Mulher chamando para o entendimento do marketing sazonal.

Escrito por 09:00 Estratégias

Marketing sazonal: venda mais com essa estratégia

O marketing sazonal já é considerado um importante aliado para as empresas que querem aumentar suas vendas e se destacar, principalmente no mundo online. 

Sazonalidades como a Black Friday ou o Natal se tornaram datas fundamentais para os varejistas de todo o país que esperam as datas com muito planejamento e aproveitam as ótimas oportunidades que essas sazonalidades geram com conteúdos interessantes, campanhas exclusivas e altas perspectivas de retorno financeiro.

Se você é varejista ou consumidor, já sabe: as sazonalidades são ótimas oportunidades para quem quer alavancar os negócios, seja em conversões, engajamento ou até reconhecimento de marca, por isso, nós preparamos um guia especial para quem quer trabalhar com essa estratégia que já se tornou uma tendência consolidada no digital. Vamos juntos? 🤩

O que é sazonalidade de mercado?

Pessoas montando um calendário e estratégias, referência a elaboração de estratégias de marketing sazonal.

Quer saber mais sobre o marketing sazonal? Então vem com a All iN!

Sazonalidade se refere a algo temporário, que acontece em uma época específica, como o Natal. As datas sazonais são pontuais e acontecem anualmente gerando demandas específicas, como a produção de ovos de páscoa, por exemplo.

No contexto varejista, a sazonalidade se comporta como épocas do ano em que podem variar (para mais ou menos) as vendas de determinado produto ou gerar demandas específicas ligadas a estratégia de marketing sazonal. 

Por exemplo, uma marca de sapatos de salto alto que sabe que o fim do ano é uma boa oportunidade de vendas por causa das festas e aumenta a produção nesse período; enquanto diminui no começo do ano, já que as pessoas estão mais propensas a viajarem ou descansarem na praia ou no campo – e o salto alto não será uma preferência nesses lugares. 

Isso é entender as sazonalidades de mercado e saber como se programar para criar estratégias de marketing sazonal e extrair o melhor das datas para o seu negócio. A sua empresa já considerou aproveitar alguma data específica? Compartilhe com a gente. 😉

Então, o que é marketing sazonal?

Calendário e resultados atrás, representando a eficácia do marketing sazonal.

Coloque em prática as estratégias do marketing sazonal e alavanque seus resultados.

O marketing sazonal são estratégias que ajudam a alavancar suas vendas em datas específicas. 

Basicamente, o marketing sazonal funciona como um conjunto de estratégias que são pensadas para se destacar nessas sazonalidades, aumentando as vendas, movimentando o estoque e impulsionando suas equipes de marketing de vendas. Entenda melhor como funciona o conceito para implementá-lo em seu negócio.

Como funciona o marketing sazonal?

Se você trabalha com varejo, já sabe que as vendas variam de acordo com determinadas épocas do ano, certo? O marketing sazonal atua como um aliado para garantir que o seu negócio não seja prejudicado em nenhuma delas, mantendo o seu estoque em movimento e gerando novas oportunidades ao longo de todo o ano.

Na prática, a estratégia funciona como uma oportunidade para os varejistas manterem o negócio se movimentando, em épocas que poderiam ser mais “paradas” para o comércio. 

E olha que as datas sazonais já se tornaram um fenômeno, hein? Quer um exemplo? A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano, tanto para varejistas, quanto para consumidores – algumas marcas já fizeram dessa data um grande evento, como a Magazine Luiza, Americanas e Amazon, por exemplo.

Ou seja, o marketing sazonal se tornou um investimento importante para os comerciantes que querem alavancar seu negócio e se destacar.

Quando utilizar o marketing sazonal?

Pessoa comprando online em ações de marketing sazonal.

O marketing sazonal é uma estratégia muito eficiente para quem deseja aumentar vendas, conquistar mais reconhecimento de marca e manter a marca em movimento!

Agora que você já entendeu a teoria, vamos para a prática: afinal, quando utilizar o marketing sazonal

Basicamente, se o seu negócio deseja aumentar as vendas, reconhecimento de marca e manter-se em movimento, o marketing sazonal é uma boa aposta.

Existem algumas datas que são interessantes para a grande maioria dos comércios, como as “big datas”: natal, black friday, dia das mães, dia dos namorados, etc.

Mas você pode ir além, de acordo com o seu nicho. Existem sazonalidades que podem ser aproveitadas de acordo com o seu segmento, por isso, é importante contar com um planejamento estruturado para entender quais são as oportunidades viáveis para o seu negócio.

Se você vende produtos geeks, por exemplo, pode investir no dia do orgulho nerd ou no dia da Jornada nas Estrelas. Se trabalha com produtos esportivos, o dia do esporte, do esportista ou até alguns mais específicos, como o dia do futebol, podem ser boas oportunidades para o seu negócio.

Em suma, é preciso se planejar para atuar com o marketing sazonal, sabendo quais oportunidades são relevantes para o seu negócio de maneira genuína para não dar a impressão que você está sendo oportunista e surfando em uma onda que não é sua só para vender mais, pense nisso.

Benefícios do marketing sazonal

Ainda não está convencido da importância da estratégia? Então dá uma olhada em alguns dos benefícios que o marketing sazonal pode gerar em seu negócio:

Aumento das vendas

Como dissemos, as sazonalidades podem contribuir com as conversões do seu negócio, fazendo com que suas vendas aumentem exponencialmente, de acordo com as oportunidades que são mais relevantes para o seu negócio.

Reconhecimento de marca

Sim, o marketing sazonal também ajuda no awareness. Vai dizer que você não lembra de nenhuma marca quando falamos em datas sazonais? Nós mesmos já citamos alguns grandes eventos que ficaram conhecidos por causa da black friday, por exemplo. 

Mas lembre-se, além de levar sua marca para mais pessoas, o ideal é que você proporcione uma boa experiência ao usuário para ganhar também em credibilidade e confiança.

Novas oportunidades

O marketing sazonal ajuda a gerar novas oportunidades não só de vendas, mas também para atrair novos públicos, trabalhar mais com a criatividade em campanhas diferentes e explorar novas possibilidades para o negócio como um todo.

Negócio em movimento

Trabalhando com o marketing sazonal, o seu negócio não fica parado. Você está sempre cavando oportunidades para manter o seu estoque girando e o seu faturamento equilibrado, mesmo em períodos que poderiam ser mais parados. É uma boa oportunidade para entender os hábitos de consumo do seu público e agir com base nessas informações.

Como aplicar o marketing sazonal?

Pessoas montando um calendário, referência a elaboração de estratégias de marketing sazonal.

Escolha as datas mais relevantes para a sua marca e planeje um calendário para criar uma estratégia de marketing sazonal eficiente.

Você já entendeu a teoria, conhece alguns dos benefícios e deve estar sedento para o ponto x da questão: como aplicar a estratégia? Separamos algumas dicas fundamentais para te ajudar a implementar o marketing sazonal no seu negócio, dá uma olhada:

Planeje com antecedência

O planejamento é indispensável para quem quer trabalhar com marketing sazonal. Afinal, é através dele que você consegue estruturar quais as sazonalidades mais relevantes para o seu negócio, quais ações você pode tomar em cada uma delas e quais os retornos esperados. 

Nesse momento, você deve planejar todos os passos da sua campanha: ideias, ações, comunicações, condições especiais e resultados esperados para garantir que o seu público seja atingido com eficácia e que você tenha um plano que garanta a segurança das execuções.

Defina sua comunicação sazonal

Qual linguagem sua empresa usará nas sazonalidades? O visual será parecido com o da marca em si ou vocês partirão para algo disruptivo? A ideia é ter um cronograma completo com quais datas sazonais a empresa aproveitará e definir qual comunicação é ideal para trabalhar essa estratégia paralela às gerais do negócio. 

Ah, lembre-se que pode ser necessário fazer ajustes de rota, de acordo com os resultados, por isso, não se prenda única e exclusivamente a esse cronograma.

Prepare recursos

Quais os recursos necessários para cada ação descrita naquele planejamento? Você precisará de equipes extras, equipamentos, budget – descreva toda a mão de obra necessária para não ter sustos próximo à ação. Nessa etapa, também é possível considerar parcerias para aumentar o alcance ou baratear os custos.

Fique atento às boas práticas

Considere as melhores práticas para cada ação estruturada. Qual a melhor forma de trabalhar com e-mail marketing? Redes sociais? Landing pages? Fique atento para garantir que as suas campanhas e comunicações estejam seguindo as boas práticas para atingir o seu público de maneira eficiente. 

Não esqueça que o digital está em constante transformação, então é indispensável manter-se atualizado e antenado no que está acontecendo.

Melhores estratégias de marketing sazonal

Calendário e moedas mostrando os resultados do marketing sazonal.

Não perca tempo, se joga de vez na estratégia de marketing sazonal e crie ações personalizadas para o seu negócio!

Se você se interessou pelo que viu até aqui, é hora de saber como alavancar seus resultados com o marketing sazonal. Separamos as melhores estratégias para te ajudar a aumentar suas vendas e o engajamento do seu negócio com o poder das sazonalidades. 

É hora de começar a se planejar para as sazonalidades, então já anote as dicas para começar a estruturar seu cronograma.

  • Carnaval

A data traz irreverência e diversão, você pode apostar em campanhas divertidas e que exaltem o clima festivo de carnaval. Essa é uma big data, então negócios de vários nichos podem surfar nessa onda de maneira natural e orgânica. Que tal apostar em condições especiais e campanhas alegres e coloridas?

  • Dia das Mães e Dia dos Pais

As datas são muito importantes para o varejo, pois atingem muitas pessoas. Aqui, é fundamental agir com sutileza para não tocar em pontos sensíveis dos usuários, trabalhe a sua comunicação de forma humanizada, invista em um bom storytelling usando a emoção como gatilho de comunicação e não esqueça de se certificar que os usuários querem receber comunicações nesse dia.

  • Dia dos Namorados

Aqui, uma boa segmentação pode te ajudar a escolher o melhor público para trabalhar. O mood da data lembra que o amor está no ar e é uma boa oportunidade para você lembrar sobre carinho, afeto e demonstrações de amor para outra pessoa ou até para si. As redes sociais são ótimas aliadas para trabalhar o tema.

  • Dia do Cliente

Mais uma grande data que pode ser trabalhada por diversos segmentos. O Dia do Cliente é uma oportunidade para você homenagear seus consumidores e mostrar como eles são importantes para você. As redes sociais e estratégias de e-mail marketing podem te ajudar nessa missão de estreitar o relacionamento com o usuário.

  • Dia das Crianças

A data da diversão! A segmentação também pode ajudar aqui, mas vale lembrar que não presenteamos só filhos, qualquer pessoa que tenha uma criança por perto pode ser um público potencial. Site, blog, redes sociais e e-mail podem ajudar a ampliar sua mensagem.

  • Black Friday

A grande data do ano pode ser trabalhada em diversos canais diferentes com uma mensagem clara, objetiva e atraente. Invista os seus esforços para garantir que a Black Friday da sua marca seja realmente uma data memorável para o seu negócio. Lembre-se que o grande objetivo é oferecer descontos e condições especiais aos clientes, por isso, planeje-se para garantir que as ofertas sejam viáveis para ambos.

  • Natal

Outra grande data para o varejo, já que é uma das mais comemoradas no ano. Aqui, o espírito é de união, amor e confraternização, então também vale apostar em comunicações mais emocionais e que valorizem as demonstrações de afeto

Lembre-se que o brasileiro adora deixar as compras para a última hora, então comece as suas comunicações com antecedência para que a sua mensagem esteja fixada na memória do comprador quando ele for às compras.

Essas são algumas das big datas para o varejo, mas você ainda pode investir nas estações do ano, volta às aulas, páscoa, férias escolares, entre outras sazonalidades. Inclusive, um bom plano é utilizar os leads conquistados nas primeiras sazonalidades do ano para se comunicar de forma efetiva e criar um relacionamento com o consumidor durante o resto dos meses. 

Planeje-se, entenda os hábitos de consumo do seu cliente e crie ações personalizadas com quem entende do assunto: nós conectamos marcas a clientes de maneira estratégica e sempre com o objetivo de oferecer o melhor a sua empresa, contribuindo no desenvolvimento das suas estratégias para engajar e converter mais usando campanhas de marketing e apoio completo.

Quer saber mais? Nos envie uma mensagem e aproveite para conhecer outros conceitos de marketing digital que vão ajudar a alavancar seu negócio.

Agora conta pra gente: qual o principal desafio para implementar o marketing sazonal em seu negócio? E qual você considera o maior benefício da estratégia? Escreva nos comentários! 😎

(Visited 565 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de maio de 2022
Fechar