Escrito por 11:37 E-mail Marketing

Confirmando o cadastro dos usuários em suas listas

O Double Opt-in é o processo mais seguro de confirmação de cadastro de usuários em um site. Com esse método, além de conseguir verificar a autenticidade do endereço cadastrado, você exige do usuário que ele confirme ativamente a vontade de receber suas mensagens.

Partindo do princípio que você respeita todas as regras antispam e envia mensagens somente para usuários cadastrados, ou seja, pessoas que de fato aceitaram receber seus emails, agora é preciso tomar uma atitude muito importante, que garante respaldo legal às mensagens que envia: a implantação Double Opt-in em seu sistema de cadastro. Mas afinal, o que é isso?
Double Opt-in é o processo mais seguro de confirmação de cadastro de usuários em um site. Com esse método, além de conseguir verificar a autenticidade do endereço cadastrado, você exige do usuário que ele confirme ativamente a vontade de receber suas mensagens.
Funciona da seguinte maneira: ao realizar o cadastro em um site o usuário irá preencher as informações necessárias, incluindo o endereço de email. O diferencial do Double Opt-in é que para concluir esse cadastro a pessoa recebe uma mensagem avisando que ela está se cadastrando em um determinado site e que precisa concluir esse cadastro. Nesse email existe um link de confirmação e ao clicar neste link o usuário é redirecionado para a área de cadastro do site. Somente depois desse processo é que o cadastro é concluído e o endereço deste usuário passa a integrar suas listas de contatos.
No momento em que o usuário volta ao site, você pode oferecer opções para que ele mesmo escolha as características das mensagens que passará a receber, tais como, periodicidade, prioridade de assuntos, ou seja, você pode oferecer a oportunidade do usuário personalizar o recebimento das mensagens, tudo de acordo com suas preferências.
Modelo de Double Opt-in:

Durante o processo de cadastro além dos dados pessoais é preciso registrar e armazenar os dados deste link de ativação presente na mensagem.  Por isso, cada mensagem enviada precisa conter um link exclusivo. Além disso, é preciso armazenar a URL, data, hora e IP do momento em que o usuário clicou neste link e foi inserido em sua base de contatos.
Caso você não use o sistema de Double Opt-in, uma outra alternativa é o Notified Opt-in, que nada mais é do que uma mensagem de confirmação de cadastro com o objetivo de avisar os usuários que a partir do cadastro realizado, eles passarão a receber as mensagens solicitadas.
O email de notificação não é tão seguro quanto o Double Opt-in, mas é uma prática utilizada principalmente por sites que oferecem a opção de cadastro rápido, já que por esse sistema, o usuário não precisa registrar muitas informações para concluir seu cadastro. Na maioria das vezes, apenas a inserção do endereço de email já é suficiente. Nesses casos, enviar o email de notificação pode ser uma maneira de estreitar o relacionamento com seus clientes. A partir dele, você demonstra seriedade e respeito com sua base opt-in.
Um bom email de confirmação precisa conter as seguintes informações: nome do usuário, nome do seu site, data de cadastro, e principalmente, um link de opt-out, onde você oferece aos usuários a oportunidade de desistir do recebimento de suas mensagens. Mesmo se um usuário opta por receber suas mensagens, ele precisa ter também a opção de se descadastrar da sua base de emails.
Modelo de email de confirmação:
Você nunca enviou nenhum tipo de email de confirmação? Não perca mais tempo! Antes de promover alterações no sistema, selecione toda a base de contatos e envie uma mensagem de notificação aos usuários que já estavam cadastrados explicando o motivo pelo qual eles recebem suas mensagens. É preciso informar a freqüência do envio e perguntar se eles desejam permanecer em suas listas. Nunca se esquecendo de deixar bem claro que o usuário tem a opção de se descadastrar e deixar de receber suas campanhas a qualquer momento.
Além do envio, você também precisa fazer o armazenamento dessas mensagens. No futuro, em caso de denúncias de Spam, elas poderão servir como prova de que você respeita as boas práticas do email marketing e só envia seus conteúdos para opt-in!
Por Bárbara Gengo

(Visited 287 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 3 de novembro de 2020
Fechar