Uma mulher com cara de dúvida sobre o que é business intelligence e analytics.

Escrito por 09:00 Estratégias, Marketing Digital • One Comment

O que é Business Intelligence e Analytics?

Estamos na era dos dados! Há alguns anos, o CEO da Mastercard disse que “os dados são o novo petróleo” e, a cada dia, essa frase tem mais sentido.

Os dados são responsáveis por planejamentos, antecipação de riscos, mudanças de rotas, comunicações mais assertivas, estratégias mais efetivas, transformações e toda a jornada de compra que acontece no mundo digital.

Saber coletar, armazenar, estudar e interpretar essa grande quantidade de informações tornou-se fundamental para quem quer acompanhar o comportamento do consumidor e suas constantes mudanças, principalmente, quando falamos de vendas online.

Para acompanhar essa constante transformação digital, é preciso entender os conceitos de business intelligence e analytics. Vamos juntos nessa!

O que é business intelligence?

Computador com algumas ferramentas de Business Intelligence e Analytics, como gráficos, pastas e assistente interativo.

Os termos chaves para Business Intelligence e Analytics são captar, organizar e analisar dados de leads.

O business intelligence (BI) tem ganhado cada vez mais espaço nas agências e setores de marketing das empresas, pois auxilia e embasa os profissionais na parte estratégica do uso das informações. 

O conceito visa coletar e analisar o conjunto de dados dos leads para compreender a performance da área e, assim, planejar as próximas ações de forma mais assertiva.

No geral, os softwares de business intelligence realizam importações, limpezas e análises dos bancos de dados disponíveis. Cada plataforma oferece funcionalidades diferentes, as mais comuns são:

  • Painéis personalizados que ajudam a prever vendas e lucros e visualizar estoque em relação às vendas, por exemplo;
  • Visualização e análise de desempenho dos dados que permitem visualizar os resultados das suas campanhas;
  • Recursos para a mineração de dados e análise da qualidade dos dados que contribuem para automatizar relatórios.

Com o business intelligence, você consegue fazer previsões, antecipar riscos, mudar rotas, analisar benchmarkings, preparar estratégias com análise de dados  que funcionem para a captação e nutrição de seus clientes.

O que é business analytics?

Homem, especialista na área de marketing, explicando com uma vara de apontar em um quadro negro os dados do O que é Business Intelligence e Analytics.

Business Intelligence e Analytics podem alavancar a estratégia de marketing digital da sua empresa.

Mas se business intelligence é tudo isso, o que é o business analytics?

O business analytics (BA) trabalha como um complemento do BI. Por vezes, os dados gerados pelo business intelligence são complexos e difíceis de serem analisados, assim, o business analytics ajuda a decodificar essas informações, facilitando a análise dos dados.

Apesar de também utilizar tecnologia e estatística como premissa de atuação, o BA permite uma investigação mais profunda das informações, complementando as funcionalidades de BI e ajudando na tomada de decisão, fazendo análises mais precisas e profundas e contribuindo com uma análise específica de cada etapa da sua jornada de compra.

Quer compreender como a análise de dados pode te ajudar na prática, confira o case:

As principais diferenças entre business intelligence e analytics

Como vimos nas definições de business intelligence e analytics, as estratégias são complementares e possuem diferenças. Confira agora a aplicabilidade de cada uma:

Business Intelligence

Ajuda a analisar os dados brutos e produzir relatórios. É mais reativo e foca em dados passados e atuais com o intuito de:

  • Identificar problemas;
  • Ajudar na tomada de decisões;
  • Analisar e interpretar o desempenho de campanhas anteriores.

Através de:

  • Relatórios com as métricas e KPIs definidos;
  • Automação de monitoramento;
  • Perguntas e consultas;
  • Processo analítica online;
  • Gestão de desempenho.

Business Analytics

Uma mulher e um homem conversando sobre as vantagens financeiras do Business Intelligence e Analytics.

Lembre-se: Business Intelligence e Analytics são estratégias complementares.

Contribui com análises mais profundas e coerentes com a realidade da jornada do consumidor. É considerado mais proativo e focado no futuro, com o objetivo de:

  • Prever tendências;
  • Contribuir para o entendimento dos dados a fim de otimizar resultados futuros;
  • Descobrir padrões que podem ser otimizados.

Através de:

  • Coleta de dados, multimídia e textos;
  • Modelos descritivos;
  • Análises estatísticas e quantitativas;
  • Simulações e otimizações.

Assim, Business Intelligence e Analytics são estratégias complementares e possuem diferenças que podem ser exploradas para obter os melhores resultados para o negócio. 

Enquanto o BI foca no passado e presente, analisando o que aconteceu e o que está se passando no momento, o BA trabalha para fazer previsões assertivas para o futuro, pensando no que acontecerá com as informações que você tem hoje.

Business intelligence e analytics no e-commerce

Entendendo o conceito e função de cada uma das estratégias, é visível a necessidade de integrá-las nos negócios, principalmente quando falamos de e-commerce.

Os business intelligence e analytics ajudam na tomada de decisões, na compreensão das informações recebidas e dos dados gerados, na integração e estruturação das informações, permite também a personalização e o monitoramento constante das suas ações e campanhas e, consequentemente com atitudes mais estratégicas e assertivas, as possibilidades de aumentar suas conversões também são maiores.

As estratégias são fundamentais para quem quer entender os passos que deu e planejar os próximos com assertividade e olhar analítico, por isso, conheça, faça testes, crie uma área dedicada com profissionais capacitados e surpreenda-se com o poder dos dados! 

Além disso, você também pode explorar os conceitos de data driven, big data para planejar seus próximos passos com o embasamento integrado e estruturado dos dados! 

E aí, o seu negócio está pronto para entrar na era dos dados e crescer de forma consistente e estratégica? Nós podemos ajudar nesse momento de adaptação às transformações digitais. Clique no banner e fale com a gente para descobrir quais as melhores formas de fazer a sua empresa crescer com marketing digital.

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Tags: Última modificação: 4 de julho de 2022
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