidade de escuta ativa do seu público, conteúdos de oportunidade, entre outros benefícios. 😊

Como começar a fazer o Social Listening?

Pessoas conversando sobre o social listening

Monte um time especial para aplicar o Social Listening na sua empresa. A All iN ajuda você nisso!

Para implementar o Social Listening em seu negócio, o primeiro passo é mapear quais canais e pontos de contato a sua empresa disponibiliza. Depois disso, você pode observar como a audiência se comporta em relação às suas ações: o que eles estão falando de você? Como eles reagem aos seus conteúdos? Como você pode aproveitar os feedbacks que recebe em sua própria rede?

Ao fazer isso, você deve ter notado que pode ser difícil acompanhar tudo que acontece, por isso, é fundamental contar com uma equipe especializada e uma ferramenta de Social Listening para te ajudar nessa jornada

A equipe especializada saberá como lidar com os mais diversos feedbacks que a empresa recebe, além de ter agilidade e as skills necessárias para coletar, analisar e gerar insights a partir das menções. Já a ferramenta, ajudará a equipe a mapear essas menções de forma mais ampla e completa, indo além dos canais de contato da própria empresa. 

Se você ainda não implementou a estratégia: qual a sua principal expectativa com o Social Listening? E você que já utiliza, quais foram seus maiores desafios e benefícios nessa jornada? Compartilhe com a gente nos comentários e não esqueça: quer saber mais sobre marketing digital e estratégias? ´Corra para nosso blog  e clique no banner para conhecer nossas soluções!

(Visited 400 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Tags: Última modificação: 3 de março de 2022
Fechar