Escrito por 14:00 Marketing Cloud

Entenda os principais benefícios do marketing cloud

Em plena era de transformação digital, materializar uma operação inteira de marketing (de e-mail a Analytics) em um software centralizado e em nuvem (com acesso a partir de qualquer smartphone) parece algo trivial. Mas, no Brasil, muitas empresas ainda estão atrasadas quando o assunto é ferramentas de automação, integração e cloud computing.

Hoje, você vai entender o que é e quais os benefícios do Marketing Cloud e porquê você precisa adotar essa solução em sua companhia!

O que é Marketing Cloud?

Marketing Cloud é a possibilidade de usar múltiplas ferramentas do marketing (SMS, e-mail, landing pages, pop-ups, mídias sociais, etc.) em uma única plataforma. Nesse caso, a empresa não precisa adquirir inúmeras soluções. Além disso, o acesso ao sistema pode ser feito em qualquer lugar com internet, ou seja, não é necessário baixar softwares.

Como essa plataforma trabalha integrada aos demais sistemas do cliente, é possível puxar dados de CRM, ERPs e demais soluções de Business Intelligence (BI) para criar uma estratégia de automação de marketing que promova uma jornada do cliente personalizada.

A questão é que essa solução trabalha com um oceano de dados sobre seus clientes, formando o ponto de partida para aprimorar seu conhecimento sobre o comportamento de consumo de cada comprador e, dessa forma, aproximar-se dele de forma mais assertiva, estabelecendo uma interação mais íntima, similar à que poderia ser feita em um PDV.

O melhor dos benefícios do Marketing Cloud é, portanto, oferecer um conjunto de soluções integradas de Marketing Digital, com um único “centro de controle”, abrindo margem para que a organização produza insights profundos sobre o que funciona em cada consumidor.

Isso permite não somente oferecer a melhor experiência para cada cliente, mas também criar perfis que facilitem a conversão de leads de acordo com estratégias segmentadas.

Quais são os canais integrados pelo Marketing Cloud?

E-mail Marketing

Que tal automatizar suas campanhas de e-mail marketing de forma segmentada, a partir de dados capturados de seu CRM? Essa possibilidade de adaptação a diferentes perfis produz conteúdo que gera engajamento, atinge seus prospects com maior precisão e aumenta o Retorno sobre Investimento (ROI) de suas ações.

Mobile Marketing

Uma boa ação de marketing deve ser sistêmica, ou seja, atingir em seu público-alvo em diversas perspectivas (360°). Nessa visão, uma dessas perspectivas indispensáveis para comunicar-se com seu cliente é através de SMS (até porque nem todo celular é smartphone, mas qualquer aparelho possui o “serviço de mensagens curtas”).

Quem precisa de SMS na era do WhatsApp? Muita gente. Presente desde a popularização dos primeiros modelos de telefonia móvel, o SMS possui taxa de abertura de 98% e uma taxa de resposta de 45% (7 vezes maior do que o e-mail).

Em 2014, por exemplo (5 anos após a criação do WhatsApp), 20 bilhões de mensagens ainda eram enviadas via SMS, dados que mostram que se trata de um instrumento longe de estar obsoleto.

Redes sociais

Alguns dados interessantes:

  • 45% da população brasileira acessa o Facebook mensalmente (há 117 milhões de contas no país);
  • em 2020, haverá mais pessoas no mundo com celulares do que com acesso a serviços de água/eletricidade;
  • mais de 100 milhões de brasileiros conectam-se diariamente às redes sociais (Instagram, Youtube, Twitter, Facebook): no país, os usuários acessam suas contas nessas mídias, em média, 9 vezes ao dia;
  • brasileiros passam, em média, 5 horas na frente dos computadores; nos tablets e celulares, são cerca de 4 horas diárias;
  • segundo estudo da Accenture, até 2020, o Marketing Digital será responsável por 75%dos investimentos no setor.

Diante de todos esses dados, não há como ignorar a necessidade de ter uma estratégia de marketing muito bem definida no ambiente digital.

Entretanto, mais uma vez, vale a pena destacar que integração é fundamental, uma vez que estamos lidando com um novo tipo de consumidor, o chamado “omnichannel”, que utiliza todas os canais disponíveis (TV, revistas, smartphones, PDV) simultaneamente em seu processo de decisão de consumo. E um dos maiores benefícios do Marketing Cloud é justamente conseguir dialogar com esse target por meio de múltiplos canais.

Marketing de Conteúdo

Estratégias de landing pages, fornecimento de conteúdo relevante (que seja capaz de nutrir seus prospects e amadurecê-los na jornada de compra), além de ações de otimização de palavras-chaves (SEO) também são fundamentais na era dos negócios digitais.

Quem conseguir otimizar seu site (com conteúdo rico, site responsivo, link building, keywords, etc.), ranqueando-o para as primeiras posições dos buscadores online, certamente elevará exponencialmente suas taxas de vistas/conversão.

Quais as vantagens de trabalhar com uma plataforma de Marketing Cloud?

1. Flexibilidade na gestão de dados

O mais conhecido entre os benefícios do Marketing Cloud é, como seu próprio nome revela, estar alocado em nuvem. Além de permitir o acesso às informações centralizadas a partir de qualquer smartphone com acesso à internet, sua base web elimina a necessidade de armazenar dados localmente, o que significa não ter que se preocupar mais com provisionamento de servidores para dar conta da montanha de dados que vai se formando ao longo do tempo.

Segurança da informação, agilidade, flexibilidade e escalabilidade da nuvem fazem que com o Marketing Cloud esteja provavelmente na iminência de eliminar em definitivo a existência dos softwares on-premises (locais) nos departamentos de marketing das organizações.

2. Conhecimento aprofundado da jornada do cliente

Uma plataforma centralizada de Marketing Cloud permite que você mapeie com precisão todo o ciclo de vida do cliente. Frequência de compra, resultados de estímulos provocados por ações de marketing, interações com a empresa: todos os “rastros” do consumidor, agregados em um único sistema, garantem domínio sobre os movimentos do seu público-alvo e, dessa forma, facilitam a elaboração de campanhas mais eficientes e com melhor ROI.

3. Integração das ações de marketing

Em dado momento, a empresa entende que terá melhor resposta com disparo de mensagens por e-mail marketing. O resultado insatisfatório move o time de SMarketing (Vendas + Marketing) a formular promoções em redes sociais. Poucos meses depois, migra-se para uma estratégia de links patrocinados: marketing não pode ser pulverizado dessa forma, sob pena de confundir o consumidor ou banalizar a marca.

Um dos grandes benefícios do Marketing Cloud é possibilitar uma ação realmente integrada em múltiplos canais, o que significa homogeneização da linguagem e, com isso, o fim da Torre de Babel na divulgação da marca e no atendimento ao cliente (via web, e-mail, social media e mobile).

4. Redução de custos e aumento de produtividade

A palavra-chave das plataformas de Marketing Cloud é automação. Você pode programar disparo de SMS, segmentar mensagens via e-mail marketing e até padronizar sua comunicação nas mídias sociais.

Tudo isso leva ao aumento de produtividade de seu time de marketing, maior potencial de alcance da divulgação e custos muito menores, dado que a contratação de inúmeros fornecedores para dar conta soluções individuais acaba saindo muito mais caro do que ter um único especialista a prover todos os serviços da área.

Agora que você descobriu quais os benefícios do Marketing Cloud, suas nuances e conceitos, compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais e leve essa abordagem aos seus amigos que também precisam otimizar seus processos de marketing! Sucesso e até breve!

(Visited 607 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar