Escrito por 09:54 Estratégias

Email transacional aumenta o engajamento dos usuários

O email transacional pode ser enviado com o objetivo de alavancar as vendas de uma loja virtual, por exemplo, mas é utilizado principalmente, para fortalecer o relacionamento de empresas com seus clientes.

Muitas empresas que atuam no ambiente digital já se renderam aos benefícios que a comunicação via email marketing proporciona. Existe uma ramificação dessa já tradicional atividade que pode intensificar a manutenção dos relacionamentos entre os usuários e as lojas virtuais. Essa alternativa é o email transacional.
O email transacional pode ser enviado com o objetivo de alavancar as vendas de uma loja virtual, por exemplo, mas é utilizado principalmente, para fortalecer o relacionamento de empresas com seus clientes.
Diferente do email marketing, que é projetado para atingir diversos usuários com um mesmo perfil de uma única vez, o email transacional não é feito em massa. É uma peça de comunicação única e exclusiva, criada especialmente para cada um dos contatos existentes no mailing de uma empresa. As informações mais relevantes são incluídas nas mensagens de acordo com o comportamento desse usuário ao realizar alguma ação em seu site.

Vamos a um exemplo prático de utilização do email transacional:
Uma mensagem pode ser criada baseada no abandono de carrinho em sites de e-commerce. Através do sistema de monitoramento oferecido pela plataforma de envio de email marketing, o responsável pelo site toma conhecimento dessa atitude do usuário e pode lhe encaminhar um email com ofertas exclusivas relacionadas aos produtos que ele estava procurando ou até mesmo comprando e que por algum motivo acabou desistindo. Não sabemos por que ele desistiu, mas sabemos que aquele tipo de mercadoria é do interesse dele. Uma dica para os sites de e-commerce é utilizar essas informações para segmentar o público alvo e criar emails com ofertas personalizadas, com descontos especiais por exemplo.
Outra utilização importante do email transacional é o envio de mensagens que confirmam as ações dos usuários em seu site. Por exemplo, ao termino de uma transação você pode enviar um email notificando o usuário de que seu pedido foi processado. Essa é uma estratégia muito utilizada por sites de e-commerce, quando o próprio sistema envia uma mensagem ao usuário para notificar que sua compra foi efetuada com sucesso. Esse tipo de atitude transmite segurança ao usuário. Ele percebe que sua ação foi reconhecida pelo site, o que só aumenta a credibilidade de sua empresa.
Para criar uma estratégia eficiente e oferecer ao consumidor exatamente aquilo que ele quer, é preciso aproveitar todas as informações obtidas com o monitoramento do comportamento desses usuários que a plataforma de envio oferece para compreender os interesses dos usuários.
Através do email transacional, as campanhas assumem um caráter particular, uma vez que são planejadas em resposta as atitudes dos usuários, assim eles de fato, só recebem conteúdos que lhes interessam. Ao perceber o cuidado com o qual suas preferências estão sendo tratadas, os usuários passam a confiar no conteúdo de suas mensagens, o que certamente irá aumentar consideravelmente as taxas de abertura e de cliques de suas campanhas, garantindo o sucesso de suas ações.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In

(Visited 38 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar