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O que é email marketing de permissão?

O email marketing de permissão é o primeiro contato que você tem com usuários que podem vir a se tornar seus clientes. Ele tem como principal característica a construção de uma lista limpa de contatos, ou seja, constituída somente por usuários cadastrados. Ao enviar um email de permissão, tenha em mente que sua principal meta é captar novos clientes. Ao enviar esse tipo de email, você estará convidando os usuários a conhecerem seus serviços, além de ser uma ótima opção de divulgar seus produtos e serviços, criando um relacionamento com sua lista.

 

Ao pensar no conteúdo de um email de permissão é preciso avaliar e definir o objetivo dessa comunicação. A primeira pergunta a se fazer é: Qual é a reação que você espera despertar nos usuários que abrirem seu email? Com a resposta para essa pergunta você já pode definir estratégias que correspondem a melhor forma de fazer com que seu objetivo se concretize.

Existem vários tipos de email de permissão. Esses tipos estão diretamente associados com os objetivos de sua campanha, podendo ser de: fidelização, lançamento de produtos ou serviços, promoção de vendas, lembrança de marca, disseminação de informação, entre outros.

O que não podemos esquecer é que, independente do objetivo, toda comunicação deve ser clara e eficiente. Isto é, o conteúdo precisa ser relevante e estar de acordo com os interesses dos usuários. Além disso, para garantir o sucesso de sua campanha, os links presentes na mensagem precisam funcionar perfeitamente. De nada adianta o usuário ficar interessado se ao tentar abrir sua mensagem ele esbarrar em um problema técnico, não é verdade? Quando isso acontece, ao invés de conquistar clientes, você acaba afastando os usuários porque eles se sentem frustrados ao tentar abrir suas campanhas e associam sua marca a essa frustração.

Outra coisa muito importante é a atualização de suas listas. É muito importante que você mantenha sua base de dados atualizada e segmentada de acordo com os interesses de seus clientes. Para isso é importante que sua ferramenta de disparo ofereça essa possibilidade por meio de relatórios e métricas mesuráveis de análise comportamental dos grupos de clientes. Com esses relatórios você poderá dividir seus públicos por características como perfil sócio-econômico, distribuição físico-geográfica, hábitos de consumo, dados comportamentais e valores culturais e sociais, o que evita que você envie mensagens com conteúdos irrelevantes. É indicado enviar emails apenas aos usuários que apresentaram algum tipo de atividade junto à sua empresa nos últimos 4 meses, pois estes estarão mais propensos a dar um feedback positivo às suas campanhas, assim seu desempenho será maior.

Estes são os pilares que sustentam um email marketing de permissão eficiente. A utilização correta desta ferramenta de comunicação, seguindo normas éticas de email marketing, garante a satisfação de seus clientes, levando com que seus objetivos sejam alcançados com sucesso!

Por Bárbara Gengo

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