Escrito por 13:01 Estratégias

Setor de cobrança: Por que devo criar uma régua de comunicação?

Empresas dos mais variados setores trabalham ativamente para que a satisfação do cliente com os seus produtos e serviços seja plena, porém, um dos setores que enfrenta os maiores desafios e que precisam de uma dedicada atenção é o setor de cobrança.

Esse segmento precisa estar muito preparado para lidar com questões sensíveis do cliente, já que determinadas ações podem ser decisivas para a continuidade ou não do mesmo na carteira da empresa. Além disso, a inadimplência não afeta apenas o faturamento do negócio, mas também representa um risco e serve como um sinal de alerta indicando um possível nível de insatisfação do cliente com relação aos serviços prestados.

Sabendo que a questão da cobrança envolve diretamente o relacionamento com o consumidor, é fundamental que essa área usufrua de ferramentas de apoio que ajudem na análise de dados e automação de campanhas dedicadas na reconquista do inadimplente.

Uma plataforma de marketing de cloud, como a All iN, pode ser uma importante aliada nessa estratégia, permitindo a criação de réguas de comunicação que acompanhem toda a jornada e comportamento do consumidor, ajudando-o a ter uma melhor experiência e uma melhor imagem sobre sua empresa.

Automatizar esses processos ajuda na diminuição de prejuízos, aumenta a eficiência na recuperação de créditos, economiza tempo e recursos de times e ainda deixam o cliente mais satisfeito. Quer saber mais benefícios? Veja:

Antecipar possíveis inadimplências a partir de lembretes de pagamento

Imagine ter um gatilho automático informando todos os clientes diariamente, semanalmente ou mensalmente sobre o aviso de um pagamento que está em aberto usando diferentes canais, como e-mail e SMS? Isso pode ser feito graças à programação de filtros e regras determinadas por você, permitindo a definição da comunicação usada para cada tipo de cliente a partir do valor e o período de inadimplência, por exemplo.  Veja abaixo a construção de um workflow pela plataforma All iN utilizando alguns dos recursos e regras de automatização:

screenshot_7

screenshot_8

Você pode ainda efetuar disparos de boleto de forma simples e rápida. Mas fique atento! Realize a segmentação correta da base e crie mais uma regra que evite enviar o comunicado para clientes que já efetuaram o pagamento da conta, afinal, ninguém vai gostar de ser cobrado por uma conta que já foi paga. Você pode gerenciar isso de forma automática enviando via API para a plataforma os dados de clientes que devem entrar na régua de cobrança e os que devem ser retirados.

Caso o período determinado vença e o cliente ainda não tenha efetuado o pagamento, programe o envio de uma comunicação para o dia seguinte após o vencimento, três dias após e uma semana posterior. Após esse período, você pode enviar por exemplo, um comunicado de 15 dias de vencimento com nova cobrança (boleto atualizado). Vale destacar na comunicação para o cliente algo que mostre que podem ocorrer perda de benefícios caso ele não efetue o pagamento.

Identificar os clientes inadimplentes reincidentes e enviar comunicações personalizadas

A partir da régua automatizada de cobrança, você também consegue analisar se vale a pena realizar novas vendas de produtos ou serviços para clientes com histórico de atrasos. Dessa forma, você tem opção de enviar uma comunicação mais personalizada (com foco em preços, promoções e condições de pagamento mais agressivas) ou criar uma regra de análise de crédito mais criteriosa.

Diminuir custos e otimizar o tempo para tomada de decisões estratégicas

A régua de cobrança ajudará a empresa a diminuir os custos com operacionalização e equipe dedicada ao telemarketing. Afinal, com processos automáticos, o negócio acaba ganhando agilidade para que o tempo seja dedicado para tomada de ações mais estratégicas.

Esses são alguns dos muitos benefícios que uma régua automatizada de comunicação pode trazer para o setor de cobrança, ajudando na integração de processos e departamentos e trabalhando com mais inteligência e assertividade.

Quer saber mais sobre as soluções da All iN? Acesse nosso site!

Clique e descubra mais sobre possíveis soluções para otimizar os resultados da sua marca.

(Visited 1.228 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 1 de julho de 2022
Fechar