Escrito por 12:36 Entregabilidade

Entregabilidade no Hotmail

Em email marketing chamamos de “Entregabilidade” a habilidade de um remetente em alcançar a caixa de entrada dos usuários presentes em suas listas de email. Esta habilidade é ancorada no cumprimento de uma série de regras e normas impostas pelos ISPs (Provedores de Serviços de Internet) que elevam a reputação desses remetentes e evitam que os mesmos sejam classificados como Spammers.

Em email marketing chamamos de “Entregabilidade” a habilidade de um remetente em alcançar a caixa de entrada dos usuários presentes em suas listas de email. Esta habilidade é ancorada no cumprimento de uma série de regras e normas impostas pelos ISPs (Provedores de Serviços de Internet) que elevam a reputação desses remetentes e evitam que os mesmos sejam classificados como Spammers.
Hoje vamos falar das estratégias que devem ser seguidas pelos remetentes que querem alcançar a caixa de entrada dos usuários do Hotmail.
O email da Microsoft já existe há 16 anos e ainda é o provedor de email gratuito com o maior número de usuários. De acordo com a ComScore, o Hotmail representa 36% do mercado, contando com  324 milhões de usuários em todo o mundo. Ou seja, se você envia email marketing, certamente uma grande parte de sua lista é composta por usuários do Hotmail.

A preocupação com a reputação dos remetentes se torna cada vez mais necessária. Principalmente quando falamos de Hotmail, que entre os principais provedores, é o que se destaca por ter a política de controle de spam mais rigorosa. Por isso, para aumentar sua taxa de entrega, listamos algumas informações e critérios utilizados pelo provedor:
Filtros de Spam: O Hotmail utiliza a tecnologia Microsoft antispam SmartScreen e considera o volume de mensagens enviadas, o número de reclamações de cada remetente e a quantidade de spamtraps.
Painel SRD: Esse painel classifica as mensagens com base no conteúdo e reputação do remetente de acordo com a experiência dos próprios usuários. A Microsoft convida pessoas que possuem contas ativas há bastante tempo e com relativa movimentação. O grupo selecionado colabora com o processo de monitoramento e classificação da reputação das empresas que enviam email em massa ao repassar para o provedor as percepções que estão tendo das mensagens que vem recebendo, ou seja, as classificam como spam ou reconhecem remetentes idôneos.
A identidade dos usuários que fazem parte do painel SRD é mantida em sigilo, de tal modo que nem os remetentes diretos, nem as empresas responsáveis pelos disparos conseguem saber se quer quantos usuários deste tipo existem em suas listas.
Bloqueio de spamtraps: Spamtraps são armadilhas criadas e distribuídas na internet pelos próprios provedores. Esses emails circulam na web e são capturados por empresas que utilizam a prática Spammer. Quando esses endereços recebem um spam, o provedor identifica e bloqueia rapidamente esse IP.
Entrega garantida: A Microsoft reconhece os remetentes certificados pela Return Path e consultam sua whitelist, sendo assim, os certificados garantem a entrega de mensagens na caixa de entrada, já com as imagens carregadas.
Consistência no envio: Mesmo para usuários opt-in, o Hotmail avalia o comportamento dos remetentes. Além da quantidade e da frequência, o ideal é que as mensagens sejam enviadas sempre a partir do mesmo IP.
Além dessas características, agora, com a mudança do Hotmail para Outlook.com,  um sistema próprio de opt-out está presente nos emails. O novo link é inserido na parte de baixo de todos os emails e possibilita que os usuários bloqueiem o recebimento das mensagens de um determinado remetente diretamente no provedor.
Com a inserção desta opção as empresas que trabalham com email marketing terão que tomar cuidado redobrado e só enviar campanhas para os usuários que realmente que solicitaram.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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