Escrito por 09:00 Estratégias, Marketing Digital

Branding persona: tudo sobre como fazer uma persona

Mulher gesticulando como se estivesse colocando alguém em uma moldura, representando a criação da branding persona.

Para trabalhar com marketing digital, é imprescindível conhecer o seu público. Mas com as constantes transformações, atualizações e aperfeiçoamentos que as estratégias têm sofrido, é preciso ir além daquele velho público-alvo que conhecemos: idade, localização e sexo. 

Foi pensando nessa constante mudança no comportamento do consumidor, que criou-se o conceito de branding persona, um estudo mais completo e assertivo do público que você precisa conversar. Mas como fazer uma persona e por que investir nesse modelo? Vem com a gente e confira!

Por que investir em branding persona? 

Muito provavelmente você já conhece alguns motivos para investir na estratégia, mas conhecimento nunca é demais, né? A branding persona é capaz de personificar a sua marca, tornando-se mais tangível, próxima e humanizada para o público. 

O exemplo é clichê, mas você já viu quantos comentários a Lu do Magalu recebe? Comentários sobre a sua aparência, personalidade e até gente pedindo pra ser amiga dela… Não à toa, a loja está entre as maiores 25 varejistas do mundo e não só por suas habilidades no varejo e logística, mas também por causa da robusta estratégia de marketing e no impecável trabalho de branding persona.

Segundo um levantamento da Social Miner, 49% dos consumidores prezam pela boa reputação da marca e 46% levam em consideração a facilidade e agilidade no atendimento, características que estão intrinsecamente ligadas a branding persona. 

Todos esses pontos quando bem trabalhados em uma estratégia sólida de branding persona, ajudam a credibilizar a marca, aumentar a fidelização além de, é claro, aumentar as conversões. E aí, você está esperando o que para começar a estruturar a sua estratégia?

Como estruturar o branding persona em 3 passos?

Homem mexendo em seu notebook remetendo a elaboração da branding persona a partir da coleta de dados e análises.

Aprenda com a gente 3 passos essenciais para estruturar a sua estratégia de branding persona!

Se o que você precisava para colocar em prática a sua estratégia de branding persona eram dicas, então chegou o seu momento. Apresentamos agora os 3 passos fundamentais para estruturar a estratégia:

  1. Coleta de dados: os dados são fundamentais em toda estratégia e, claro que para a sua estratégia de branding persona não seria diferente. Através das informações disponibilizadas pelos usuários, você consegue traçar perfis únicos com tudo que precisa saber sobre os seus clientes. Esses dados ajudam a entender melhor com quem a sua marca está falando e traçar paralelos de acordo com os perfis que você está atingindo.
  2. Criação do storytelling: como você está contando sua história? O storytelling é uma das estratégias mais fundamentais para entender como se comunicar com a sua persona. Entender a narrativa, o tom de voz e como se comunicar com o público que você quer atingir é parte fundamental do processo e permite que a sua comunicação seja mais assertiva. Lembre-se, o consumidor quer marcas humanizadas, que ouçam atentamente e demonstrem empatia pelas suas considerações, deixando de lado o conceito de “número” e mostrando que cada pessoa é importante para a construção da história da empresa.
  3. Uso estratégico de cada persona: nós sabemos que cada persona está em um momento do funil,, por isso, é importante saber usá-las estrategicamente e, principalmente, entender que a jornada de consumo não é linear e igual para todos. Cada persona tem preferência por um canal, por um tipo de comunicação, formato, identidade visual e até narrativa. 

Além do que, cada pessoa  pode estar em um momento diferente, com dores, necessidades e desejos variados, então é preciso observá-las e mapeá-las minuciosamente para entender qual a melhor estratégia em cada fase da sua jornada de compra.

Qual o propósito da comunicação do branding persona?

Homem refletindo sobre o que é branding persona

Ainda não sabe muito bem quem é você no mundo das marcas e como criar sua branding persona pode ajudar? Relaxa que a gente pode ajudar nessas reflexões!

Quem é a sua marca? Quais os diferenciais ela mostra ao mundo? Como os usuários encaram a sua presença nas redes sociais? Essas questões também passam pela sua estratégia de branding persona, afinal, é nesse momento que você colocará o usuário no centro da estratégia e pensará em diversos outros conceitos que permeiam e atinjam esse usuário.

Aqui nós vamos trabalhar com 3 propósitos que precisam estar muito claros na sua estratégia: 

1 – Singularidade

A sua marca é sua marca, não existe outra igual ela! Por mais que você venda produtos e/ou serviços que outras marcas vendem, é preciso mostrar que a sua empresa é singular, que em lugar nenhum o usuário vai encontrar produto, qualidade, preço e atendimento como o seu. Mais que isso: a experiência que você proporciona tem que ser singular! Esse é um diferencial que vale ouro para o consumidor moderno.

2 – Relevância

Novamente, por que escolher a sua marca? É preciso trabalhar na relevância da empresa, com uma boa estratégia de branding, com experiências ímpares e sempre com o consumidor no centro da estratégia. Como você agrega valor e relevância para o seu negócio? Lembre-se: valor não quer dizer preço, o conceito é muito mais profundo e relevante para os usuários que buscam empresas com propósitos.

3 – Legitimidade

Outro atributo fundamental para enriquecer o propósito da sua marca. Ser legítimo mostra aos usuários que você é transparente, que preza pelas relações e que realmente considera os consumidores a alma do seu negócio. Ninguém quer mais ser tratado como apenas um número, é preciso mostrar verdadeira empatia para conquistar o usuário não só para a venda, mas para um relacionamento duradouro e leal com a sua marca.

Onde a sua marca deseja chegar?

Mulher saindo da tela do notebook junto com ícones de rede social, remetendo a coleta de dados e criação de branding persona

A partir da criação da sua branding persona estratégica todas as outras possíveis estratégias ficam mais claras e aplicáveis, então não perca tempo!

Você sabe responder a pergunta deste tópico? Calma! Você não precisa respondê-la exatamente agora, mas precisa saber quais são suas aspirações, metas e objetivos.

Durante o seu planejamento de marketing digital, é importante analisar o mercado como um todo: quem são os seus concorrentes? Quais são os seus diferenciais? O que os outros players estão fazendo que pode ser melhorado ou que não tem funcionado? Claro que essas perguntas são difíceis de serem respondidas sem dados, mas você pode observar o sentimento e o posicionamento do público, perante outras empresas.

Por isso, novamente, reforçamos a importância de uma branding persona estratégica, é através dela que todas as outras estratégias se desdobram. Você só conseguirá entender o mercado, a percepção do público, diferenciais e como pode se destacar no seu nicho, observando como o público se comporta.

Com o seu planejamento macro de marketing digital e de branding persona construídos, você poderá entender quais  são suas oportunidades de garantir cada vez mais retorno.

A All iN e a Social Miner te ajudam a chegar lá! 

Mas e agora? Como responder a todas essas perguntas? People marketing é a resposta! Entenda o contexto que os usuários se encontram e qual a linguagem ideal para incentivá-los a continuar avançando na jornada de compra.

Crie a sua branding persona com base em dados e com a ajuda de poderosas ferramentas de inteligência estratégica e soluções digitais, e tenha tudo para tornar a sua comunicação mais efetiva e assertiva. Quer conhecer melhor o People Marketing? Veja nosso vídeo:

E agora, você está pronto para investir na sua estratégia de branding persona e aperfeiçoar sua jornada de compra? Clique no banner e conte com a gente para alavancar sua marca.

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Tags:, Última modificação: 23 de novembro de 2021
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