Escrito por 16:46 E-mail Marketing

Campanhas Transacionais: Saiba como potencializar seus envios

Quem nunca recebeu um e-mail de confirmação do pedido depois de efetuar uma compra no e-commerce? Esse tipo de mensagem, chamada de transacional, é muito utilizada por lojas virtuais que desejam comunicar aprovação de pagamento, envio do item, dentre outras opções para o cliente. Você sabia que esse tipo de recurso pode servir para outro tipo de comunicações e empresas, além de e-commerce?

 

Os chamados envios transacionais, são ativados quando o cliente realiza qualquer ação no site que requer o envio de alguma mensagem. Ou seja, eles funcionam como uma “auto resposta” a algumas solicitações ou transações (sejam financeiras ou não).

 

É por isso que, além das transações de compra, existem outros tipos de ações de marketing que podem ser feitas através das campanhas transacionais. Uma boa dica é criar réguas de relacionamento para Boas Vindas, ou seja, uma régua que envie mensagens automáticas quando um cliente se cadastra no seu site para receber novidades ou descontos, por exemplo. Réguas de E-books, Whitepapers ou Webinars são outras sugestões que podem ser colocadas em prática. Dessa forma, toda a vez que um cliente solicitar o download ou link de algum material, você pode ativá-lo na régua e enviar outras comunicações correlacionadas nos próximos dias.

 

Para aumentar ainda mais a conversão, não se esqueça de combinar múltiplos canais como e-mail, SMS, Push e redes sociais. Afinal, o consumidor de hoje está mais diversificado e se comunica por diferentes meios a depender do conteúdo da mensagem.  A melhor forma de realizar essa combinação é usando o Wokflow Transacional da All iN.

 

Além de poder automatizar suas réguas para diferentes ações no seu site institucional ou e-commerce, o workflow ainda permite que você envie comunicações diferentes a partir do perfil da sua base. Ou seja, em uma regra de novo cadastro, é possível enviar um html para homens de São Paulo e outro para mulheres do Rio de Janeiro, por exemplo.

 

Outra funcionalidade que pode ajudar você a enviar mensagens personalizadas é o filtro por clique. Com ela, você pode enviar um sms para quem clicou no seu banner principal, um outro e-mail para quem optou por clicar em um botão de compra de um produto e ainda, um push para clientes que realizaram um clique em um terceiro link.

 

O que muitas empresas esquecem é que justamente por ser um envio “esperado” pelo cliente, as campanhas transacionais são excelentes para fazer sua empresa vender mais. Afinal, a taxa de abertura desse tipo de e-mail é consideravelmente maior que o tradicional e-mail marketing e por isso, ele é uma excelente porta de entrada para inserir banners promocionais e para tentar realizar cross-sell de produtos, por exemplo.

 

Quer saber mais sobre nosso workflow transacional? Acesse nossa página e confira todas as funcionalidades disponíveis nesse recurso. > https://allin.com.br/

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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