Escrito por 08:52 Entregabilidade

Entregabilidade no Yahoo!

O Yahoo foi um dos primeiros provedores de email gratuito a entrar no mercado e é um dos três maiores no mundo, ficando atrás apenas de Gmail e Hotmail. Atualmente, o Yahoo conta com cerca de 280 milhões de usuários espalhados pelo mundo.

O Yahoo foi um dos primeiros provedores de email gratuito a entrar no mercado e é um dos três maiores no mundo, ficando atrás apenas de Gmail e Hotmail. Atualmente, o Yahoo conta com cerca de 280 milhões de usuários espalhados pelo mundo.
Conhecer algumas características estratégicas deste provedor, certamente ajudará todas as empresas que trabalham com email marketing a obter um melhor desempenho, aumentando a taxa de entrega na caixa de entrada dos usuários que utilizam os serviços do Yahoo!

Filtro de Spam: O Yahoo constrói a maioria dos seus algoritmos de spam in-house, ou seja, como critério de reputação, eles dão ênfase a filtragem de conteúdos e URLs, além das reclamações de spam efetuadas por seus usuários. Os emails são filtrados a partir da relação: Domínios versos IPs.
Feedback Loop (FBL) por domínio individual: Ao assinar o FBL, toda vez que um usuário reportar seu email marketing como Spam, você receberá um alerta, indicando o endereço desses usuários. Assim, poderá retira-los de suas listas imediatamente, evitando problemas futuros. Para assinar o FBL é necessário possuir o sistema de autenticação DKIM.
Entregas Priorizadas: Quanto melhor for a sua reputação, maiores serão suas chances de atingir a caixa de entrada dos usuários do Yahoo. Existem duas maneiras de você conseguir que sua entrega seja priorizada dentro do provedor. A primeira é uma Whitelist interna do Yahoo, na qual qualquer empresa que dispara email marketing pode se cadastrar gratuitamente. Para entrar nessa “lista de bom remetente” a Yahoo irá analisar seus conteúdos e URLs.  Por esse motivo, recomendamos que se cadastre após, pelo menos, um mês de bom histórico de envio.
Além dessa lista interna, o Yahoo também consulta a Whitelist da Return Path para garantir a qualidade das mensagens recebidas por seus usuários, garantindo a legitimidade dos remetentes.
Reputação: A reputação é fundamental para determinar se suas mensagens cairão na caixa de entrada. Diversos fatores podem influenciar nessa classificação, entre eles: índices de envio para usuários desconhecidos, reclamações de usuários e número de spamtraps em suas listas.
A reputação de um remetente é avaliada por meio da combinação entre: endereços de IP + domínio + endereço do remetente. Por isso, é importante que exista equilíbrio e consistência entre esses três componentes.
Engajamento: Cada vez mais, o engajamento é visto como fator determinante para a entregabilidade.  Os ISPs têm a investido em pesquisas, filtros de spam, softwares de terceiros, etc. Tudo para avaliar a interação que as mensagens estão provocando nos usuários. O nível de engajamento leva em conta fatores como: quais mensagens são abertas, quais são movidas entre pastas, quão rápido o email é apagado, entre outros. Por isso, se você tem um grande número de assinantes que nunca abrem seus emails, está na hora adotar novas estratégias para conquistar esses usuários, ou até mesmo pensar na ideia de retirá-los definitivamente de suas listas.
Infraestrutura de Envio: O Yahoo realiza autenticação de emails tanto por SPF como por DKIM. Para garantir sua entrega nesse provedor, seus servidores devem ser configurados para permitir conexões simultâneas a partir de um padrão de 20 emails por conexão. Limitações desse aspecto podem influenciar negativamente seu reputação e prejudicar sua taxa de entrega.
Devido aos constantes avanços nas políticas de combate ao spam, é importante sempre acompanhar novas informações e medidas adotadas por provedores. Fiquem ligados!
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail
Esse post foi baseado no texto da Gerente de Relacionamento do Grupo de Inteligência de Email da Return Path, Melinda Plemel, publicado em http://br.returnpath.net/index.php/blog/article/guia_da_caixa_de_entrada_para_emails_do_yahoo

(Visited 237 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar