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Conheça os diferentes tipos de mensagens que podem ser enviadas por email marketing

Quando falamos de email marketing, a maioria das pessoas associam o termo à uma propaganda enviada por empresas que desejam aumentar suas vendas, não é isso? É isso também, mas existem outros objetivos por trás das mensagens. Por meio do email marketing é possível abrir um canal de comunicação dos usuários, criando um relacionamento de confiança e relevância entre empresas e clientes.

Quando falamos de email marketing, a maioria das pessoas associam o termo à uma propaganda enviada por empresas que desejam aumentar suas vendas, não é isso? É isso também, mas existem outros objetivos por trás das mensagens. Por meio do email marketing é possível abrir um canal de comunicação dos usuários, criando um relacionamento de confiança e relevância entre empresas e clientes. É sobre isso que vamos falar hoje. Sobre os principais tipos de mensagens e com qual intenção elas devem ser usadas.


Tipos de email marketing:
1. Comerciais:
Esse tipo de email é geralmente voltado ao comércio eletrônico ou clubes de compras. São mensagens visuais e objetivas, de forma que, ao bater os olhos no seu email, os usuários já tomem conhecimento de suas ofertas. É uma forma rápida de fazer com que suas promoções cheguem ao conhecimento do público. Nestes casos, muitas vezes é interessante fazer um layout em que o usuário seja impactado com uma ou mais promoções em destaque, e sem seguida veja as demais se alternando. Com isso, além de prender a atenção pelo estímulo visual, você consegue apresentar uma quantidade maior de produtos, aumentando as chances de atingir o interesse desse potencial consumidor.
2. Newsletters: 
As newsletters são emails informativos que têm como objetivo principal aproximar os usuários de sua marca, criando um relacionamento com seus clientes. Por isso, os emails desse tipo devem oferecer informações relevantes ao seu público alvo. As mensagens precisam ter conteúdos de qualidade que gerem interesse fazendo com que cliquem na peça e sejam levados ao seu site ou rede social. Em muitos casos esses conteúdos não estão diretamente relacionados a produtos, mas de alguma forma interligados.
3. Catálogos:
Os emails do tipo catálogo, funcionam como versões digitalizadas daquele material impresso que muitas vezes recebemos nas ruas ou nos jornais de domingo. Este tipo de mensagem oferece a possibilidade de uma interação mais simples e informativa com o usuário, mas não devem ser encarados apenas como reprodução de um material já existente. Todas as ações devem ser pensadas estrategicamente, com o objetivo de estimular os usuários a acessarem seu site e despertarem o interesse em efetuar uma compra direta ou simplesmente conhecerem melhor seus produtos.
4. Comunicados:
Como o próprio nome diz, os emails comunicados servem para comunicar alguma novidade, pode ser uma atualização da política da empresa, um recall de algum produto, erratas ou modificações que precisem ser passadas aos seus clientes ou colaboradores. Se aproximam visualmente de um envio de carta timbrada, normalmente em tom mais sóbrio e formal.
5. Teasers: 
O email tipo teaser é aquele que oferece somente uma parte da mensagem ao leitor. É feito para provocar a curiosidade dos usuários que o receberam e estimular esse usuário a clicar em seu site em busca de mais informações sobre o assunto. Este recurso pode ser usado com intuito comercial e institucional. É um tipo de email marketing que certamente aumentará o número de acessos em seu site, já que, por natureza, todo ser humano é curioso. O importante é preparar o seu site para receber um usuário que está à procura daquela informação do email. Evite que ele se frustre neste objetivo.
Ao optar por um tipo de email, o importante é ter em mente se o tipo escolhido atende aos seus objetivos de comunicação. Além disso, é preciso aproveitar essa diversidade e as possibilidades que a internet oferece. O ideal é que as empresas variem os tipos de emails enviados e não fiquem presas a uma só maneira de se comunicar com os usuários.
Esta é a melhor maneira de manter os usuários interessados em seus conteúdos: variando os tipos de mensagens, mantendo uma comunicação coerente, de qualidade e enviando somente para sua base optin. Pense no email marketing como uma vitrine para seu site. Se você passa sempre em frente a uma loja e vê que os produtos expostos na vitrine são sempre os mesmos, porque você entraria mais de uma vez nessa loja?
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Última modificação: 1 de julho de 2022
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