Faltam 57 dias para uma das mais importantes datas do varejo, e você, já está se preparando?
A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro e, neste ano, acontecerá no dia 25. Essa data representa o momento que os lojistas esperam para esvaziar seus estoques e abrir espaço para a mercadoria para o Natal, enquanto que para o consumidor é o melhor momento para comprar produtos de alto valor com melhor custo benefício.
Especialistas afirmam que a Black Friday será o melhor período para o comércio em 2016, com a economia se fortalecendo e a população ganhando novamente confiança no poder de consumo, a projeção é que as vendas atinjam um crescimento de 8% no final de 2016, segundo estudo da Ebit.
Fonte: WebShoppers 2016
Os números da Black Friday em 2015 mostram como o consumidor brasileiro tem mudado a perspectiva em relação à data. Quando o varejo brasileiro começou a adotar Black Friday, em 2010, muitas lojas aumentavam os valores de tabela dias antes e depois davam grandes descontos, foi o famoso “tudo pela metade do dobro”. Depois da péssima repercussão da Black Friday nas mídias, o consumidor se tornou mais exigente e cuidadoso, e órgãos como Procon também estão em alerta e monitorando as promoções durante o período.
Fonte: http://www.blackfriday.com.br/oqueeblackfriday
Hoje o consumidor começa a pesquisar os itens que pretende comprar na Black Friday com bastante tempo de antecedência com o intuito de saber os valores praticados por todos os players e não ser enganado no dia. Por isso, é muito importante começar a se planejar cedo. Acompanhar o comportamento do cliente e entender o que ele busca pode fazer com que você se destaque perante a concorrência na Black Friday, uma vez que você oferecerá o produto certo (que ele já demonstrou interesse), no momento certo (a data da Black Friday que é o dia que ele se planejou para efetuar a compra) e para a pessoa certa.
Abaixo alguns gatilhos de conversão combinados com Algoritmos de Recomendação e comportamento para você começar a sua estratégia para a Black Friday:
Abandono de Carrinho
Algoritmo de automação para recuperar produtos deixados no carrinho quando a opção de compra não for concretizada. Também é possível atribuir variáveis como Similares, Mais Vendidos, Cross Sell, Quem viu Comprou e Quem viu, viu também dentro do mesmo produto.
Navegação do Usuário
Captura o comportamento do usuário durante o período de navegação através de um algoritmo que idêntifica todas as sessões que foram navegadas, sendo possível identificar categoria e produtos. Com base nestes dados, você tem a opção de criar gatilhos de Similares, Mais Vendidos, Cross-Sell, Quem viu Comprou ou Quem viu, viu Também.
Recorrência
Recurso que possibilita a classificação de produtos com perfil recorrente e a programação de disparos próximo a renovação daquele produto. Também é possível atribuir variáveis como Similares, Mais Vendidos, Cross Sell, Quem viu Comprou e Quem viu, viu também dentro do mesmo produto.
Redução de Preços
O novo consumidor fica atento a qualquer variação de preço do produto que pretende adquirir, que tal se antecipar ao processo de busca e impactar seu cliente com uma redução de preço que pode possibilitar uma venda rápida. Este recurso pode trazer até 20% de conversão e tem grande performance de engajamento.
Redução de Preços Similares
O produto original de interesse continua com o mesmo preço, mas tem aquele bem parecido que sofreu uma grande alteração de valores, que tal oferecer ao seu cliente? Ofertar similares pode abrir várias oportunidades e reduzir o tempo de oferta quando seu cliente está aguardando uma possível redução de preço.
Reconquista
Você sabe a quanto tempo seu cliente não tem interagido com suas comunicações? Quando foi sua última compra? Nosso recurso de reconquista possibilita que você configure gatilhos comportamentais e você pode criar estratégias de engajamento para reconquistar seu cliente pouco engajado.
Pós Compras
Uma boa estratégia de relacionamento com o seu cliente não termina após a primeira venda, ela deve se manter em pontos fundamentais do ciclo de vida do seu cliente e dos produtos adquiridos. Ofereça aos seus clientes produtos relacionados a venda ou um conteúdo especial sobre o produto. Este recurso totalmente automatizado eleva a sensação de satisfação do cliente para com seu atendimento.
Aniversário
Hora de comemorar uma data especial, pode ser o aniversário da primeira compra ou até mesmo o aniversário do seu cliente. Agora você precisa apenas montar um bom design e preparar uma ótima oferta!
Inativos
Seu cliente sumiu, e agora? Prepare comunicações de ofertas e benefícios e envie para seus clientes que após determinado período de tempo não tem aberto suas comunicações.
Primeira Compra
Chegou a hora de conquistar seu cliente, vamos enviar uma oferta arrasadora e concretizar sua primeira compra?
Após o processo de cadastro do cliente em seu e-commerce você tem pouco tempo para impacta-lo com uma ótima promoção. Automatize estas ações com o recurso primeira compra.
Quem comprou, comprou também
A grande maioria dos algoritmos de recomendação existentes no mercado trabalham com analise baseada no comportamento individual do cliente. Nosso algoritmo recomendação trabalha em 3 camadas, (individuo, grupos e produtos), desta forma sua estratégia começa a se transformar em preditiva. Ofereça uma determinada tendência de compra de um grupo para clientes com perfil similar e antecipe seu interesse.
Indecisos
Clientes indecisos precisam de ajuda durante a compra. Isto acontece o tempo todo na loja física, e se repete no virtual. Observe o comportamento dos seus clientes e crie uma comunicação para o produto com maior incidência de compra em grupos com seu mesmo perfil de interesse.
Decididos
A decisão de compra para muitos clientes é algo simples, mas ainda falta algum detalhe para concretizar a sua compra. Identifique clientes que tem navegado por um determinado número de vezes no mesmo produto e envie um cupom de desconto para aumentar sua possibilidade de fechar o negócio.
Avise-me
Criar funcionalidades para facilitar a busca por um determinado produto é essencial para manter as vendas e informar nossos clientes. Pensando nisto, criamos o recurso Avise-me, com ele o cliente pode navegar por um produto indisponível e receber informações assim que o mesmo estiver disponível novamente.
Tendência
Seguir tendências é uma condicional social que determina a compra de milhares de produtos por dia. Pensando nisto, desenhamos um recurso que identifica tendências por grupo e dispara gatilhos com grande propensão de compra.
Novidades
Com certeza seu cliente adora receber novidades relacionadas a alguma categoria de interesse. Com nosso recurso Novidade, toda vez que um novo produto for inserido no XML da categoria, seu cliente receberá um e-mail com as novidades.
Alternativos
Seu cliente navegou em um produto que infelizmente ficou indisponível em seu estoque, que tal enviar um e-mail sugerindo produtos alternativos da mesma categoria, e ainda mais, com um algoritmo de recomendação sugerir o produto com melhor índice de vendas.
Busca
Uma boa parcela das vendas na internet começa por uma busca de termos (palavras digitadas durante o processo de busca, mas sem identificação de marca ou modelo). Que tal analisar os produtos comprados por outras pessoas que também buscaram pelo mesmo terno e ofertar ao seu cliente ainda indeciso?
Lista de Desejo
Com este recurso você pode avisar de forma automática quando houver uma alteração de preço daquele produto deixado na Lista de Desejos do seu cliente.