Mulher mexendo no celular apontando para o título do texto porque irá aprender o que são e-mails transacionais.

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E-mails transacionais: saiba o que são e como funcionam

Você ainda não trabalha com e-mails transacionais? Então, saiba agora tudo que você precisa para automatizar a sua comunicação!

De acordo com uma pesquisa feita pela Emarsys, 81% das pequenas empresas usam o e-mail como principal meio de aquisição de leads, enquanto 80% utilizam o e-mail marketing como uma forma de reter e fidelizar seus usuários. Pois é, engana-se quem pensa que o e-mail marketing é coisa do passado!

Aliás, falando em e-mail marketing, você já conhece os e-mails transacionais? A estratégia ajuda a otimizar sua régua de e-mail marketing e facilita a vida dos seus times, conheça mais com a All iN!

O que são e-mails transacionais?

Homem recebendo e-mails transacionais

Os e-mails transacionais auxiliam na estratégia da sua empresa ao manter os seus clientes informados de maneira rápida e eficiente.

Os e-mails transacionais são e-mails automáticos enviados a partir de ações dos usuários: confirmação de compra, agradecimento por se cadastrar na newsletter, envio de pedido, entre outras muitas possibilidades.

Ou seja, a principal função desses e-mails é posicionar o lead e/ou cliente acerca de alguma solicitação que ele fez, levando uma informação de seu interesse de maneira rápida e, o melhor de tudo, automática.

Vamos supor que você realizou uma compra online, a primeira coisa que você quer saber é se seu pedido foi confirmado, né? E como saber se a loja recebeu sua solicitação, se seu pagamento foi confirmado, qual o processo de logística e o prazo de entrega? Todas essas informações podem vir automaticamente após a sua compra em apenas alguns minutos com os e-mails transacionais. 😉

Então, qual a diferença entre e-mails transacionais e e-mails marketing?

Pessoas se questionando sobre a diferença entre e-mails transacionais e e-mails marketing

Os e-mails transacionais são estratégias importantes de otimização do e-mail marketing, e o melhor: são personalizados e enviados automaticamente aos leads.

Como dissemos, os e-mails transacionais são enviados automaticamente após alguma solicitação e muito mais personalizados, isto é: o e-mail que o seu cliente pediu para receber, legal né? 

Já o e-mail marketing, aquele comum, faz parte de uma régua de comunicação enviada em massa para toda base de contatos. O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação com os seus visitantes, leads e clientes e pode ser usado para diversos objetivos, como comunicar novidades da empresa, parabenizar aniversariantes, reativar uma base morna ou enviar um novo conteúdo que você produziu, por exemplo.

Por que e-mails transacionais são importantes?

Porque eles dão retorno ao usuário! Fala sério, ninguém gosta de ficar no vácuo, né? Muito menos após uma solicitação, concorda?

Os e-mails transacionais ajudam a aumentar a confiança do cliente, já que ele se sente atendido rapidamente e percebe que a empresa está preocupada com as suas solicitações. Além disso, a estratégia colabora com a criação de um relacionamento com o usuário, visto que ele se sente mais próximo da empresa, que o responde sempre que necessário com agilidade e personalização.

Através dessa estratégia, você aumenta o engajamento da sua base, o reconhecimento e a credibilidade da marca com um modelo escalável, automatizado e altamente personalizado

Os benefícios são muitos! E, agora que você já sabe disso, vamos juntos entender melhor sobre o funcionamento dos e-mails transacionais? Vem com a gente! 😊

Como funcionam os e-mails transacionais?

Pessoas pesquisando sobre o que são e-mails transacionais

Obtenha bons resultados ao buscar e analisar as melhores ações para os e-mails transacionais.

A dica número um para fazer a estratégia funcionar em seu negócio é entender quais ações entrarão na sua campanha de e-mails transacionais para então criar um template pré definido para cada ação que você dará resposta.

Depois disso, escolha uma ferramenta de e-mail marketing para te ajudar a controlar esse fluxo; lá você pode separar os e-mails de acordo com as ações e personalizá-los com o nome dos usuários que os receberão, por exemplo.

Com isso feito, você consegue pré-programar os e-mails transacionais para enviá-los conforme as ações que julgar importante. Mas quais ações você selecionará? Confira algumas comuns.

Quais são os tipos de e-mails transacionais?

Pessoa lendo seus e-mails transicionais

Os e-mails transacionais apresentam muitos benefícios e podem ser usados em diversas situações.

Existem diversas situações onde os e-mails transacionais podem ser usados, separamos as mais comuns para você conferir.

Confirmação de pedido

Se você trabalha com vendas online, o e-mail de confirmação do pedido é fundamental para a sua estratégia. É através dele que o usuário tem certeza que a marca recebeu a sua solicitação de compra e pode revisar as informações do pedido. Além disso, por meio desse e-mail, você pode também sugerir outros produtos complementares à sua compra, criando mais uma oportunidade de venda.

Status do pedido

As pessoas compram pela internet com o intuito de agilizar suas compras e conseguir acompanhá-las, por isso, o e-mail de status é tão importante. Ele ajuda o usuário a acompanhar sua solicitação e entender o andamento da sua compra, tempo de separação, envio e prazo de entrega. Assim, é possível se programar para a chegada do produto sem precisar entrar em contato constantemente para saber da sua compra.

Redefinição de senhas

Nem só de vendas online vivem os e-mails transacionais! Eles também podem ser usados para ações corriqueiras, como a redefinição de senhas, por exemplo. Sempre que o usuário cria um cadastro ou esquece sua senha, ele clica em um botão e, em poucos segundos, tem a ajuda necessária em sua caixa de entrada. Mais um benefício dos e-mails transacionais: contribuem com o seu time de atendimento, diminuindo as chamadas que podem ser resolvidas de maneira automática.

Cadastro em newsletters

Isso mesmo, os e-mails transacionais também podem ser enviados após o cadastro do usuário em sua newsletter. Se o usuário preencheu o formulário para receber suas novidades, ele tem interesse em seu conteúdo e, nada mais justo do que ele receber sua atenção, concorda? Automatize uma resposta que o faça se sentir querido e assistido, lembre-se que ele pode virar um lead em breve.

Você já tinha pensado nessas possibilidades? Quais outras ações a sua empresa pode automatizar com os e-mails transacionais?

Dicas de como elaborar bons e-mails transacionais

Mulher elaborando e-mails transacionais

Para um bom desempenho, invista em e-mails transacionais informativos, personalizados e que representem os valores de sua empresa.

Agora que você já conhece o funcionamento dos e-mails transacionais e a enorme quantidade de benefícios da estratégia, fique atento para descobrir as melhores práticas para colocá-lo em pleno funcionamento no seu negócio. Vamos lá?

Comunicação humanizada e e-mails transacionais 

Os e-mails transacionais permitem a personalização da sua comunicação e a troca 1 to 1, já que você envia e-mails específicos conforme a ação de cada usuário. Ao criar seus templates, lembre-se de investir em uma comunicação humanizada e próxima com o usuário para garantir uma conversa natural e agradável.

Estabeleça uma identidade

Os e-mails transacionais também fazem parte da sua estratégia de negócio, por isso, é importante que eles sigam a identidade visual do seu negócio. Ao criar seu template, lembre-se de criar uma unidade coesa entre cores, tipografia, logos, etc.

Seja objetivo

Lembre-se que esse e-mail será enviado em resposta a uma solicitação, então busque respondê-la de forma objetiva. Você pode adicionar outras informações, mas não esqueça qual o real objetivo desse e-mail: ele deve ser informativo, não promocional.

Ofereça todas as informações

Não é porque o processo se tornou escalável que ele será repetitivo. Envie todas as informações necessárias em um único e-mail, claro respeitando o assunto principal. Por exemplo, se você enviar um e-mail de status do pedido, coloque todas as etapas do envio, prazo de entrega, informações gerais da compra e informações de contato para dúvidas.

Otimize os e-mails transacionais para dispositivos móveis

Segundo um levantamento da HubSpot, mais de 80% dos usuários abrem seus e-mails através de dispositivos móveis, ou seja, é mais que fundamental pensar nessa categoria de dispositivo na hora de criar os seus e-mails transacionais. Faça testes com todos os templates criados e garanta que a sua comunicação seja responsiva e adequada a todos os tipos de dispositivos

E aí, você está pronto para colocar os e-mails transacionais em prática na sua empresa? Experimente a estratégia e conte com a gente. 😎

Aliás, será que você já conhece os tipos de e-mail marketing que podem contribuir com o seu negócio? Clique aqui e confira.

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Tags: Última modificação: 3 de março de 2022
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