Escrito por 09:00 Estratégias

Brand persona: tudo sobre como fazer uma persona

Para trabalhar com marketing digital, é imprescindível conhecer o seu público. Mas com as constantes transformações, atualizações e aperfeiçoamentos que as estratégias têm sofrido, é preciso ir além daquele velho público-alvo que conhecemos: idade, localização e sexo. 

Foi pensando nessa constante mudança no comportamento do consumidor, que criou-se o conceito de brand persona, um estudo mais completo e assertivo do público que você precisa conversar. Mas como fazer uma persona e por que investir nesse modelo? Vem com a gente e confira!

Por que investir em brand persona? 

Muito provavelmente você já conhece alguns motivos para investir na estratégia, mas conhecimento nunca é demais, né? A brand persona é capaz de personificar a sua marca, tornando-se mais tangível, próxima e humanizada para o público. 

O exemplo é clichê, mas você já viu quantos comentários a Lu do Magalu recebe? Comentários sobre a sua aparência, personalidade e até gente pedindo pra ser amiga dela… Não à toa, a loja está entre as maiores 25 varejistas do mundo e não só por suas habilidades no varejo e logística, mas também por causa da robusta estratégia de marketing e no impecável trabalho de brand persona.

Segundo um levantamento da All in, 49% dos consumidores prezam pela boa reputação da marca e 46% levam em consideração a facilidade e agilidade no atendimento, características que estão intrinsecamente ligadas à brand persona. 

Todos esses pontos quando bem trabalhados em uma estratégia sólida de brand persona, ajudam a credibilizar a marca, aumentar a fidelização além de, é claro, aumentar as conversões. E aí, você está esperando o que para começar a estruturar a sua estratégia?

Como estruturar o brand persona em 3 passos?

Ilustração de uma pessoa segurando um notebook, com uma tela atrás com engrenagens demonstrando a construção de brand personas

Aprenda com a gente 3 passos essenciais para estruturar a sua estratégia de brand persona!

Se o que você precisava para colocar em prática a sua estratégia de brand persona eram dicas, então chegou o seu momento. Apresentamos agora os 3 passos fundamentais para estruturar a estratégia:

1. Coleta de dados

Os dados são fundamentais em toda estratégia e claro que para a sua não seria diferente. Através das informações disponibilizadas pelos usuários, você consegue traçar perfis únicos com tudo que precisa saber sobre os seus clientes.

Esses dados ajudam a entender melhor com quem a sua marca está falando e traçar paralelos de acordo com os perfis que você está atingindo.

2. Criação do storytelling

Como você está contando sua história? O storytelling é uma das estratégias mais fundamentais para entender como se comunicar com a sua persona.

Entender a narrativa, o tom de voz e como se comunicar com o público que você quer atingir é parte fundamental do processo e permite que a sua comunicação seja mais assertiva.

Lembre-se, o consumidor quer marcas humanizadas, que ouçam atentamente e demonstrem empatia pelas suas considerações, deixando de lado o conceito de “número” e mostrando que cada pessoa é importante para a construção da história da empresa.

3. Uso estratégico de cada persona

Nós sabemos que cada persona está em um momento do funil, por isso, é importante saber usá-las estrategicamente e entender que a jornada de consumo não é linear e igual para todos.

Cada persona tem preferência por um canal, por um tipo de comunicação, formato, identidade visual e até narrativa. 

 

Além do que, os momentos do público podem ser diferentes, com dores, necessidades e desejos variados, então é preciso observar com indvidualidade e mapear minuciosamente para entender qual a melhor estratégia em cada fase da  jornada de compra.

Qual o propósito da comunicação do brand persona?

Ilustração de um rapaz sentado, com o braço apoiado na mesa e segurando o rosto, pensando.

Ainda não sabe muito bem quem é você no mundo das marcas e como criar sua brand persona pode ajudar? Relaxa que a gente pode ajudar nessas reflexões!

Quem é a sua marca? Quais os diferenciais ela mostra ao mundo? Como os usuários encaram a sua presença nas redes sociais? Essas questões também passam pela sua estratégia de brand persona. 

Afinal, é nesse momento que você colocará o usuário no centro da estratégia e pensará em diversos outros conceitos que permeiam e atingem esse usuário.

Aqui nós vamos trabalhar com 3 propósitos que precisam estar muito claros na sua estratégia: 

1 – Singularidade

A sua marca é única, não existe outra igual ela! Por mais que você venda produtos e/ou serviços que outras marcas vendem, é preciso mostrar que a sua empresa é singular, que em lugar nenhum o usuário vai encontrar produto, qualidade, preço e atendimento como o seu. 

Mais que isso: a experiência que você proporciona tem que ser singular! Esse é um diferencial que vale ouro para o consumidor moderno.

2 – Relevância

Novamente, por que escolher a sua marca? É preciso trabalhar na relevância da empresa, com uma boa estratégia de branding, com experiências ímpares e sempre com o consumidor no centro da estratégia. 

Como você agrega valor e relevância para o seu negócio? Lembre-se: valor não quer dizer preço, o conceito é muito mais profundo e relevante para os usuários que buscam empresas com propósitos.

3 – Legitimidade

Outro atributo fundamental para enriquecer o propósito da sua marca. Ser legítimo mostra aos usuários que você é transparente, que preza pelas relações e que realmente considera os consumidores a alma do seu negócio. 

Ninguém quer mais ser tratado como apenas um número, é preciso mostrar verdadeira empatia para conquistar o usuário não só para a venda, mas para um relacionamento duradouro e leal com a sua marca.

Onde a sua marca deseja chegar?

Ilustração de uma mulher, dentro de um notebook, cercada por símbolos de redes sociais e estrelas de classificação

A partir da criação da sua brand persona estratégica todas as outras possíveis estratégias ficam mais claras e aplicáveis, então não perca tempo!

Você sabe responder a pergunta deste tópico? Calma! Você não precisa respondê-la exatamente agora, mas precisa saber quais são suas aspirações, metas e objetivos.

Durante o seu planejamento de marketing digital, é importante analisar o mercado como um todo: quem são os seus concorrentes? Quais são os seus diferenciais? O que os outros players estão fazendo que pode ser melhorado ou que não tem funcionado? 

Claro que essas perguntas são difíceis de serem respondidas sem dados, mas você pode observar o sentimento e o posicionamento do público, perante outras empresas.

Por isso, novamente, reforçamos a importância de uma brand persona estratégica, é através dela que todas as outras estratégias se desdobram. Você só conseguirá entender o mercado, a percepção do público, diferenciais e como pode se destacar no seu nicho, observando como o público se comporta.

Com o seu planejamento macro de marketing digital e de brand persona construídos, você poderá entender quais  são suas oportunidades de garantir cada vez mais retorno.

A All in te ajuda a chegar lá!

Mas e agora? Como responder a todas essas perguntas? People marketing é a resposta! Entenda o contexto que os usuários se encontram e qual a linguagem ideal para incentivá-los a continuar avançando na jornada de compra.

Crie a sua brand persona com base em dados e com a ajuda de poderosas ferramentas de inteligência estratégica e soluções digitais, e tenha tudo para tornar a sua comunicação mais efetiva e assertiva. 

E agora, você está pronto para investir na sua estratégia de brand persona e aperfeiçoar sua jornada de compra? Clique no banner e conte com a gente para alavancar sua marca.

Clique aqui para conhecer mais sobre as nossas soluções para melhorar a sua estratégia de marca.

(Visited 634 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Tags:, Última modificação: 1 de novembro de 2022
Fechar