Hoeme curioso para entender o que é análise de mercado.

Escrito por 09:00 Marketing Digital

Análise de mercado: saiba o que é e como montar a sua

Aprenda agora como entender a relevância do seu nicho com uma análise de mercado profunda.

Análise de mercado é um item fundamental para um bom plano de negócio, você já fez uma ou sabe por onde dar o start? 

Se você está pensando em começar uma empresa ou já tem uma, deve saber que é preciso estruturar um bom plano de negócio e um planejamento minucioso sobre o seu mercado, concorrentes, público-alvo, entre outras informações; e sabe qual a maneira mais efetiva de fazer isso? Através de pesquisas prévias do mercado.

Afinal, como você vai saber o que pode acontecer no futuro, se não souber como é o retrospecto? As pesquisas prévias te ajudam a entender como é o mercado atual, quais são os fatores de riscos, oportunidades, ameaças e geram insights de como seu negócio pode se destacar.

Quer saber como fazer uma análise de mercado que gere oportunidades e minimize riscos? Nós vamos te ajudar agora, vem! 😉

O que é análise de mercado?

Vetor demonstrando a realização de uma análise de mercado.

Quer entender mais sobre a análise de mercado? Então bora com a All iN!

É uma avaliação que ajuda a entender o mercado, riscos e oportunidades

É com essa análise que você consegue observar se aquele mercado é atrativo para a sua empresa, quais são as possibilidades que ele gera, chances de crescimento e riscos iminentes. Através dos dados obtidos nas análises de mercado, faz-se um detalhado estudo que permite que você estruture sua empresa de acordo com o que aquele segmento pede.

O que compõe a análise de mercado?

Mas como obter esses dados tão valiosos para gerar uma análise de mercado detalhada e eficiente? Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de começar esse estudo, veja quais são:

Entenda o mercado

Como é o mercado que você quer atuar? Faça um overview e entenda o cenário atual, considerando impacto na economia, potencial de mercado, oportunidades e ameaças que esse mercado pode enfrentar.

Conheça o público

Outro item fundamental para detalhar sua análise de mercado é entender como o público do segmento se comporta. Eles são nativos digitais ou ainda enfrentam dificuldades no mundo online? Quais as principais dores, desejos e necessidades dessa fatia de mercado e como eles se comunicam. Aqui, também entram aspectos quantitativos e qualitativos, além de informações básicas de público-alvo, como: gênero, classe social, escolaridade, etc.

Avalie o mercado

Como seus concorrentes têm se posicionado? Existe algo que eles façam que você possa melhorar para criar uma experiência otimizada para o usuário? Avalie também quais sub nichos esses concorrentes estão deixando de lado e você pode abordar.

Faça projeções

Quais as projeções possíveis nesse mercado? É fundamental entender até onde você pode ir e quais as possíveis limitações do segmento. Fazer projeções de mercado te ajuda a se planejar financeiramente para lidar com o futuro, pense nisso.

Analise o produto

Estude sobre o seu produto e o da concorrência, quais são os pontos fortes e fracos, como é possível se destacar com ele, como funciona a precificação e como você pode se destacar e ser mais atrativo.

Qual a importância da análise de mercado?

Computador aberto em uma análise de mercado.

Com a análise de mercado você consegue entender mais do desenvolvimento do seu negócio em relação ao mercado, tornando os planos e ações mais palpáveis!

A análise de mercado ajuda no desenvolvimento do negócio e torna os planos e ações mais palpáveis, já que se baseia em dados reais. Através dela, é possível conhecer melhor o seu público, avaliar o cenário do mercado atual, incluindo a ação de concorrentes e fornecedores, além de facilitar na previsibilidade e potenciais com as projeções de mercado.

A All iN é expert nesses processos de análise e inteligência estratégica, por isso, separamos alguns benefícios da análise de mercado para te ajudar a entender melhor como ela pode ajudar o seu negócio.

Conheça melhor o público

Como conversamos, a análise de mercado possibilita que você conheça melhor o seu público e o que você precisa para atrair e se relacionar com os seus potenciais compradores. Através de dados consolidados, você compreende como é o comportamento dos usuários, hábitos de consumo e como você pode atendê-los com excelência e se destacar dentre os seus concorrentes.

Explore diferenciais competitivos

Avaliando o cenário atual do mercado e seus concorrentes, você entenderá como eles se posicionam e o que você pode fazer diferente para ser mais atrativo e oferecer uma experiência ainda melhor para o usuário

Aqui, você conseguirá explorar os diferenciais competitivos e se destacar no mercado, baseando todas as suas estratégias e ações em dados. Se você busca oferecer o melhor ao seu público-alvo, a análise de mercado com certeza te ajudará a explorar as potencialidades do mercado.

Melhore seu posicionamento

Novamente, como você pode se diferenciar do que tem sido feito no mercado? Com todas as informações coletadas na análise de mercado, você conseguirá explorar um novo caminho, seja explorando o que ainda não foi feito ou melhorando processos burocráticos do mercado. 

O seu posicionamento também contribuirá para as etapas seguintes de consideração e reconhecimento de marca, tornando os seus diferenciais competitivos grandes triunfos e, possivelmente, únicos.

Elabore um bom plano de negócios

Toda a estrutura do seu negócio conta com a análise de mercado, é ela que permite que você entenda o cenário atual, entenda sobre a qualidade e precificação do que é oferecido hoje, explore seus diferenciais competitivos e faça projeções assertivas, baseando todas as ações em dados. 

Normalmente, o plano de negócio é permeado por dois tipos de análise de mercado, por isso, é fundamental que você entenda cada um deles; veja a seguir:

Análise de gabinete

A análise de gabinete é feita através de dados coletados ativamente, sendo mais ampla e generalista. Na análise de gabinete, esses dados podem ser coletados internamente, sem contato com o público – ou seja, as informações são obtidas através de ferramentas de mídia, portais e outras fontes de informações desse tipo (que não demandam contato direto com fontes externas). 

Por isso, ela é considerada menos específica, ainda assim, é uma opção para quem quer conhecer mais sobre o mercado de maneira geral. 

Análise de mercado

Já a análise de mercado é feita diretamente com quem mais importa: o cliente. Essa pesquisa utiliza-se de perguntas específicas sobre a expectativa do usuário, nível de serviço esperado e informações adicionais sobre o mercado e a marca em si

Essa é a forma mais eficaz de construir o seu plano de negócio, afinal, você conversará com o ponto focal da sua estratégia, entendendo suas necessidades e desejos.

Como fazer uma análise de mercado?

Vetor demonstrando a realização de uma análise de mercado.

Utilize a análise de mercado para identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do seu negócio!

Uma  maneira bastante eficaz de realizar sua pesquisa de mercado é através da análise SWOT, a matriz prevê que você identifique ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes para assim entender onde você pode atuar, o que pode melhorar e o que pode ser um risco para o seu negócio.

Nesse momento, avalie e dê notas de 0 a 10 para os seguintes quesitos:

  • 1 – Tamanho do mercado

Qual é o tamanho do mercado que você quer atuar? Isso definirá também o tamanho da sua concorrência, o que te ajuda a entender qual o esforço necessário para se destacar.

  • 2 – Custo da aquisição de clientes

As empresas que não têm essa métrica, acabam se perdendo financeiramente. Se você gasta muito para conquistar um cliente, é preciso que o seu ticket médio seja acima desse valor para gerar algum lucro. Avalie se é preciso aumentar a quantidade de vendas, diminuir o custo pela aquisição, aumentar o ticket médio ou trabalhar com a recorrência para ser mais vantajoso.

  • 3 – Investimento inicial

Quanto você precisa para começar o seu negócio? Considere todos os gastos nesse momento: equipe, treinamento, local, equipamentos, etc. Seja realista e anote todos os custos.

  • 4 – Urgência

Qual a urgência do mercado para essa solução que você pode oferecer? É algo fundamental ou os usuários ainda não sabem que precisam dessa solução? Definir a urgência te ajuda a se planejar para começar sua operação.

  • 5 – Potencial de precificação

Como é a relação de oferta x demanda nesse mercado? Coloque os valores na ponta do lápis, veja quanto você gasta para produzir, o preço praticado pelos seus concorrentes e o que você pode fazer para tornar o seu preço mais atrativo sem prejudicar seus planos. 

  • 6 – Custo da entrega de valor

Aqui você deve avaliar quanto precisará investir para entregar uma solução de valor ao seu usuário. Considere novamente todos os gastos e coloque na ponta do lápis para entender o que é mais viável para o seu negócio sem esquecer a experiência do cliente.

  • 7 – Potencial de lucro

Qual o seu potencial de lucro perene? O investimento que você faz em determinado produto é definitivo ou precisa de acompanhamento? Avalie esse potencial de lucro e conte com as projeções para te ajudar a entender como esse potencial de lucro perene atuará ao longo do tempo.

Conheça as soluções da All iN

Entendeu a importância que a análise de mercado tem para o seu negócio? É ela quem pode determinar minimizar riscos, aumentar a previsibilidade, estruturar o seu negócio e fazer projeções realistas do cenário atual e do futuro do seu mercado. Quer saber como a gente pode te ajudar?

Conte com uma ferramenta inteligente que te ajuda a fazer análises e entrega o melhor das soluções digitais estratégicas, conheça a All iN clicando no banner abaixo!

(Visited 244 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 19 de abril de 2022
Fechar