Escrito por 12:48 Estratégias

Como criar o layout de suas mensagens?

Existem vários fatores que precisam ser levados em consideração na hora de criar uma campanha que será enviada por email. Hoje falaremos das características específicas que o layout do email marketing precisa seguir para que não existam falhas nessa comunicação das empresas com seus clientes. A boa preparação desta comunicação é parte importante do processo de envio de email marketing.

Ao enviar email marketing, sua principal intenção é informar o cliente de suas novidades ou promoções não é mesmo? Para isso é preciso que as mensagens cheguem na caixa de entrada dos usuários prontas, e que no momento em que ele clicar, já saiba do que se trata. Sendo assim, os emails precisam estar de acordo com determinadas características técnicas que permitam que sua mensagem não seja barrada ou chegue truncada por não ter sido interpretada corretamente pelos provedores de email.
Existem elementos que precisam ser muito bem calculados e planejados na hora de programar visualmente suas mensagens. Os principais são:
1. Dimensões das imagens:
Grande parte dos servidores de emails oferecem aos usuários painéis de pré-visualização das imagens contidas nas mensagens, antes que elas sejam efetivamente abertas. Na maioria das vezes, é neste momento que o usuário toma a decisão de abrir ou não um email. Por isso, é preciso se preocupar em deixar suas imagens em dimensões que permitam que elas apareçam de maneira correta já nesta etapa. Para isso a largura máxima dessa imagem deve ser de 550 pixels, para que não apareça cortada. A altura não tem um tamanho exato definido, mas é preciso usar o bom censo para que ela não fique muito grande, de maneira que o usuário não precise usar a barra de rolamento repetidas vezes para ver todo o conteúdo. Se o usuário precisar se esforçar, ele pode desistir de ver sua mensagem.
2. Posição estratégica de links:
Além das imagens é importante se preocupar com o posicionamento dos links dentro da sua mensagem. Eles precisam estar em lugares de fácil acesso e visualização imediata, de maneira que o usuário não precise procurar. Uma dica é colocar links no corpo do texto para que eles chamem a atenção e despertem o interesse.
3. Facilidade no descadastro:
A facilidade de acesso vale tanto para os links que levarão o usuário à sua página, quanto para o link de opt-out, ou seja, para a opção do usuário deixar de receber suas campanhas. É sempre importante facilitar a vida dos usuários e respeitar sua vontade. Se ele não quer mais receber suas mensagens, não significa que ele vá ter trabalho na hora de se descadastrar, não é mesmo? Deixe os links de descadastro em lugares estratégicos, geralmente costumam aparecer na última linha da mensagem ou até logo no topo.
4. Código HTML:
Muitas vezes um código HTML mal escrito pode estragar todo seu plano de comunicação. Se por algum erro, até mesmo de digitação, uma informação é perdida, sua mensagem não será exibida corretamente, assim sua intenção de se comunicar com seus clientes não será alcançada. Para que não exista esse tipo de problema, recomendamos que seu código HTML seja o mais simples possível. Isso evita que o layout de sua mensagem sofra alterações por ter encontrado alguma plataforma incompatível.
Outro procedimento importante para conferir como seus clientes vão receber as mensagens, é fazer o teste da campanha antes do envio final. É o momento de testar em diversos provedores e versões de browsers (Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, Safari…
5. Texto:
Enviar emails apenas com imagens pode ser uma atitude arriscada. Além das imagens poderem ser bloqueadas por filtros de spam você corre o risco de ter em suas listas muitos usuários que usam provedores que bloqueiam as imagens. Por isso é importante que a sua mensagem principal venha em formato de texto, assim, mesmo que ocorra algum problema com a imagem, o usuário pelo menos terá acesso ao conteúdo da mensagem. Reforce isso usando a tag “alt” no html, em que você pode descrever em poucas palavras o que contém a imagem.
6. Simplicidade:
Evite colocar animações em seus emails. Além de deixar as mensagens pesadas, as animações podem acabar desviando a atenção dos usuários do foco da sua informação. Para atingir o maior número de pessoas, a dica é desenvolver layouts simples e objetivos.
A All In possui uma equipe com profissionais especializados no desenvolvimento deste tipo de planejamento. Se interessou pelos nossos serviços? Entre em contato com a gente pelo www.allinmail.com.br/faleconosco ou telo telefone 3627-3677.
*Créditos da imagem: www.sxc.hu by forwardcom

(Visited 50 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 3 de novembro de 2020
Fechar