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Dicas de sucesso para campanhas de mobile marketing

De acordo com a pesquisa TG.Net, do IBOPE Media, o acesso à internet por dispositivos móveis como Smartphones, Black Berry, iPhones, PDAs ou tablets já atinge 30,3% dos brasileiros conectados totalizando cerca de 19 milhões dos aparelhos em uso, dentre as mais de 250,8 milhões de linhas ativas.

De acordo com a pesquisa TG.Net, do IBOPE Media, o acesso à internet por dispositivos móveis como Smartphones, Black Berry, iPhones, PDAs ou tablets já atinge 30,3% dos brasileiros conectados totalizando cerca de 19 milhões dos aparelhos em uso, dentre as mais de 250,8 milhões de linhas ativas.
Com os usuários cada vez mais expostos, o interesse dos anunciantes por essa importante parcela de mercado consumidor, vem ganhando cada vez mais destaque. Prova disso é o aumento dos investimentos publicitários na rede nos últimos anos. Ainda segundo o IBOPE, na comparação do último trimestre de 2011 com o mesmo período de 2010, a expansão foi de 77%, fazendo com que a internet chegasse a alcançar R$ 1,8 bilhão de faturamento somente nos três últimos meses de 2011.


Com foco em um público cada vez mais móvel, a maioria das empresas que utilizam o email marketing como forma de se relacionar com seus clientes estão adaptando suas mensagens ao tipo de abertura proporcionada pelas plataformas móveis. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência mBlox, nos EUA e Reino Unido onde foram entrevistados cerca de 4 mil usuários de smartphones, com idades entre 18 e24 anos, foi constatado que 9 entre 10 passam mais de 5 horas conectados por dia.  Cerca de 30% dos entrevistados revelou que gosta de receber avisos de promoções e anúncios diretamente pelo celular, enquanto 40% só quer receber o que considera realmente fundamental.  A pesquisa revelou ainda que 1 em cada 3 consumidores já utilizaram o telefone para comprar produtos ou serviços.
Pensando nesse potencial que os dispositivos móveis oferecem às ações de marketing, listamos três dicas fundamentais para que você não erre na hora de criar suas campanhas específicas.
1. Fique atento às dimensões
Na versão mobile de email marketing, é preciso fazer uma comunicação objetiva e direta. Lembre-se que o usuário de internet móvel não tem tempo a perder, por isso, suas campanhas precisam de um design específico e direcionado. As mensagens precisam ser mais enxutas, com textos curtos e poucas imagens, de modo que o principal objetivo da mensagem chegue aos usuários assim que o email for aberto. É importante também produzir mensagens curtas, pois os usuários não costumam fazer scroll nos telefones, por isso, nesse tipo de campanha, o mais indicado é utilizar um HMTL sem largura fixa, para que ele se ajuste de acordo com o tamanho da tela de cada dispositivo.
2. Seja objetivo desde o assunto
A escolha do assunto é outro item extremamente importante. É preciso lembrar que esse é o primeiro contato do usuário com sua mensagem e é nesse momento que ele decide se aquele conteúdo é ou não interessante. No caso mobile, uma boa estratégia é utilizar no máximo 15 caracteres, para garantir que o cabeçalho seja lido integralmente pela tela do telefone.
3. Perceba as necessidades e preferência dos usuários
A maioria dos dispositivos móveis costuma se atualizar automaticamente, tornando impossível de se prever o momento em que o usuário receberá a mensagem. Não podemos definir onde e quando ele terá acesso a esse email, por isso, é importante ficar atento ao horário de envio. Uma ótima dica é verificar as taxas de abertura e investir em disparos para os momentos nos quais a maioria dos usuários abrem seus mensagens. Além do horário de envio, neste tipo de campanha é muito importante realizar uma segmentação refinada, que capte os desejos e necessidades dos clientes e ofereça ao usuário apenas aquilo que é realmente relevante. É preciso respeitar (ainda mais) sua privacidade.
Invista na versão mobile do email marketing para construir um canal de relacionamento com seus clientes, tornando-os ainda mais próximos de sua marca.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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