Já faz tempo que o comportamento do consumidor mudou e esse novo perfil teve ainda mais reviravoltas com o isolamento social, como sabemos. Como acompanhar as constantes mudanças? Como criar e nutrir um relacionamento com esse cliente que está disposto a pagar mais por uma experiência melhor?
O sistema CRM é a estratégia que vai te ajudar nessa jornada de conhecimento e relacionamento. Muito além das vendas, o CRM marketing também vai contribuir com a sua comunicação, planejamento e fidelização de leads. Continue com a gente e saiba tudo sobre o sistema CRM.
O que é Sistema CRM?
Customer Relationship Management, ou CRM, em português quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente, isto é, por meio de um software coleta-se, armazena-se e gerencia-se as informações de clientes, para automatizar tarefas, gerar relatórios, analisar KPIs e o comportamento do consumidor com a sua marca.
O sistema CRM é um importante aliado do time de vendas, atendimento e marketing. Afinal, com tantas informações sobre os usuários é possível criar comunicações e ações muito mais direcionadas e assertivas desde a hora de atrair o visitante até as campanhas de fidelização, ou seja, do início ao fim da jornada de compra.
Por que usar o Sistema CRM no marketing?
Em 2015, pesquisas já indicavam a eficiência do sistema CRM. Apontando que 47% dos usuários do sistema, acreditavam que ele trazia impactos significativos na taxa de retenção de clientes, assim como na satisfação desses clientes.
Isso há 6 anos atrás, hein? Com a aceleração da transformação digital e a modernização das tecnologias, hoje os benefícios são ainda mais visíveis e impactantes. 🚀
Confira algumas vantagens que nós separamos para você entender melhor como o sistema CRM ajudará sua empresa e o seu time de marketing:
- Centralização das informações: com o sistema CRM, é possível centralizar as informações dos visitantes, leads e clientes num só lugar, facilitando o acesso e a visualização por todo o time.
- Mais organização: com essa enorme quantidade de dados centralizados, é mais fácil organizar as informações que você possui. No software, também é possível criar dashboards personalizados, você pode fazê-los por estágio do funil, localização ou hábitos de consumo, por exemplo.
- Follow up: é possível fazer um acompanhamento constante dos usuários para entender, por exemplo, se eles estão avançando na jornada de compra, se a estratégia desenhada está funcionando e documentar todas essas informações. Com esses dados integrados, você pode fazer ajustes de rota, quando necessário.
- Atendimento personalizado: com todas as informações específicas de cada cliente, você pode promover um atendimento muito mais personalizado e exclusivo. Lembra que os novos consumidores até pagam mais por experiências melhores? Aproveite essa oportunidade!
- Integração com outros times: com esse acompanhamento constante, também é mais fácil integrar as equipes. O time de marketing consegue criar campanhas mais assertivas, o time de atendimento promover uma experiência personalizada e a equipe de vendas oferecer o que o cliente quer, na hora que ele precisa. Tudo acontecendo de maneira organizada!
- Assertividade: esse é, com certeza, um dos grandes benefícios de implementar o sistema CRM. Com tantos dados sobre os usuários, é possível criar comunicações e campanhas muito mais segmentadas e eficientes, aumentando consideravelmente suas chances de conversão.
Confira um panorama geral do sistema CRM na sua estratégia de marketing com a All iN:
Como usar o Sistema CRM no marketing?
O passo fundamental para implementar o sistema CRM é conhecer o funil de vendas do seu negócio e como é a estrutura da jornada de compras do seu cliente.
Além disso, vale lembrar que o software capta e armazena muitas informações valiosas para o seu negócio, então é preciso acompanhar esses dados constantemente para analisar estrategicamente e escolher quais ações realizar.
Mas, fique atento! Antes de sair procurando qualquer sistema CRM, é importante saber que existem 4 tipos, com objetivos muito específicos, são eles:
- Colaborativo: o foco é promover integração entre as áreas, , por exemplo, de marketing, vendas e atendimento. Assim, as diferentes equipes conseguem acompanhar as atualizações em tempo real e tomar decisões mais ágeis.
- Analítico: com ele, é possível analisar o perfil do público e identificar suas principais necessidades. Além da coleta de dados, ele também faz relações entre eles, ajuda na segmentação e possibilita a análise do negócio como um todo.
- Vendas: através dele, é possível acompanhar a performance do time de vendas e aumentar a produtividade, diminuindo tarefas burocráticas. O sistema CRM de vendas também contribui com o acompanhamento do planejamento e das metas das equipes, o que pode otimizar o tempo dos gestores!
- Operacional: o objetivo principal, é melhorar a comunicação com o cliente e promover vendas mais personalizadas, de acordo com as informações do usuário. Assim, o feedback e follow up contribuem na rotina da conversão dos usuários.
Dica All iN!
Só a All iN te conta que: engajamento é a palavra-chave para o sistema CRM!
Isso porque, utilizando as informações de maneira estratégica, você consegue criar comunicações e ações mais personalizadas, com as quais o usuário se identifica e, consequentemente, se engaja mais.
Com as informações obtidas, você também consegue criar segmentações mais específicas e assertivas, o que contribui com o engajamento do usuário. Afinal, o foco é atingir o cliente certo, na hora certa, com o produto ideal e do jeito que ele espera (ou melhor!) 😉
Além disso, também é importante olhar para dentro, como está o brand da sua marca? O consumidor moderno busca uma empresa que esteja alinhada aos seus valores e que tenha propósito; essa é outra maneira de engajá-los de forma orgânica e com o apoio dos dados captados e analisados pelo CRM marketing.
Quer ver como o sistema CRM funciona na prática em uma das datas mais importantes para o varejo: a Black Friday? Assista aqui o nosso webinar:
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