Escrito por 15:21 E-mail Marketing

Avaliando os riscos: as boas práticas do email marketing na hora de inserir usuários em suas listas

A maneira de inserir usuários em sua lista de contatos é um passo extremamente importante. Neste momento as empresas precisam ser criteriosas e respeitar o desejo dos usuários. Para ter bons resultados e usuários satisfeitos, é preciso enviar mensagens somente para aqueles que de fato demonstraram interesse nos conteúdos que seu site tem a oferecer.

No post de hoje, estamos propondo que você analise a forma de optin que está usando em seu site para que possa avaliar o risco com que está trabalhando. Existem algumas regras que não podem ser quebradas se você pretende enviar suas mensagens de acordo com as boas práticas do email marketing, a mais importante delas é: nunca envie emails para usuários que não lhe deram permissão!

A maneira de inserir usuários em sua lista de contatos é um passo extremamente importante. Neste momento as empresas precisam ser criteriosas e respeitar o desejo dos usuários. Para ter bons resultados e usuários satisfeitos, é preciso enviar mensagens somente para aqueles que de fato demonstraram interesse nos conteúdos que seu site tem a oferecer. Comprar ou utilizar listas fornecidas por parceiros é uma atitude arriscada, que pode abalar a relação de confiança dos usuários com o seu site

 
Em ordem de confiabilidade, os procedimentos legais para inserir usuários em suas listas são:
1. Double Opt-in – Considerada a maneira mais segura de obter autorização dos usuários para o envio de email marketing. Com este sistema o processo de cadastro dos usuários em seu site é dividido em duas etapas. Na primeira, ao efetuar o cadastro em seu site, o usuário pode marcar a opção de receber seus emails. Feito isso passamos para a segunda etapa, que é quando esse usuário recebe uma mensagem de boas vindas do seu site contendo um link para a ativação do cadastro. Ao clicar neste link o usuário é redirecionado à sua página, para só então, confirmar e completar o processo de cadastro. Somente após essas etapas é que o endereço dele passa a fazer parte de suas listas. Este processo oferece dois níveis de segurança, pois evita que usuários sejam cadastrados por engano e, além disso, reforça a intenção do usuário pedir que ele mesmo clique no link de confirmação.
2. Opt-in simples – No momento em que o usuário está se cadastrando em seu site, ele pode marcar ou desmarcar a opção de receber suas mensagens via email. Quando esse tipo de optin é utilizado, é preciso que o site permita que os usuários permaneçam cadastrados no site, mas possam recusar o recebimento dos emails comerciais desse site. É importante que neste processo, seja enviado um e-mail de boas vindas, informando quando e onde o usuário se cadastrou e oferecendo o link de descadastro, caso o usuário tenha se arrependido de ter optado por receber e-mails.
3. Opt-in passivo – Este método até está dentro dos padrões exigidos, mas não é a maneira mais segura de inserir usuários em suas listas. No processo de optin passivo, os usuários não pedem efetivamente para receber suas mensagens, uma vez que essa opção já vem marcada automaticamente pelo próprio site no processo de cadastro. O que existe é a opção do usuário desmarcar essa opção de não quiser receber seus emails. Essa atitude pode ser arriscada, pois muitas vezes as pessoas nem percebem ou não se lembram que aceitaram receber suas mensagens, assim suas chances de receber reclamações aumentam. Neste processo também é recomendado enviar um e-mail de boas vindas, para informar o usuário quando e onde ele se cadastrou em seu site, sempre oferecendo o link de descadastro Para os casos de desistência.
4. E-mail de permissão – Entre todas as formas anteriormente apresentadas, esta é a menos indicada e de maior risco. O email de permissão é enviado aos usuários mesmo que eles não tenham efetuado qualquer tipo de contato com seu site. É como se a empresa enviasse um convite aos usuários, para que eles passem a fazer parte da sua rede de contatos. Esse email é considerado um convite aos usuários, mas pode ser considerada uma prática de Spam e tem um elevado nível de risco, porque mesmo sendo apenas um convite, que oferece a opção do usuário recusar, esse usuário recebeu uma mensagem sem ter solicitado previamente, o que pode gerar denúncias e abalar a credibilidade de seus domínios perante os usuários. A All In não recomenda que seja utilizado este tipo de recurso
5. Geração de lead – Uma forma extremamente arriscada de inserir endereços em sua base é utilizar o banco de dados de uma empresa parceira, pois você estará enviando mensagens para pessoas que não se cadastraram ou não conhecem o seu site. Nesta categoria o risco de denúncias de Spam é muito alto, porque ao receber sua mensagem o usuário não reconhece o domínio e classifica seu email como Spam. Pelo alto número de reclamações geradas por esse tipo de procedimento, a All In não recomenda o uso deste método de inserção. O ideal é criar a sua própria lista de contatos, assim, você tem a certeza de estar enviando mensagens para quem tem interesse em seus conteúdos.
Seja qual for a forma utilizada por sua empresa para inserir contatos em suas listas, para estarem de acordo com as boas práticas do email marketing, é de extrema importância que seu site possua um sistema de registro dos dados cadastrados pelos usuários.
De nada adianta implementar um complexo sistema de cadastro se não registrar os passos seguidos pelos usuários até concluir o cadastro, não é?! Armazenando as informações fornecidas pelos usuários você terá em mãos o respaldo legal exigido pelos organismos internacionais para se defender em caso de denúncia.
Com dados seguros de nome, email, data e hora de registro, IP e URL utilizados no momento do cadastro de um usuário em seu site, fica evidente que o usuário que efetuou a reclamação estava enganado ao abrir uma reclamação de Spam contra a sua empresa, assim você consegue provar que só estava enviando emails porque tinha a devida autorização para isso.
Para uma avaliação detalhada dos melhores procedimentos a serem utilizados de acordo com o perfil de sua empresa e de seu público alvo, entre em contato com a gente. A All In oferece serviços de consultoria que o ajudarão a obter sucesso em suas campanhas sem correr riscos desnecessários. Entre em contato através de nosso site pelo www.allinmail.com.br/faleconosco ou ligue para 32673677 e conheça nossos serviços!
*Créditos da imagem – www.sxc.hu by mzacha

(Visited 259 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 3 de novembro de 2020
Fechar